Colação com inclusão social: jornalista cadeirante é um dos 111 profissionais que colaram grau

A colação de grau da última quinta-feira, 18, foi repleta de emoção.

Entre os acadêmicos que receberam a outorga do grau está João Paulo Brito Oliveira. O bacharel recebeu das mãos do professor Antônio Carlos Cunha, coordenador do curso de Jornalismo, o canudo durante a cerimônia e foi muito aplaudido pelos presentes.

João Paulo, pessoa com deficiência, considera uma grande vitória alcançar a conclusão do curso superior em Comunicação Social (Jornalismo): “Foi um desafio no começo do curso pelo fato de eu ser pessoa com deficiência, mas foi fantástico por me mostrar que eu tenho potencial de estar dentro da Universidade e eu sei que muitos não tiveram a mesma oportunidade”, explicou.

Ele enfatiza que pretende, com a conclusão do curso superior, ser inspiração para outras pessoas com deficiência: “Eu quero dar representatividade aos deficientes e cadeirantes porque eu percebi que na comunicação há muitas lacunas com relação a esse assunto. Estou até emocionado porque só eu sou cadeirante em meio a tantos outros formandos”, destacou.

Ao falar sobre as suas pretensões profissionais, João Paulo afirmou ter observado que falta espaço no mercado para cadeirantes: “Por exemplo, na televisão não tem cadeirante. Eu penso em trabalhar nessa área inclusive para abrir espaço. Eu gosto de desafiar os desafios!”, exclama otimista.

Também conhecida por formatura, a colação de grau é uma cerimônia acadêmica tradicional e solene, obrigatória para outorga de grau de bacharel.

Na mesma ocasião, outros 110 novos profissionais das áreas de Negócios e Comunicação (cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais) colaram grau.

O período de colações de grau desse semestre na PUC Goiás começou no dia 15 e termina no dia 29 de agosto, com cerimônias solenes no Centro de Convenções da Universidade.