Congresso Internacional Brasil Santa Sé é fechado com êxito

O Congresso Internacional Brasil Santa Sé reuniu mais de 350 pessoas de todo o Brasil e palestrantes de outros países, entre autoridades eclesiásticas, profissionais da área jurídica e contabilidade, entidades eclesiásticas e filantrópicas para o discutir o tema Fundamentações das políticas públicas em ambiente religioso. Realizado pela primeira vez no Centro-Oeste brasileiro, o evento realizado pela PUC Goiás, Arquidiocese de Goiânia e Associação Dom Antônio de Oliveira, mobilizou as instituições envolvidas desde a última terça-feira, 3, e foi fechado com êxito no início da tarde desta quinta-feira, 5, no auditório da Área 4 da universidade.

Um dos destaques da programação de encerramento foi a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d´Aniello, que presidiu celebração eucarística no início da manhã, além de prestigiar a programação e ressaltar a relevância do Acordo Brasil Santa Sé: “essas iniciativas são importantes para que todo mundo conheça o acordo sempre mais e esperamos que seja implementado o quanto antes. Celebramos, também, uma relação de amizade e colaboração, que ficou concretizada no gesto importante de uma atividade e participação da Igreja no Brasil”, declarou.

A universidade também acolheu, na ocasião do encerramento, o juiz federal do TRF 1ª Região, Leonardo Buissa Freitas, que ministrou conferência no turno matutino sobre a imunidade e a isenção tributária das pessoas jurídicas eclesiásticas e, fechando a programação, o diretor do Instituto Axis, Márcio Moreira e o auditor contábil, Valdir Mendonça Teles, participaram de mesa-redonda sobre a contabilidade dos entes eclesiásticos.

O reitor Wolmir Amado, ao fazer um balanço do evento, destacou suas implicações e consequências para a realidade local e nacional, em função da abordagem acadêmica, científica e teológica dos estudos e discussões. “Esse congresso recolheu os mais estudiosos sobre este assunto na América Latina. É claro que, depois de três dias e meio de estudos e debates, podemos dizer que foi na área, neste segmento, o melhor congresso até então realizado no Brasil e desejamos que os seguintes sejam ainda melhores”, avaliou.

O diretor do Mestrado em Direito Canônico, extensão Goiânia, padre Cristiano Faria, destacou o espaço informativo do evento: “temos uma lei com plena capacidade jurídica dentro de um Estado Democrático para ajudar, em primeiro lugar, a igreja católica para melhor exercer seu papel de evangelização”, pontuou. Segundo o padre, o Congresso também foi realizado com o intuito de dar o primeiro passo no Centro-Oeste, para ampliar o estudo jurídico de legislações paras as igrejas, fato que representa uma conquista importante para o exercício da liberdade religiosa.

“Pela primeira vez, nós reunimos aqui peritos de diversas áreas para pensar as religiões como um espaço democrático. São pessoas da democracia que querem ter uma religião e esses indivíduos agora querem ter segurança jurídica, com leis que favoreçam a expressão religiosa”, refletiu. Vale destacar que o Acordo Brasil Santa Sé, que completou 10 anos em novembro de 2018, é a primeira iniciativa depois da redemocratização do país em que igreja católica consegue um espaço de diálogo legal junto ao Estado.

Fotos: Wagmar Alves