Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação abre inscrições para trabalhos

O VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás já tem data marcada. Será realizado de 19 a 23 de outubro deste ano, em sua segunda edição totalmente on-line e gratuita, com transmissão pelo canal da universidade no YouTube. A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta pautam as discussões deste ano.

A comissão organizadora do Congresso também definiu o cronograma de inscrição para participantes (ouvintes) e para apresentações de trabalhos científicos. Do dia 1º de junho a 16 de agosto, interessados (as) em submeter seus trabalhos nas categorias TCC, Temas Livres e Ligas Acadêmicas devem efetuar cadastro na página VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação – PUC Goiás e atentar-se para as normas referentes ao formato dos trabalhos. Vale destacar que só serão aceitas pesquisas completas, com conclusão definida.

Para a categoria Temas Livres serão permitidos trabalhos desenvolvidos por estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu da universidade e, também, estudantes e pesquisadores de outras instituições de ensino superior.

Já o prazo para inscrição de trabalhos na categoria Iniciação Científica (IC) terá um cronograma à parte, com inscrições abertas de 1º a 30 de setembro, pelo mesmo endereço eletrônico. As demais categorias mencionadas, são direcionadas ao público-alvo explícito em cada título. Para TCCs, os alunos de graduação que já desenvolveram seus trabalhos de conclusão de curso e as Ligas Acadêmicas são referentes às pesquisas desenvolvidas por estudantes dentro dessas iniciativas.

Participantes/ Ouvintes

Já a data para inscrição de ouvintes ficará disponível de 1º de junho até 19 de outubro, pelo site mencionado. Vale destacar que os(as) interessados(as) em apresentar seus respectivos trabalhos no Congresso devem inscrever-se no evento como participante, antes de submeter seus projetos.

Tema conecta saberes

“Na sociedade do conhecimento, o impacto da ciência, da tecnologia e da inovação perpassa pela interdisciplinaridade, ou seja, os saberes provenientes das diferentes áreas do conhecimento apresentam interfaces entre si”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino. Com essa reflexão, a gestora chama atenção da comunidade acadêmica, para a complexidade e profundidade do tema deste ano.

De acordo com a profa. Milca, a transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, no modo de vida, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). Dessa forma, todas as áreas do conhecimento interferem na vida cotidiana.

“A matemática está em tudo, ela impacta diretamente em todos os fazeres humanos. As ciências humanas e sociais impactam na percepção das pessoas acerca dos seus direitos à qualidade de vida, por exemplo. As políticas públicas para educação, saúde, segurança, etc, requerem investimentos na busca do desenvolvimento humano alicerçado na ciência , tecnologia e inovação tendo como lastro a matemática , a química , a física , a biologia , a economia , a gestão , os direitos individuais e coletivos”, exemplifica.

Na última edição do evento, realizada em 2020, foram apresentados 1.149 trabalhos científicos em todas as categorias mencionadas. O Congresso, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), mobilizou mais de 500 mil espectadores durante as 378 transmissões realizadas.