Conferência encerra homenagem à Paulo Freire

Nesta sexta-feira, 17, a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás encerra a programação de homenagem ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil. Foram 5 dias de eventos híbridos com o tema Educação como prática da liberdade. A conferência de encerramento será às 9 horas, no YouTube da PUC Goiás, com a profa. dra. Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás

Os eventos híbridos reuniram centenas de estudantes dos 11 cursos da Escola e também de outras Escolas. “Comemorar os 100 anos de Paulo Freire é rememorar a história e a memória desse educador brasileiro em favor de uma luta por processos com menos exclusão e menos desigualdade social, a favor de educação libertária”, afirmou o diretor da Escola, professor Romilson Martins Siqueira.

Entre os eventos realizados, uma instalação com produções artísticas e científicas dos estudantes sobre a vida e a obra de Paulo Freire foi realizada no hall da Escola e aberta ao público. Apresentações culturais também antecederam as discussões teóricas durante a programação, com sarau dos estudantes dos vários cursos da Escola.

No dia 14 de setembro, os professores Átila Arruda e Frederico Dourado, da universidade, discutiram a obra mais famosa de Paulo Freire, Pedagogia do oprimido. Eles falaram a importância da obra para os estudantes das licenciaturas. “A ideia é mostrar que o ato educativo está incrustrada no momento histórico e tem uma relevância nesse debate e deve primar por uma condição de permanência, fraternidade, igualdade e amor”, explica o professor doutor Átila Arruda.

A dupla também resgatou o papel de Paulo Freire em suas formações e como a biografia do educador faz parte da história da educação no país. Frederico Dourado conta que o nome da sua turma de graduação em Pedagogia foi Paulo Freire e que isso o influenciou desde a sua formação até atuação como docente. Além do público presente, o evento foi transmitido no Facebook da Escola.