Concurso de escultura dental revela talentos da Odontologia

Reproduzir o primeiro molar superior utilizando técnicas de escultura dental. Foi assim que os estudantes do 2º período do curso de Odontologia aceitaram o desafio de aplicar tudo o que aprenderam em sala de aula, por meio da disciplina de Anatomia Dental e Escultura. Com incentivo do prof. Rogério Vieira Reges, idealizador do evento, os estudantes participaram de um concurso de anatomia dental, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, na Área 1 (Setor Universitário).

Após a confecção das esculturas, sete estudantes foram avaliados por uma banca examinadora, que apreciou os materiais produzidos e, posteriormente, reconheceu os três primeiros colocados com kits odontológicos no valor de 4 mil reais no total.

Além do conteúdo teórico, a disciplina traz a prática de esculpir os dentes. De acordo com o prof. Rogério, ela tem muita relevância na parte clínica, especificamente, nas restaurações. Dessa forma, os futuros cirurgiões dentistas são preparados para realizar procedimentos mais parecidos com os dentes naturais.

“Os estudantes interagem com o desenho e o conhecimento de cada dente e isso vai colocar em prática a biofuncionalidade, a estética, tudo isso associado com a anatomia dental, trazendo interação com outras disciplinas que acabam agregando esses fatores”, explicou.

Antes do concurso propriamente dito, os estudantes tiveram um momento formativo sobre uma das técnicas mais modernas de escultura dental, que é o escaneamento digital do paciente, permitindo a simulação do tratamento.

Em seguida, os competidores tiveram o prazo de 30 minutos para produzir as esculturas, que foram apreciadas pelo prof. Cláudio Maranhão (PUC Goiás), da área de diagnóstico e pelos docentes da área de dentística, Gustavo Adolfo (UFG) e Letícia (PUC Goiás).

Arte científica de esculpir

Concentrados em cada detalhe, os participantes do desafio manuseavam com cuidado o lecron (espátula dental) para esculpir o molar na cera, que tem uma anatomia própria. Focado na atividade, o acadêmico André Gabriel Benjamin Silva, falou dos desafios da competição.

“É um dente difícil de esculpir, particularmente tenho dificuldade com ele, mas está sendo bem legal e desafiador. Quero que fique o melhor possível, aprendemos bastante, agora é lembrar de cada passo. Vou tentar e acho que vai dar certo”, disse o acadêmico, almejando ficar entre os três primeiros colocados.

A atividade foi prestigiada pela coordenadora do curso, profa. Karolina Kellen, que destacou o diferencial do projeto pedagógico da Odontologia, que articula teoria e prática, incentivando o contato do estudante com o paciente desde o ingresso na universidade.

Com o intuito de levar para a sociedade e para o mundo do trabalho profissionais críticos e bem informados, a coordenadora ressaltou que o curso oferece a experiência do estágio desde o primeiro período, possibilitando assim uma formação técnica, científica e humanística mais eficiente, já que o estudante é inserido nos cenários que vai atuar profissionalmente.

Fotos: Wagmar Alves