Acadêmicos da PUC Goiás recebem diplomas no Prêmio SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Goiás entreguou na terça-feira, 18, os troféus e diplomas de mérito do V Prêmio SBPC de Popularização da Ciência, que reconheceu pesquisadores do ensino fundamental à pós-graduação, em seis áreas de conhecimento. A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), no Centro de Goiânia.

Nesta edição, dois pesquisadores da PUC Goiás foram agraciados com a premiação. “Isso para nós é muito bom, muito gratificante ver estudantes recebendo esse reconhecimento de uma entidade como a SBPC”, frisou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, professora Milca Severino.

Premiado pelo segundo ano consecutivo, o mestrando Juliano Silvestre, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás, destacou a importância e o diferencial da premiação, que leva os pesquisadores a escolas públicas. “Eu fico muito satisfeito em razão do trabalho da SBPC porque esses artigos que são premiados vão para as escolas estaduais e municipais, como forma de popularização da ciência”, apontou.

O pesquisador conquistou o terceiro lugar na categoria Música e Artes (F), com o artigo Economia da cultura: uma possibilidade para o desenvolvimento regional de pequenos e médios municípios goianos, orientado pela professora Aline Tereza Borghi Leite. Já o egresso em Relações Internacionais Rafael Nunes Rocha foi reconhecido com o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (D) com o trabalho Os pólos e as multifacetas do extremismo: a difusão do ódio sobre judeus e muçulmanos nos Estados Unidos, que contou com orientação do professor Giovanni Hideki Chinaglia Okado.

A premiação

Promovida pela primeira vez em 2013, o Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência é realizado anualmente com foco em trabalhos para a divulgação científica a leigos. Neste ano, foram selecionados trabalhos oriundos de seis áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Letras e Linguística; Música e Artes. “A ciência serve, antes de mais nada, para a vida. Essa premiação é uma das iniciativas-chave da SBPC Goiás porque faz a ponte da produção científica com a ciência ensinada nas escolas”, destacou a secretária regional da SBPC– Regional Goiás, Márcia Pelá.