Genética

Conceito Capes:

4

Duração:

24 meses

Modalidade:

Mestrado

Sobre o Programa

Desde 2005, o Mestrado em Genética da PUC Goiás (MGene) tem sido um farol de excelência, aprovado pela CAPES. Imagine um ambiente onde mentes brilhantes de diversos campos – Biologia, Medicina, Psicologia e
muito mais – se unem para desvendar os mistérios genéticos que moldam nossas vidas.

 Nossas conexões se estendem além das fronteiras, com parcerias de prestígio como o Núcleo de Pesquisas Replicon (NPR) e o Hospital Araújo Jorge, trazendo expertise internacional para nossos corredores. Sob a liderança do Dr. Aparecido D. da Cruz, estamos na vanguarda do mapeamento genômico humano e das aberrações cromossômicas.

No MGene, a colaboração é a essência. Trabalhamos lado a lado com especialistas globais como a Dra. Nicole de Leeuw da Universidade Radboud na Holanda, explorando novas fronteiras no sequenciamento genético. Do Central Institute for Research on Cattle na Índia ao coração da Espanha, nossas parcerias abraçam a diversidade genética em todas as suas formas.  

Nossos professores não são apenas acadêmicos, são visionários. Eles não apenas publicam em revistas internacionais de renome, mas também se dedicam a estabelecer vínculos humanos reais com nossos alunos, ex-alunos e comunidades locais.

Junte-se a nós nesta jornada emocionante. Explore nossos projetos inovadores, desde a caracterização de marcadores moleculares de resistência a doenças em raças brasileiras até o estudo de genotipagem em bovinos para conservação genética. Assista às nossas reportagens emocionantes, como o Prof. Peixoto discutindo aconselhamento genético, ou a Profª. Thais Cidália explorando métodos revolucionários para diagnosticar autismo. 

Com uma nota 4 na última avaliação da CAPES, estamos provando que somos líderes na próxima fronteira da genética. Junte-se a nós no MGene da PUC Goiás e seja parte da revolução genômica de amanhã!

 

Outros links:

Áreas de Concentração

Área de concentração do MGene

Genética: Nessa área, os docentes do programa atuam envolvidos com Genética e Biologia molecular em modelos humano, animal, vegetal, genética de populações e evolução, a partir de duas linhas de pesquisa. 

Linhas de Pesquisa

Genômica Estrutural e Funcional: Desenvolver projetos de pesquisa que envolvam estudo de mecanismos evolutivos, genéticos e genômicos e suas aplicações, incluindo a análise de genomas de plantas e animais, estudos sobre os mecanismos de regulação gênica, estudos de mutagênese ambiental e suas aplicações no biomonitoramento, bioinformática, pesquisas que investiguem a influência da relação genótipo/ambiente e saúde em animais domésticos e plantas e a manutenção sustentável dos ecossistemas alterados pelos diversos sistemas produtivos adotados.

 

Genética Clínica e Aconselhamento Genético: Adquirir conhecimentos da genética clínica e do aconselhamento genético para auxiliar na assistência, manejo e gerenciamento de pacientes nas investigações genéticas durante sua odisseia diagnóstica em equipe multiprofissional e interdisciplinar por meio de treinamento em serviço em itinerários assistenciais. A formação oportunizará a apropriação do conhecimento baseada na integração de atividades teóricas e práticas e treinamento em serviços especializados, incluindo espaços de ambulatório e de internação. Os cenários de prática incluirão pelo menos três das cinco áreas de atuação da genética clínica: dismorfologia, erros inatos do metabolismo, genética reprodutiva, oncogenética e neurogenética com ou sem atrasos do neurodesenvolvimento. Os estudantes serão inseridos em processos coletivos e multidisciplinares de formação, produzidos no dia a dia de espaços de saúde, a partir da articulação ensino-serviço, segundo os parâmetros político-pedagógicos do PPG, contemplando as articulações da integralidade, universalidade e equidade, produzidas em trajetórias assistenciais e respondendo as necessidades em saúde dos consulentes e suas famílias.

