Arte e Fatos apresenta espetáculos no YouTube

O Grupo de Teatro Arte e Fatos da PUC Goiás foi selecionado em edital pelo Sesc para apresentar três espetáculos em formato de lives nos dias 28 e 29, às 20 horas e no dia 30 de janeiro, às 15 horas, que serão transmitidas pelo canal oficial do Sesc Goiás no YouTube. As instruções seguem todos os protocolos de segurança para a prevenção da propagação do novo Coronavírus. Os espetáculos Violeta, No Fundo do Poço e Mundo Cerrado foram escolhidos em curadoria, dentro de Edital de Credenciamento de Artistas.

Os três espetáculos foram escritos e dirigidos por Danilo Alencar. A peça Violeta tem como protagonista a atriz Marília Ribeiro, e conta a história de Violeta, que compartilha sua vida com seu único, verdadeiro e fiel amigo: o travesseiro. Na noite que antecede sua colação de grau, fez ao seu amigo revelações guardadas a sete chaves durante os seus vinte e dois anos de vida. São segredos estarrecedores, traumas familiares, particularmente sua relação com seu pai.

Escrita há dez anos, a peça Fundo do Poço apresenta, de forma pontual e relevante, diversas figuras de linguagem que mostram de maneira peculiar as características da cultura regional, especialmente vivida no campo. O título da obra é um dos exemplos de metáforas usados ​​pelo autor, de um cunho político expressivo e atual. No elenco os atores Kamilla Nunes, Norval Berbari e Tarcísio Peris, dão vida aos personagens Ditinho, Detinha e Seu Dito. De acordo com Danilo, “os movimentos circulares das personagens, tendo o poço como centro da morte / vida, são a expressão estética do que se passa dentro de cada pessoa ao longo de sua caminhada vivencial”.

A peça Mundo Cerrado narra a história de seis bichos habitantes do bioma: o onça pintada, a arara, o lobo guará, a anta e o bicho preguiça. Cansados ​​com os constantes abusos e despropósitos dos seres humanos, os bichos se revoltam e decidem dar um basta, não aceitando mais a situação em que vivem. “O espetáculo leva uma mensagem muito bonita de responsabilidade social e abrange todos os públicos. É uma apresentação bem divertida, acredito que as pessoas vão gostar ”, afirmou o diretor do Grupo Arte e Fatos.

(Texto: Eliani Covem, da assessoria da Proex)