Comunicação antirracista pauta mesa temática

A publicidade que reforça preconceitos, estereótipos e belezas padronizadas não educa as pessoas para uma sociedade real. Com o intuito de partilhar novos caminhos e concepções para a área publicitária, o 12º Simpósio de Comunicação, que integra o 7º CCTI, discute no dia 22 de outubro, às 8 horas, o tema Publicidade pró-diversidade: perspectivas para práticas sexodiversas e antirracistas.

O evento, que será transmitido pelo canal da universidade no YouTube, contará com a participação de dois renomados publicitários, que são, também, pesquisadores e autores de livros sobre este universo: dr. Francisco Leite e dr. Leonardo Pinheiro Mozdzenski.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Adriana Rodrigues Ferreira, o evento é uma celebração à criação do Grupo de Pesquisas Plurais, que reúne o corpo docente e discente do curso para discutir temáticas relacionadas à publicidade, consumo, cultura e sociedade.

O intuito é mostrar como a ética e o respeito à diversidade podem auxiliar a categoria publicitária na produção de conteúdos eticamente responsáveis.

“Essas discussões visam trazer para a construção das narrativas publicitárias essa concepção de que precisamos, cada vez mais, enquanto publicitárias e publicitários, aprendermos a representar em nossos discursos nas mais diversas plataformas, sejam eles visuais ou verbo-visuais, sempre a representação do respeito à diversidade de gênero e étnica”, reflete.

Esse tipo de debate é importante para estimular a construção de representações socialmente responsáveis no mercado publicitário brasileiro e os números mostram o quanto o País precisa avançar neste caminho.

Uma pesquisa recente, realizada em 2020 pela ONU Mulheres, em parceria com a Heads Propaganda, mostra que a representatividade das mulheres e dos homens negros está muito aquém do ideal.  O índice de mulheres negras retratadas como protagonistas de comerciais brasileiros na televisão e nas redes sociais é de 22%.

O levantamento analisou mais de 20 mil inserções publicitárias na TV e 6 mil postagens no Facebook. Já em relação aos homens negros, em 2019 a sua presença como protagonistas em anúncios era de 22% e caiu para 7% em 2020.

Palestrantes

Dr. Francisco Leite é especialista em estudos antirracistas em comunicação e consumo. É autor de obras como O negro nos espaços publicitários brasileiros e Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios.

Dr. Leonardo Pinheiro Mozdzenski trabalha com comunicação mercadológica e propaganda voltada para o público LGBTQI+. É autor do livro Outvertising: a publicidade fora do armário.

A conversa será mediada pela profa. Fátima Regina de Freitas, que é mestre em Antropologia e coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro, ligado ao Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás.

O curso

Na PUC Goiás o curso de Publicidade e Propaganda, vinculado à Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC) enfoca a teoria e a prática, tornando a percepção dos conteúdos em uma experiência dos processos dentro da comunicação. A graduação prepara os(as) futuros(as) publicitários(as) para construir a imagem de marcas, empresas, causas e pessoas junto ao seu público.

Criatividade que faz a diferença.

Saiba mais sobre o projeto pedagógico e as formas de ingresso aqui.