Congresso aproxima estudantes da prática odontológica

A Odontologia tem a missão de promover a saúde das pessoas e avança, a cada dia mais, nos estudos científicos que buscam qualificar o atendimento ao paciente.

Em consonância com este objetivo, a I Semana de Integração Clínico-Científica de Odontologia da PUC Goiás marca presença na programação do VII Congresso de Ciência e Tecnologia e Inovação da universidade, com o compromisso de discutir temas atuais da área, atualizar o conhecimento dos estudantes e socializar este conteúdo com o público em geral.

Todas as atividades serão transmitidas de 19 a 23 de outubro pelo canal da PUC Goiás no YouTube (a programação do evento está disponibilizada para download abaixo).

Segundo a coordenadora do curso, profa. Karolina Kellen Matias, a Odontologia oferece 23 especialidades, além de diversas áreas de atuação. De olho nessas demandas, o evento vai abordar temas como a estética dentária e a saúde pública, mostrando que a Odontologia Estética e a saúde bucal andam juntas. Dessa forma, os acadêmicos terão um primeiro contato com a parte clínica do curso, com a oportunidade de ir além da grade curricular, já que esses conteúdos são ministrados a partir do 5º período do curso.

Abrindo a programação do dia 19 de outubro (terça-feira), o Prof. Dr. Rodrigo Borges Fonseca discutirá o tema Mimetizando o natural – a evolução das resinas compostas na odontologia restauradora, a partir das 19 horas. Ele é cirurgião dentista formado Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Materiais Dentários pela mesma instituição e professor de Dentística na Faculdade de Odontologia da UFG.

A estética dentária volta a pautar os debates no dia 22 de outubro, às 14 horas, com a participação do cirurgião dentista Eduardo Fernandes de Castro. Ele é doutorando em Dentística Restauradora pela Unicamp e vai fazer uma explanação sobre o tema Facetas Cerâmicas / Lentes de Contato: o que preciso saber?

Como as novas tecnologias andam de mãos dadas com a profissão, a Semana também traz uma atualização sobre o assunto. No dia 20 de outubro, às 10h30, o prof. dr. Thiago Oliveira Souza abordará sobre os avanços da Radiologia Odontológica na era digital. Ele é doutor em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp, com Sanduíche no Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam (ACTA), Holanda.

A saúde bucal também marca presença na programação do dia 21 de outubro, às 19 horas, e será discutida pelo prof. dr. Monarko Nunes. Ele tem especialização em Ortodontia, é mestre e doutor pela UFG, universidade onde atua como docente no Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Em sua explanação, ele abordará como a saúde bucal impacta na qualidade de vida do paciente.

Os estudantes também terão a oportunidade de entender como a metodologia científica influencia a prática profissional, com a palestra do prof. dr Túlio Eduardo Nogueira. O encontro virtual ocorre no dia 23 de outubro, às 10 horas, fechando a programação da Semana.

O tema discutido será Odontologia baseada em evidências: como aproximar e aplicar a ciência na prática clínica? Ele é pós-doutor e doutor em Odontologia pela UFG, com sanduíche na McGill University, Canadá. Também é pesquisador do Programa de Evidências em Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) – FIOCRUZ Brasília.

Sobre o curso

Autorizado com nota máxima pelo MEC, o curso de Odontologia da PUC Goiás possibilita a imersão do estudante no estágio desde o 1º período do curso. Integrado à Escola de Ciências Médicas e da Vida, tem a duração de 10 semestres, é ministrado em turno integral, com a missão de formar profissionais de excelência, aptos a desenvolver a prática odontológica em ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, em nível individual ou coletivo.

Na perspectiva metodológica, prioriza a participação ativa do estudante com os princípios da Metodologia da Problematização (MP) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning – TBL), favorecendo a articulação teoria/prática e a interdisciplinaridade.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas aqui.