CCT divulga pesquisas na área da Saúde

Os profissionais da Saúde se destacam neste ano de 2020 por atuarem na linha de frente no combate à Covid-19 e por estarem diretamente envolvidos nas pesquisas e estudos científicos cujo foco é a prevenção e o tratamento da doença que intriga a humanidade. Todavia, para muito além da pandemia, o compromisso atemporal de formar profissionais com um olhar humanizado para o paciente pauta a missão educativa da PUC Goiás.

Esse tema marca a programação científica do VI Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade: dentre os 1.373 trabalhos inscritos no evento, em seus diversos formatos, o estudo científico na Escola de Ciências Sociais e da Saúde reforça a meta da instituição de produzir pesquisas que revisam as práticas profissionais e o impacto disso no cotidiano das pessoas.

Diversos temas apresentados no Congresso atentam para isso. Os impactos positivos do manejo adequado de resíduos nas unidades básicas de saúde, as práticas assistenciais de Enfermagem na depressão pós-parto, a importância das práticas humanizadas na saúde coletiva e recomendações para o distanciamento social em tempos de pandemia são alguns dos enfoques que chamam atenção para o papel social da ciência.

“Com a Covid-19 o enfermeiro pôde mostrar ao mundo qual o seu verdadeiro papel e quais as suas competências. A pandemia acelerou o nosso trabalho e somos gratos à universidade por nos possibilitar plataformas inovadoras de ensino-aprendizagem, das quais podemos trabalhar sem deixar a excelência e, ao mesmo tempo, cumprir nosso papel de professor “, ressalta a docente Vanusa Claudete, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem que, neste ano, durante a programação do Congresso, celebra 78 anos de história.

O evento continua com programação totalmente on-line até amanhã, 23. As melhores pesquisas serão premiadas nas modalidades iniciação científica, ligas acadêmicas e temas livres, ao final do evento, às 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal da PUC Goiás no YouTube. Para mais informações, acesse: cct.pucgoias.edu.br