Clínica Escola Vida realiza atendimentos pós-Covid

Com quase 21 milhões de casos de Covid-19 registrados no Brasil, várias pessoas continuam a conviver com as sequelas mesmo após serem curadas. Cerca de 20% dos infectados pelo coronavírus apresenta algum tipo de sequela após a doença e precisa de reabilitação. A Clínica Escola Vida da PUC Goiás está com vagas disponíveis para reabilitação em pós-Covid nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O serviço gratuito é oferecido a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde ou para quem procura diretamente a clínica.

A reabilitação busca superar problemas que acontecem depois da doença, como fadiga, ausência de paladar e olfato, vertigem, dificuldades de alimentação e de respiração e sintomas de ansiedade e depressão causados pela experiência de internação longa ou de luto. Estes sintomas são apresentados mesmo após 4 meses após a recuperação da doença.

to Professor Marcos Borges (Foto: Weslley Cruz)

Segundo o coordenador da Clínica Escola Vida, Marcos Borges, a unidade oferece tratamento multidisciplinar às pessoas com pós-Covid. Desde o semestre passado, os profissionais perceberam sequelas da doença em diversos pacientes e sistematizaram o atendimento. Marcos cita que as diferentes áreas podem, a partir das técnicas já existentes, reabilitar os pacientes. “Muitas pessoas ficaram esperando que as limitações fossem reestabelecidas naturalmente. Agora elas já identificam que precisam de auxílio profissional”.

As áreas oferecem suporte diferente aos pacientes. No caso da Fisioterapia, os pacientes realizam exercícios respiratórios e fortalecimento muscular, entre outras técnicas, para melhorar cansaço e dificuldades na respiração. É o caso do aposentado Jerônimo do Amaral (foto principal), que teve Covid em junho, e começou a reabilitação em agosto. Ele continua a sentir cansaço e falta de ar, o que vem sendo trabalhado por uma equipe da Fisioterapia.

Já na Fonoaudiologia, os atendimentos são voltados para perda de paladar fazem exercícios para estimular a língua ou reabilitar a deglutição, também alterada no caso de intubação. Na Psicologia, os pacientes recebem suporte para superar as dificuldades enfrentadas na volta à rotina e também as sequelas causadas pela longa internação ou pela proximidade com a morte.

Todo o tratamento de pós-Covid é realizado por estagiários das áreas com a supervisão de professores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição. Os pacientes são avaliados integralmente para receberem o encaminhamento do atendimento necessário. As sessões são realizadas semanalmente até a alta do paciente. Atualmente são mais de 30 casos na Clínica Escola Vida.

A Clínica Escola Vida está localizada Rua Colônia, no Jardim Novo Mundo. Para ser atendido, o paciente com sequelas pós-Covid pode ser encaminhado por uma unidade de saúde ou comparecer diretamente na Clínica Escola Vida com documentação pessoal (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço). Os casos entram na lista de espera para agendamento.