Integridade Acadêmica

Geral
O MGene tem como objetivo geral: Orientar a formação humanística de profissionais qualificados para o ensino superior, capazes de exercitar liderança acadêmica e científico-tecnológica abrangendo sua área de concentração.

Específicos
Os objetivos específicos do MGene incluem:

  1. Qualificar docentes de ensino superior na área de Genética; Formar pesquisadores e profissionais de alto nível, capazes de se desenvolver nas diferentes áreas da Genética, na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico, no ensino e na extensão;
  2. Qualificar cientistas e tecnólogos voltados para a problemática global e regional na área da Genética;
  3. Formar cientistas capazes de elaborar e executar projetos de pesquisa em Genética, bem como formular artigos científicos adequados para a publicação e divulgação do conhecimento;
  4. Formar candidatos aptos para o ingresso em programas de doutorado em Genética e áreas afins de instituições nacionais e internacionais;
  5. Promover de forma continuada a pesquisa global e regional em temas relacionados à Genética;
  6. Fomentar a cooperação e a práxis entre o exercício de docência e de pesquisa;
  7. Incentivar a interação institucional, interinstitucional e regional entre alunos, docentes e pesquisadores na área de Genética e em áreas correlatas.

Estrutura Curricular

  1. Integralização: 1700 horas /24 créditos, assim distribuídos:

Disciplinas obrigatórias: Total: 12 créditos

Disciplinas optativas: Total: 12 créditos

  • 08 créditos em disciplinas optativas
  • 04 créditos em disciplinas optativas, de livre escolha.
  • Na linha de pesquisa de Genética clínica e Aconselhamento Genético: 12 créditos práticos em ambulatório

Atividades complementares: Total: 04 créditos

  • 4 créditos em atividades complementares.

Orientação e defesa de dissertação: Total: 30 créditos

  • 4 créditos de orientação de dissertação.

34 créditos de elaboração e defesa de dissertação.

Linhas de pesquisa 

LINHAS DE PESQUISA

1- Genômica Estrutural e Funcional
  • Desenvolver projetos de pesquisa que envolvam estudo de mecanismos evolutivos, genéticos
    e genômicos e suas aplicações, incluindo a análise de genomas de plantas e animais, estudos
    sobre os mecanismos de regulação gênica, estudos de mutagênese ambiental e suas
    aplicações no biomonitoramento, bioinformática, pesquisas que investiguem a influência da
    relação genótipo/ambiente e saúde em animais domésticos e plantas e a manutenção
    sustentável dos ecossistemas alterados pelos diversos sistemas produtivos adotados. Corpo Docente
 
2- Genética Clínica e Aconselhamento Genético
  • Adquirir conhecimentos da genética clínica e do aconselhamento genético para auxiliar na assistência, manejo e gerenciamento de pacientes nas investigações genéticas durante sua odisseia diagnóstica em equipe multiprofissional e interdisciplinar por meio de treinamento em serviço em itinerários assistenciais. A formação oportunizará a apropriação do conhecimento baseada na integração de atividades teóricas e práticas e treinamento em serviços especializados, incluindo espaços de ambulatório e de internação. Os cenários de prática incluirão pelo menos três das cinco áreas de atuação da genética clínica: dismorfologia, erros inatos do metabolismo, genética reprodutiva, oncogenética e neurogenética com ou sem atrasos do neurodesenvolvimento. Os estudantes serão inseridos em processos coletivos e multidisciplinares de formação, produzidos no dia a dia de espaços de saúde, a partir da articulação ensino-serviço, segundo os parâmetros político-pedagógicos do PPG, contemplando as articulações da integralidade, universalidade e equidade, produzidas em trajetórias assistenciais e respondendo as necessidades em saúde dos consulentes e suas famílias. Corpo Docente

Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA

Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PPGE. No entanto, os docentes do PPGE também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.

