14ª Romaria da Educação Católica instiga reflexão sobre paz nas escolas

Com o tema Educação e paz, o Vicariato para Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia realizou no último sábado, 20 de maio, a 14ª Romaria da Educação Católica. Nesta edição, a temática demonstra o posicionamento da Igreja de Goiânia aos ataques que aconteceram recentemente nas escolas do País.

Parceira do evento, a PUC Goiás foi representada pela reitora Olga Izilda Ronchi, que prestigiou o evento, além de fazer uma reflexão sobre a atual conjuntura da educação no Brasil. “Vivemos uma crise mais aguda recentemente, por isso o tema deste ano: bem-aventurados os que promovem a paz.  A escola deve ser um espaço de paz, mas também que contribua para que a sociedade seja cada vez mais pacífica e fraterna”, destacou.

Após o percurso de 18 km entre o trevo de Goiânia/Trindade e a Basílica do Divino Pai Eterno, os romeiros (professores, estudantes e funcionários das escolas católicas de Goiânia e região metropolitana) participaram da santa missa, que foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC, dom João Justino.

De acordo com dom João, a iniciativa de reunir educadores, estudantes e familiares no contexto da fé partiu do arcebispo emérito de Goiânia, dom Washington Cruz, e “abriu um espaço bonito de congregar num único dia, numa única Romaria, todos aqueles que estão no mundo da educação”.

Entre os participantes do evento, muitos destacaram a missão da educação católica como a mãe de estudante e diretora de escola, Lucilene de Lima: “sabemos que a educação é laica, respeitamos isso, mas nós que somos católicos, quando os filhos têm a oportunidade de estudar numa escola católica, isso faz toda diferença, porque comungamos dos mesmos princípios”, refletiu.

Fotos: Weslley Cruz