Congresso de História promove exposição sobre globalidade e a astrologia medieval

Teve início na noite da última segunda-feira, 05 de setembro e irá até amanhã, o I Congresso Internacional e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais, com início das exposições às 19h, no auditório da área 2, da PUC Goiás.

A exposição de abertura, intitulada “A ‘crença verdadeira’ no setenário de Afonso X: consciência de globalidade e a astrologia medieval”, ficou a cargo da professora Aline Dias da Silveira, que pertence ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Cnpq/UFSC).

Ao falar sobre seu trabalho, a professora Aline Dias da Silveira afirmou que a expectativa da conferência é colaborar e trazer mais uma perspectiva para o estudo de sacralidades, que não é muito usual na área: “O trabalho traz mais um componente, que é a questão do neoplatonismo e da astrologia aliada à religião cristã e monoteísta em si no medievo. Essa é uma coisa que as pessoas geralmente separam e acham que não se relacionam, mas é um posicionamento muito moderno para um período tão distante de nós”, explicou.

Aline Silveira ainda acrescentou que na Idade Média havia estudos voltados à astronomia, à astrologia e até da magia, que era chamada de filosofia natural ou ciência das imagens por causa dos talismãs que eram feitos em cortes cristãs.

A professora Renata Cristina Sousa Nascimento, idealizadora e organizadora do evento, enfatizou a amplitude de seu alcance: “Esse evento acaba congregando uma série de regiões e também três convidados internacionais: dois que estão on-line e um que está presente. Estamos reunindo uma média de 10 laboratórios de pesquisa medieval no Brasil e mais 12 professores palestrantes, sem falar na divulgação pela internet. A gente pretende atingir muitas pessoas, especialmente a nova geração de estudantes, de pesquisadores de História Medieval. Além disso, ainda tivemos um patrocínio do CAPS, que reconheceu o evento como relevante”, destacou.

A professora Thaís Marinho, coordenadora do programa de pós-graduação em História da PUC Goiás, destacou que o evento, por ter porte internacional, congrega várias redes e grupos de pesquisa de várias instituições do país, concentrando a discussão nos grupos de pesquisa do programa de pós-graduação em História: “Eles vêm desenvolvendo pesquisas em rede, ao longo do tempo, e uma vez a cada dois anos, se reúnem para divulgar os resultados da pesquisa de toda rede em nível internacional. Nós temos palestrantes estrangeiros de várias instituições do centro-oeste, mas de fora do Brasil também”, esclareceu.

Thaís Marinho afirmou, ainda, que eventos deste porte são importantes por fortalecer as linhas de pesquisa do programa fazendo uma divulgação do conhecimento e dos resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidos, contribuindo em nível internacional, no sentido de captar e formar os discentes, além de atrair novas pesquisas para agregar ao programa da PUC Goiás.

Prestigiaram o evento a coordenadora da rede de estudos ibéricos e ibero-americanos, Rita de Cássia de Oliveira Reis, a pró-reitora de pós-graduação da PUC Goiás, Milca Severino, e acadêmicos do curso de História.