Grupo de Pesquisa Replicon:

O NPR contém como linha geral de pesquisa a “caracterização, monitoramento e diagnóstico genético de populaçõeS”, que contribui para o melhoramento das atividades acadêmicas e atende às exigências institucionais, registrando a participação da PUC para o avanço científico nacional. A linha geral se desdobra em 2 sublinhas: Caracterização genética da diversidade biológica e tendências epidemiológicas & Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese. A equipe é multidisciplinar, interdepartamental e interinstitucional, objetivando envolver o corpo docente, discente e técnico nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O NPR se especializou no diagnóstico genético e nos estudos de identificação individual. Atende à comunidade com o programa “Genética na Inclusão Social”. O programa garante o treinamento de alunos dos cursos de Biologia, Biomedicina e Medicina, dando apoio à comunidade. Atualmente há 7 pesquisadores permanentes no NPR, credenciados no MGene.

Grupo de Pesquisa Genética e Biodiversidade:

O laboratório de Genética e Biodiversidade (LGBIO/UFG) é composto por 04 pesquisadores principais, todas bolsistas de produtividade do CNPq e um Centro de Genotipagem e Sequenciamento, que contém dois sequenciadores de capilar e 01 sequenciador de nova geração (NGS), que são utilizados, por usuários de todo o país, visando a montagem e a identificação de genomas de espécies de plantas e animais. As linhas de pesquisa do LGBIO estão centradas nas áreas de citogenética de animais e plantas, ecologia molecular, filogeografia, genética de populações, genética da conservação e genética geográfica.

Grupo de pesquisa Mutagenese:

O presente grupo de pesquisa é de natureza multidisciplinar que integra pesquisadores de diversas áreas de atuação e tem como objetivo a formação de recursos humanos. Além disso, espera-se que, com a ação conjunta de pesquisadores muitidisciplinares, possa contribuir a desenvolver produtos terapêuticos eficientes extraídos de plantas e compostos sintéticos.

 

Atualizado em 11/02/2019 – CPD/INTERNET

Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA

Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa:

Genômica Estrutural e Funcional

  • Avaliação das atividades angiogênica/antiangiogênica, mutagênica/antimutagênica e o potencial de cicatrização de plantas medicinais e de plantas do cerrado.
  • Avaliação dos conteúdos de genética nos vestibulares e no exame nacional do ensino médio.
  • Caracterização da produção científica em Genética: uma análise cienciométrica.
  • Caracterização do Perfil de Marcadores STRs na População do Brasil Central: Diversidade Genética, Taxas de Mutações “de novo” e suas Implicações em Ciências Forenses.
  • Descriptive epidemiology production group – Cancer incidence in five continents.
  • Desenvolvimento de marcadores, genotipagem e caracterização genômica de espécies do Cerrado.
  • Diferentes tipos de canceres associados a polimorfismos genéticos.
  • O ensino de genética no ensino médio e em cursos de ciências biológicas.

Genética Clínica e Aconselhamento Genético

  • A relação do polimorfismo da Interleucina 1A , 1B e 10 com a doença periodontal em adultos.
  • Avaliação citogenética, citogenômica, genética de doenças e/ou agravos à saúde humana.
  • Avaliação das propriedades mutagênicas e antimutagênicas de produtos vegetais, animais, naturais e/ou sintéticos.
  • A Coorte Sobre Envelhecimento sobre da População de Goiás (GOIACO): Proposta de um Estudo Piloto.
  • Analise do polimorfismo genético em portadores de endometriose e aterosclerose.
  • Caracterização da viabilidade celular, atividade microbicida, bioquímica, hematológica, genética e imunológica frente a compostos derivados de plantas do Cerrado.
  • Construção de sondas cromossômicas como ferramentas auxiliares na investigação da síndrome mielodisplásica em pacientes com cariótipo normal.
  • Estratégias de fortalecimento e qualificaçao acadêmica do MGene.
  • Estratégias para investigação genética e intervenção precoce na qualificação da atenção à saúde de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo sistema público de saúde em Goiás.
  • Estudos cromossômicos, celulares, clínicos e genético-moleculares aplicados aos animais: Aspectos naturais e produtivos.

