Aulão será transmitido neste sábado

O 3º Maior Aulão de Goiás e do Tocantins, organizado pela TV Anhanguera, em parceria com a PUC Goiás e apoio do Colégio Teo, será neste sábado, 9 de janeiro. O evento, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Ensino Médio uma revisão gratuita dos conteúdos que serão cobrados no Enem 2020, registra 21.375 inscrições e será transmitido pelos portais G1 Goiás e G1 Tocantins e pela emissora PUC TV, das 8h às 19 horas (com intervalo entre 13h e 14 horas). Para acertar questões referentes à logística, equipes de apoio e professores visitaram o Teatro PUC (Câmpus V), local onde ocorrerá a aula, na manhã desta quinta-feira ,7, ajustando os últimos detalhes para o grande dia.

Entre os professores, há quem é veterano desta iniciativa social e outros participam pela primeira vez. Ítalo Vector leciona a disciplina de Física, é voluntário pelo terceiro ano consecutivo e destaca o alcance e impacto do evento na vida dos alunos da rede pública e privada. Na última edição, 600 assistiram à aula presencialmente e mais de 2 mil acompanharam pelo G1. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o auditório estará vazio, mas como a transmissão é aberta, a quantidade de espectadores vai muito além do público inscrito. “Sabemos que é um momento de angústia que marca a vida do estudante. E este aulão é uma oportunidade para trazer um conteúdo com mais didática, passando confiança para os alunos”, reflete.

Maria Beatriz Toniol, professora de Língua Portuguesa, participa do evento pela primeira vez e vai trazer os conteúdos mais recorrentes nas provas do Enem, para dar dicas certeiras aos estudantes. Sabe-se que a prova de Português é mais interpretativa, todavia o domínio do conteúdo é fundamental para o entendimento das questões. Ela também comentou o desafio profissional ocasionado pela pandemia em 2020. “Foi um ano de reinvenção. Precisamos nos adaptar, primeiramente, à educação a distância e, agora, ao ensino híbrido”, pontuou.

Possíveis temas de Redação

Além das questões objetivas, uma prova que gera muita expectativa nos estudantes é a redação. Durante todo o ano, professores da área trabalham com os alunos de ensino médio os possíveis temas que podem cair na prova. Uma dificuldade recorrente vivenciada pelos jovens é o desafio de dominar o conteúdo, o que inclui não apenas trabalhar o argumento, mas também colocar no papel as ideias de forma coesa e coerente em, no máximo, 30 linhas.

Sabendo dessa realidade, o professor veterano no Aulão, Paulinho Kuririn, irá partilhar uma estrutura de dissertação argumentativa ( gênero textual exigido no Enem), além de um esqueleto pré-montado com possíveis temas. De acordo com o professor,  que fica de olho nos spoilers divulgados pelo MEC nas redes sociais ao longo do ano, os seguintes temas têm chances de cair no exame: Saúde Pública, em função da Covid-19; algum tema relacionado à pessoa idosa, assunto que não foi cobrado em edições anteriores; Ensino a Distância, realidade vivenciada na educação que ressignificou as metodologias de ensino e Erradicação do tabagismo, tema aparentemente aleatório, mas, segundo o professor, “a cara do Enem”, que costuma propor temas, que não são trabalhados com muita ênfase pela mídia.

Participação da universidade

Além do apoio em relação à infraestrutura, a universidade proporciona a inclusão social, disponibilizando quatro intérpretes de Libras para o evento, além dos docentes que irão participar da programação, proporcionando momentos de alongamento, relaxamento, como manter o equilíbrio emocional, além de dicas posturais para evitar a fadiga muscular e mental no dia da prova.

Os professores Paulo Adriano Naves Prudente (Educação Física), Zíngarah Májory Tôrres de Arruda (Fisioterapia) e Marina Morab (Psicologia) irão partilhar todas essas dicas. Equipes do quadro administrativo, envolvendo a Comissão de Admissão Discente, Coordenação de Apoio Pedagógico, Audiovisual, Internet , Divisão de Comunicação Social, entre outros setores, também estão envolvidos na logística da iniciativa, reforçando a equipe que atua nos bastidores para fazer o aulão acontecer, com êxito.

Apresentadores

O âncora da TV Anhanguera, Handerson Pancieri, será um dos apresentadores do Aulão, no próximo sábado. Além de fazer uma mediação entre uma aula e outra, o jornalista irá interagir com a plateia virtual, garantindo a interatividade e dinâmica do evento.

“Temos uma turma de professores especializada. Sabemos que foi um ano confuso para a educação e será uma oportunidade para o estudante refrescar a memória e resgatar o que foi aprendido em outras aulas”, pontuou. Além dele, participam do evento outros profissionais conhecidos pelo público: os jornalistas, Luciano Cabral, Lilian Lynch, e Suelen Reis.