Acadêmicos estudam Anatomia em realidade virtual

Agora os estudantes dos cursos da área da Saúde da PUC Goiás contam com uma ferramenta interativa e inovadora para estudar as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana. Por meio de um software criado pela startup brasileira Medroom, os alunos podem estudar livremente o corpo humano em três dimensões, explorando cada estrutura, órgãos e sistemas isoladamente, experiência que enrique o processo de ensino-aprendizagem, qualificando ainda mais a formação acadêmica.

Como esse “tour” pelo corpo humano é possível?!

É uma experiência de game. O docente da disciplina utiliza um óculos de realidade virtual, manipula o modelo 3D e essa “trajetória”, conduzida pelo professor, é projetada na parede da sala de aula. É possível entrar dentro do cérebro, manipular vísceras e até mesmo escutar as batidas do coração. A atividade é transmitida para os estudantes que acompanham, de casa, a tutoria do professor. De acordo com o diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, prof. Wilson de Melo Cruvinel, essa ferramenta está alinhada com outros recursos utilizados pela instituição para o estudo da anatomia humana.

Tecnologia não substitui o estudo presencial

“Trabalhamos com o estudo em peças naturais (cadáver humano) e, também, com peças sintéticas, em aulas que ocorrem nos laboratórios morfofuncionais. A realidade virtual é o terceiro pilar, então o aluno do curso da Saúde está fazendo uma imersão em Anatomia Humana, explorando esses eixos”, ressalta o professor Wilson. Em tempos de pandemia, situação que exige das instituições educacionais uma reinvenção do ensino, com implantação do regime remoto e disciplinas híbridas, o software permite uma experiência interativa aos alunos, que podem estudar de forma minuciosa cada parte do corpo humano, sem sair de casa.

A tecnologia, adquirida pela universidade no final do ano passado, estava prevista no projeto pedagógico do curso de Odontologia e, no momento, está sendo utilizada, também, pela Medicina, Biomedicina e Farmácia. Alunos dos demais cursos da área da Saúde, incluindo Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição também irão utilizar a nova ferramenta para enriquecer seu processo formativo.

O professor responsável pelo laboratório virtual, situado na sala 101 do Bloco K (Área 4), Amarildo Lemos, conta que a resposta dos alunos tem sido positiva.  “A aula teve uma boa receptividade, principalmente, entre os calouros que chegam à instituição com uma ânsia para estudar o corpo humano”, conta. Para agendar uma aula no laboratório, os docentes precisam passar por um treinamento prévio para manipular o software