Corpo Docente

  • Coordenador 2022 – 2025

DR. ALEX SILVA DA CRUZ

Doutor em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: [email protected]

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5521953733966859

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4736-945X

  • Vice coordenadora 2022 – 2025

DRA. LYSA BERNARDES MINASI

Doutora em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: minasi@pucgoias.edu.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9057708164796074

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2734-4797

  • Docentes permanentes

DR. APARECIDO DIVINO DA CRUZ

Doutor em Biologia Molecular
University of Victoria (Canadá)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7868817504129985

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0753-3814

DR. CLÁUDIO CARLOS DA SILVA

Doutor em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0277968514903258

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9606-138X

 DR. CLAYSON MOURA GOMES

Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8550177354539916

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8827-8274

 DRA. FLÁVIA MELO RODRIGUES

Doutora em Ciências Ambientais
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9807251305319061

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2557-6570

 DR. MARC ALEXANDRE DUARTE GIGONZAC

Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5243589379211142

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6422-9873

 DRA. MARIANA PIRES DE CAMPOS TELES

Doutora em Ciências Ambientais
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4648436798023532

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9023-0007

 DR. PAULO ROBERTO DE MELO REIS

Doutor em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7729613632937834

 DRA. THAIS CIDÁLIA VIEIRA GIGONZAC

Doutora em Ciências Biológicas
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0892495939159265

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6422-9873

  • Docente Colaborador

 

Turmas

Turma 2023

  • Amanda Islemberg Peres Rego dos Santos / CV: http://lattes.cnpq.br/7548388071537859
  • Anna Júlia Mendonça das Neves / CV: http://lattes.cnpq.br/8822747966255425
  • Vitória Alvarenga Nunes / CV: http://lattes.cnpq.br/3221675312837075
  • Camilla da Silva Oliveira / CV: http://lattes.cnpq.br/4698254732895336
  • Ester Silvia Borges de Morais / CV: http://lattes.cnpq.br/1414024044570264
  • Karla Vitoria Alves Sampaio / CV: http://lattes.cnpq.br/9374287262959795
  • Rafael Carneiro Silva / CV: http://lattes.cnpq.br/2102369843114079
  • Renatta Egido Volu / CV: http://lattes.cnpq.br/1465484566199178

Turma 2022

Turma 2021

Turma 2020

Turma 2019

Turma 2018

Turma 2017

Egressos, considerando o quadriênio de Avaliação 2013 – 2016

Turma 2016

  • Andreya Gonçalves Costa Motta
  • Lilian de Souza Teodoro
  • Lorraynne Guimaraes Oliveira
  • Marcus Simao do Vale
  • Nayara Lopes de Souza
  • Samara Socorro Silva Pereira
  • Teylor Pedro Gerhardt

Turma 2015

  • Aline Carneiro Gomes Figueira
  • Andreia Marcelino Barbosa
  • Eduardo Eustaquio de Almeida Filho
  • Gustavo Rios Nascimento
  • Kelia Margarida Barros
  • Keller Gabriel Martins
  • Lucas Rodrigues Sampaio
  • Magda Helena Lagares
  • Maria José Batista de Sousa
  • Renato Alves de Souza

Turma 2014

  • Aline Carneiro Gomes Figueira
  • Andreia Marcelino Barbosa
  • Eduardo Eustáquio de Almeida Filho
  • Gustavo Rios Nascimento
  • Kélia Margarida Barros
  • Keller Gabriel Martins
  • Lucas Rodrigues Sampaio
  • Magda Helena Lagares
  • Maria José Batista de Sousa
  • Renato Alves de Souza

Turma 2013

  • Ana Julia da Cunha
  • Debora Acyole Rodrigues
  • Fabio Lemos Campedelli
  • Grazziela Alves Ferreira de Oliveira
  • Jheneffer Sonara Aguiar Ramos
  • Jose Vitor Magalhaes Martins
  • Juliana Ferreira da Silva
  • Kauane Durães do Rosário
  • Luciana Cardoso Marinho
  • Marina Machado Santos
  • Monize Prado de Morais
  • Nathalia Amaral Nogueira
  • Nuria Alonso Lopez Cid
  • Sheila Adriana Pereira
  • Simone Souza Fagundes
  • Tulio Sergio de Oliveira
  • Willame de Araujo Luz

