Ações lembram Outubro Rosa

Tarde dedicada à prevenção do câncer de mama na PUC Goiás: assim foi a programação na última segunda-feira, 21, no Auditório da Área 2. A comunidade universitária foi convidada para atividades lúdicas e informativas organizadas pela Divisão de Recursos Humanos da universidade, em parceria com a Promed Planos de Saúde.

Em 2019, 59.200 pessoas, na grande maioria mulheres, devem receber o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. Só em Goiânia, este número será de 470 pessoas. Na PUC Goiás, o Outubro Rosa foi marcado pela coleta de material para realização de exame HGT e aferição de pressão, exercícios com bastão de bambu para prevenção e reabilitação pós-cirúrgico no caso de diagnóstico de Câncer de Mama com a equipe do Programa AlongaRh, técnicas de mindfulness para uma vida mais saudável, exercícios para diminuir a dor e para prevenir os linfidemas e uma palestra sobre os aspectos médicos sobre o diagnóstico e o tratamento da doença.

Para a diretora da Divisão de Recursos Humanos, Graciele Pinheiro Teles, a programação reforça o compromisso com a saúde dos colaboradores da universidade, como já foi feito em outros anos. Voltado para colaboradoras, estudantes e todas que participam da comunidade estão integrados na instituição.

A médica Juliana Rizzo, ginecologista, falou da importância da informação para o diagnóstico. Além do toque, é preciso realizar exames, como a mamografia, com frequência anual a partir dos 40 anos, fugir das fake news e manter hábitos saudáveis, como prática de exercício físico e alimentação balanceada.

A professora Andrea Malta, do Programa AlongaRH, coordenou durante toda a tarde atividades com mulheres de práticas físicas para ajudar no fortalecimento preventivo e também curativo, no caso de quem já se tratou da doença. “Podemos trabalhar com a reabilitação a partir de exercícios físicos específicos de fortalecimento peitoral”.

Fotos: Weslley Cruz