Aula aberta conecta Brasil e Portugal

A investigação em Serviço Social e os desafios do conhecimento nos Mestrados em Serviço Social da PUC Goiás (Brasil) e do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT, Portugal) pautam aula aberta que ocorre nesta sexta-feira,11, às 14h30 (horário de Brasília) e 17h30 (horário de Portugal), com transmissão ao vivo pelo Google Meet.

A iniciativa de internacionalização em casa decorre no âmbito da colaboração entre as duas instituições mencionadas, que em 2016 assinaram protocolo de intenções para ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural e com execução de programas, projetos ou atividades afins.

Desta parceria interinstitucional, destaca-se o trabalho de cooperação acadêmica no consolidar de linhas e grupos de pesquisa, incrementando-se o desenvolvimento de estudos e investigações, assim como o apoio à mobilidade acadêmica de docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

Entre os frutos desta parceria, ganha destaque o projeto de investigação intitulado As políticas estratégicas de Estado para pesquisa e desenvolvimento: um enfoque na educação superior e o Serviço Social no Brasil e em Portugal, desenvolvido em colaboração entre as professoras Sandra de Faria e Alcina Martins, desde 2017 e, também, a produção do livro Formação em Serviço Social: história, memória e projetos Goiás/Brasil e Coimbra/Portugal envolvendo 10 investigadores de ambas as instituições.

A aula aberta é alusiva aos 20 anos do Mestrado em Serviço Social no ISMT. Durante a transmissão, serão apresentados os resultados da pesquisa realizada sobre Investigação e Produção de Conhecimento nos Mestrados em Serviço Social da PUC Goiás e do ISMT, que contemplou mais de 300 dissertações, concluídas até dezembro de 2018, nas duas instituições de ensino superior.

Vale destacar que os alunos ouvintes ganham certificação de 3 horas de atividades complementares. O link de acesso ao evento será encaminhado por e-mail aos discentes inscritos.