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Legislação Federal

Resoluções e Legislação Interna do Mestrado em Genética

* A PARTIR DA TURMA 2018, O DISCENTE DEVERÁ APRESENTAR JUNTO À DISSERTAÇÃO, UM MANUSCRITO DO SEU ARTIGO, PARA OS MEMBROS DA BANCA

Formulários de Solicitação
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

Processo Seletivo

EDITAIS ABERTOS

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1


PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Chamada 01_2024_PPGENE_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa


EDITAIS ENCERRADOS

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

 


 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 24 de novembro de 2024

EDITAL N. 41-2023-PROPE – Seleção Discente PPGEN para turma 2024_1

RESULTADO FINAL

Capítulos 1, 2, 3 e 17 do livro: Lewontin, R. C.; Griffiths, A. J. F., Carroll, S. B., Wessler, S. R. Introdução à Genética. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 736

PROCESSO SELETIVO PARA 03 (três) VAGAS DE BOLSISTAS DO PROJETO PDPG-CAPES PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM OS ESTADOS – Cadeia Produtiva da Carne Bovina em Goiás

Edital 49_2023-PROPE – Seleção de Estudantes para 2023_2

Inscrições Homologadas

RESULTADO FINAL

 PROCESSO SELETIVO PARA 01 (uma) VAGA POARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL DO PROJETO PDPG-CAPES PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM OS ESTADOS – Cadeia Produtiva da Carne Bovina em Goiás

Edital 51_2023 – Processo Seletivo Pos-DOC – Carne bovina

Inscrições Homologadas – POS DOC

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

 

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil3

Pós-Doutorado

O MGene, embasado com o seu compromisso de formação e capacitação continuada, por meio de seus docentes, estabeleceu o compromisso para a supervisão e acompanhamento de Estágio Pós Doutoral.

 

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO

Nome: Dra. Irene Plaza Pinto

Título do Projeto: Uso combinado das metodologias de Análise Cromossômica por Microarranjo (CMA) e Sequenciamento de Exoma (WES) para tentar identificar e entender as causas genômicas dos pacientes com deficiência intelectual, atendidos pela rede pública de Goiás

Supervisor: Dr. Aparecido Divino da Cruz

Vigência: 2019 – 2022

Agência financiadora: Voluntário

 

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ENCERRADOS

Nome: Dra. Thais Cidália Vieira

Título do Projeto: Caracterização Genética de STRs na população do Brasil Central, taxas de mutações De Novo e suas implicações forense

Supervisor: Dr. Aparecido Divino da Cruz

Vigência: 2016 – 2018

Agência financiadora: Voluntário

 

Nome: Dra. Emília Oliveira Alves Costa

Título do Projeto: Avaliar a taxa de mutações germinativas na prole de pessoas expostas acidentalmente e ocupacionalmente a baixas doses de radiação ionizante de Césio-137: Uso potencial de CNVs de novo como biomarcadores da exposição parental.

Supervisor: Dr. Aparecido Divino da Cruz

Vigência: 2017 – 2020

Agência financiadora: PNPD – CNPq

 

Nome: Dr. Rajib Deb

Título do Projeto: elaboração de um proposta de estudo para a criação de sondas de DNA para marcação dos BTAs 1, 29, X e Y.

Supervisor: Dr. Aparecido Divino da Cruz

Vigência: 2019 – 2020

Agência financiadora: CNPq

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

LEGISLAÇÃO VIGENTE FAPEG

Portaria-no-011-PRES-14-02-2022

Portaria-no-013-PRES-21-02-2022

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-Formação

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa


PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Chamada 01_2024_PPGENE_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

EDITAIS ENCERRADOS

PODE PUC  e FUNDACRED 2023/1
Inscrições até 10 de abril de 2023
 Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
 
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

Financiadores:

Qualificações e Defesas

Publicações

2022

2021

2020

2019

2018

2017

Eventos e Certificados

Eventos recomendados e/ou apoiados pelo MGene, considerando o quadriênio de Avaliação 2017 – 2020;

2017:
2018:
 
 
 
 
2019:
 
Atenção: International Congress of Genetics. Fique atento.
 
