Começo de um sonho: calouros de Medicina iniciam trajetória acadêmica

Início de semestre é sinônimo de ingresso de novos estudantes na PUC Goiás. A recepção aos calouros faz parte do rito de acolhida em todas as escolas da universidade e  hoje foi a vez dos ingressantes do curso de Medicina receberem as boas-vindas da direção da Escola, dos funcionários administrativos e docentes do curso, no Laboratório Morfofuncional (Área 4).

Entre os calouros e calouras, a sensação é que agora eles iniciam a jornada para concretização de um sonho. Devido à ampla concorrência no processo seletivo de ingresso, os estudantes chegam à PUC Goiás depois de uma caminhada de muita dedicação aos estudos, que resultou na conquista de uma vaga no ensino superior.

Agora, oficialmente como acadêmicos e acadêmicas da PUC, começam a interagir com os colegas, com os espaços físicos e, claro, dão start às suas novas histórias de vida. Uma delas é da caloura Anna Cássia Fernandes de Paula, 22 anos, natural de Bela Vista (GO), que deixou sua cidade natal para dedicar-se aos estudos. Ela comemora o ingresso no curso de Medicina após quatro anos de cursinho preparatório.

Pela tradição da PUC e por conhecer pessoas que estudaram na instituição, ela não teve dúvidas na escolha da universidade ao prestar o vestibular. Motivada por um desejo de ajudar às pessoas, ela escolheu o curso de Medicina e há alguns anos vinha tentando o ingresso na universidade.

Com muita persistência, ela não desistiu dos estudos e tem certeza de que muitas descobertas virão ao longo da caminhada acadêmica. “Estou muito feliz e realizada. É uma profissão difícil, mas sinto que tenho uma missão nesta área. Tenho interesse em endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, mas estou aberta a todas as áreas”, declarou a jovem.

Já o ingresso de Felipe Guedes, 24 anos, no curso de Medicina ocorreu de forma inusitada. O jovem cursava a graduação em Engenharia Aeroespacial em Santa Catarina, mas como não se identificou com essa área do conhecimento resolveu parar tudo, retornar para Goiânia e fazer o curso de Medicina, que já era um desejo antigo.

Aprovado com êxito no vestibular, ele inicia uma nova caminhada acadêmica e, desta vez,  convicto da profissão que escolheu para a vida. “Meu propósito de trabalho é ajudar às pessoas, gosto de contato com gente. Tenho pretensão de ir para a cirurgia ou traumatologia. Espero que a PUC seja esse ambiente que está se mostrando: receptivo e que todos sejam respeitados diante das suas diferenças”, refletiu o calouro, que foi eleito representante de turma. Ele também recebe o incentivo do irmão, que é estudante do internato.

Agenda

No dia 30 de agosto, às 19 horas,  os ingressantes de todos os cursos de graduação e seus familiares serão recebidos pela Reitoria, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II), no tradicional Encontro Universidade e Famílias.

Fotos: Wagmar Alves