Coordenadores tomam posse na graduação e pós-graduação

O coordenador de curso é um gestor pedagógico que tem uma inserção muito importante na missão educativa. Ao ressaltar a importância deste papel, a PUC Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 24, solenidade de posse dos coordenadores que estarão à frente dos cursos da graduação e pós-graduação nos próximos quatro anos, cuja vigência de mandato segue até junho de 2025. Na cerimônia, alguns docentes foram reconduzidos ao cargo e outros assumem a responsabilidade pela primeira vez. Independente das reconduções e gestões inéditas, todos trazem uma trajetória notável de compromisso com a instituição e com a qualidade do processo educativo.

Ao citar a Lei. Nº 10.861 (2014), que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, enfatizou as novas exigências impostas ao ensino superior, atribuições que evidenciam ainda mais a importância do coordenador de curso.  

Baseando-se em estudos de diversos autores, ela  ressaltou o papel desta liderança nas esferas política, gerencial, acadêmica e institucional, citando, também, algumas relevantes atribuições, entre elas, o conhecimento dos dispositivos legais e científicos do curso, a capacidade de gerenciar crises e de perceber, com clareza, as necessidades pedagógicas e demandas dos estudantes, auxiliando-os em suas dificuldades. Ela, ainda, fez um convite para que os coordenadores sejam protagonistas do engrandecimento institucional e se mantenham atualizados em relação às demandas pedagógicas, com olhar de inovação e espírito de liderança.

No âmbito da graduação, foram empossados gestores dos cursos de Enfermagem, Gastronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, vinculados à Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS); Física e Matemática, pertencentes à Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC); Engenharias Elétrica, de Produção e Controle e Automação, da Escola de Engenharia (EENG) e Pedagogia, da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Saiba quem são os professores empossados na lista abaixo.

ECISS

  • Vanusa Claudete Usier Leite – Enfermagem
  • Cristiane Sousa Gomes da Fonseca – Gastronomia
  • Larissa Mariana Veloso de Oliveira – Fisioterapia
  • Silvia Maria Ramos – Fonoaudiologia
  • Thaísa Borges Rocha- Nutrição
  • Lila Maria Spadoni Lemes- Psicologia

ECEC

  • Anderson Costa da Silva- Física
  • Rosimara Fachin Pelá- Matemática

EENG

  • Wanderson Rainer Hilário de Araújo – Engenharia de Controle e Automação
  • Felipe de Sousa Nobre – Engenharia Elétrica
  • Rodrigo Martinez Castro – Engenharia de Produção

EFPH

  • Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Pós-Graduação

Já na pós-graduação, a novidade são as mudanças de gestão no Mestrado em Atenção à Saúde e na Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações). Assumem o Mestrado, as professoras Vanessa da Silva Carvalho Vila e Marina Aleixo Diniz Rezende na coordenação e vice coordenação, respectivamente. O professor Frank Castro, que estava na coordenação do Laboratório Clínico, é o novo gestor das especializações.

Eles foram cumprimentados pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que ressaltou a importância dos cursos de pós-graduação para a sociedade e sua missão de qualificar profissionais para as demandas da educação e  do mundo trabalho. Ela agradeceu o trabalho desempenhado pelos gestores anteriores e enalteceu a trajetória e o compromisso dos coordenadores novatos, que assumem novas metas e desafios.

Presidente da solenidade, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, enfatizou a natureza católica e comunitária da universidade, chamando atenção dos gestores para o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, no ano passado.

Por meio dele, o pontífice faz um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. De acordo com este pensamento, a reitora destacou que o estudante é a razão de ser da universidade e que a missão educativa tem sua centralidade no próprio acadêmico. “É preciso ouvir os jovens, colocar-se à escuta das suas dúvidas, angústias e ajudá-los a descobrir projetos profissionais e de vida”, refletiu. Ela fez um convite para que os docentes também abracem o pacto no âmbito institucional e também enfatizou sua responsabilidade e autoridade, pontuando sua missão de construir pontes com o colegiado e estudantes, a partir da escuta e diálogo.

De estudantes a gestores acadêmicos

Entre os professores que assumem cargos de liderança, alguns começaram a trajetória na universidade como acadêmicos. O professor Wanderson Rainer é egresso da primeira turma do curso de Engenharia Elétrica da universidade e no mercado de trabalho tem uma trajetória na indústria e concessionárias de energia. Como docente, ele ingressou na universidade como professor convidado para assumir algumas disciplinas na Engenharia e, logo depois, foi efetivado como professor horista. Ele é mestre e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás e também já esteve na gestão dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da PUC entre os anos de 2012 e 2014.

Com essa trajetória, ele tem como norte duas principais metas de gestão, que é potencializar a nota dos estudantes no ENADE e implementar as novas normas definidas pelas diretrizes curriculares do MEC, implantadas em 2019. Segundo o docente, as readequações já foram iniciadas não apenas na Automação, como também em todas as engenharias.

O professor Frank Castro também é filho da instituição. Egresso do curso de Biomedicina, ele retornou à universidade como professor visitante no ano 2000 e em 2004 foi efetivado por concurso, dedicando-se totalmente à carreira docente.

De estudante a gestor, lá se vai uma história de quase 21 anos de vínculo com a PUC. Por aqui, ele já assumiu a função de coordenador de estágio dos cursos de Medicina e Biomedicina e, também, liderou o Laboratório Clínico. Também atua na linha de frente contra o coronavírus, coordenando as testagens e a vacinação na Área 1.

Ele assume a gestão lato sensu com o compromisso de ampliar a oferta de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para a EAD, facilitando o acesso dos estudantes à plataforma. No momento, a equipe prepara o portfólio de cursos, cuja previsão para lançamento é em outubro deste ano.

“Queremos distribuir uma grande qualidade de cursos com a qualidade da PUC, garantindo um curso de excelência. Estou em uma parte de gestão um pouco diferente da área da Saúde, mas com o mesmo espírito de vestir a camisa e fazer o melhor para nossa instituição”, ressaltou. Ele é mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC e doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG.