Colóquio Internacional do Nearg discute religião e fascismo

O IV Colóquio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização (Nearg), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, será realizado de 14 a 16 de junho em formato híbrido.

Nesta edição, pesquisadores da Alemanha, Itália, Espanha, Argentina, Costa Rica e Brasil discutirão o tema Religião e Fascismo. De acordo com o presidente da comissão organizadora, prof. Alberto Moreira, o objetivo do evento é reforçar as instituições da democracia e as práticas democráticas entre as pessoas, além de devolver à sociedade aquilo que ela tem direito, ou seja, uma reflexão crítica sobre si mesma.

Ao considerar o passado autoritário do Brasil, o professor explica que o Nearg convidou diversos especialistas para discutir temas ligados a essa problemática. “Os setores das igrejas são não apenas colonizados, invadidos e cooptados pelo discurso autoritário, como também desenvolvem uma justificativa teológica para práticas autoritárias ou até mesmo fascistas ou neofascistas”, analisou.

Para exemplificar essas considerações, o docente citou o movimento integralista dos anos 1930-40,  ligado à extrema direita católica, que se mantém vivo em suas práticas e ideais até hoje, além de chamar atenção para os setores significativos das igrejas pentecostais e neopentecostais, que “assumiram símbolos, práticas e discursos que lembram muito o autoritarismo fascista”.

Inscrições abertas

Interessados(as) em participar do Colóquio como ouvintes devem efetuar inscrição neste link. A programação completa está disponível na página oficial do evento.