Congresso começa nesta terça-feira (20)

Começa nesta terça-feira, 20, a 6ª edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, que pela primeira vez será completamente virtual e aberto à toda comunidade acadêmica. Até o dia 23, serão mais de 100 eventos organizados pelas escolas e realizados na Plataforma Microsoft Teams, Facebook e Youtube. O tema desta edição é Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, seguindo a indicação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Apesar dos desafios e da distância física, o congresso realizado de forma virtual nos aproximará, pois reduzirá distâncias de milhares de quilômetros a um clique”.

Priscila Valverde

O objetivo é mostrar como as atividades voltadas para a tecnologia e para a ciência estão mudando a sociedade, incluindo descobertas essenciais para vivenciar a pandemia do novo coronavírus. “A abordagem desse tema em cada uma das áreas do conhecimento e na interação dessas áreas possibilitará ao público a percepção da aplicabilidade da inteligência artificial no campo da pesquisa, da saúde, do mercado, do empreendedorismo e diversos outros aspectos que impactam no ambiente social”, afirma a professora Priscila Valverde, coordenadora do evento.
Durante toda a programação, serão apresentadas pesquisas produzidas por estudantes e doentes da universidade. São 1373 trabalhos inscritos que serão apresentados em diversos formatos. Os melhores serão premiados nas modalidades iniciação científica, ligas acadêmicas e temas livres, no final do evento, no dia 23, às 17h30, no canal da PUC Goiás no YouTube.
O formato on-line foi a opção escolhida para garantir a segurança dos participantes, por causa da pandemia do novo coronavírus. A mudança no formato exigiu aprendizado, uso e aprofundamento para a utilização das ferramentas virtuais disponíveis. Os ambientes de inscrição, de acompanhamento do congresso, de divulgação foram ampliados e aprimorados para tornar amigável, atrativa e rápida a interação com os diversos atores do Congresso.
“Apesar dos desafios e da distância física, o congresso realizado de forma virtual nos aproximará, pois reduzirá distâncias de milhares de quilômetros a um clique”, explica a professora Priscila. Mais informações: www.pucgoias.edu.br/cct/