 

                                                       2021

                                                                   

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. ALEX SILVA DA CRUZ

E-mail:[email protected] 

Telefone: (62) 3946 1385

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. LYSA BERNARDES MINASI

E-mail: [email protected]

E-mail oficial do Programa[email protected]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética
Campus I PUC Goiás, Área IV, Bloco L (Térreo)
Rua 235, nº 40, Setor Universitário
Goiânia (Goiás) / CEP 74605-010

Contatos:
Secretaria – (062) (62) 3946 1346 – 3946 1403 – 3946-1033
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionário da Secretaria:

Jáder Alves Gomes

Laborátorios

Infraestrutura do Núcleo de Pesquisas Replicon

 

As instalações do NPR além de estarem disponíveis ao MGene, também contribuem com outros PPGs da PUC Goiás e a PPGs da UFG, UEG e UCB para desenvolvimento das atividades experimentais dos projetos de pesquisas. Atividades de parcerias com serviço público desenvolvidas com Ministério Público do Estado de Goiás para realização de testes de vínculo genético e serviço privado, são desenvolvidas pelo NPR. Assim, as atividades desenvolvidas pelo NPR buscam atingir a excelência, tanto no serviço público de genética no SUS, quanto nos Programas de Pós-Graduação envolvidos, se propondo a atuar como multiplicadores das oportunidades de diagnóstico e seguimento dos pacientes, da produção do conhecimento e da formação de pessoas. Neste sentido, a equipe do NPR tem maturidade e integra o DECIPHER um banco de dados internacional de variação genômica e de fenótipo em seres humanos usando Recursos Ensembl. Contribuindo com o DECIPHER existe uma comunidade internacional de departamentos acadêmicos de genética clínica e genômica de doenças raras, que, atualmente, somam mais de 200 centros e com mais de 10.000 casos relatados. O NPR ainda atua como uma corefacility, de forma a facilitar os estudos mediante geração e análise de dados para múltiplos usuários, internos e externos, das tecnologias nele instalada. A aplicação de tecnologias inovadoras proporciona também a produção de conhecimento, a consolidação científica e tecnológica e a produção científico-acadêmica qualificada na região Centro Oeste.

A infraestrutura do núcleo encontra-se descrita abaixo:

 

ESTRUTURA FÍSICA DO NPR/PUC GOIÁS

  1. LABORATÓRIO DE BIOMOLECULAR I

FUNÇÃO: Extração de DNA, pré PCR e procedimentos de Citogenética ÁREA: 67,88m²

MOBILIÁRIO:

  • 3 Bancadas em granito com armário embutido e armário aéreo.
  • 3 Bancadas duplas em fórmica, com tomadas de energia, com 3 prateleiras
  • 24 cadeiras fixas em polipropileno.
  • 1 Lavatório.
  • 2 Bancadas em granito com cuba inox e armário embutido.
  • 1 Freezer vertical.
  • 2 Arquivos metálico.
  • 2 Geladeiras
  • 2 Ar condicionado de parede.
  • Papeleira, saboneteira e

EQUIPAMENTOS SOBRE AS BANCADAS:

  • 1 Capela de fluxo laminar
  • 1 Agitador de tubos
  • 4 Porta-pipetas
  • 5 Centrifugas
  • 3 Banho-maria
  • 1 Forno de hibridização
  • 1 Micro-ondas
  • 1 Espectrofotômetro
  • 1 Negatoscópio
  • 1 Placa hibridizadora
  • 2 Balanças de precisão
  • 2 Secadores gel
  • 3 Bombas de vácuo
  • 1 Fluorômetro
  • 2 Homogeneizadores
  • 2 Fontes de eletroforese
  • 1 Placa aquecedora
  • 2 Dispensadores automáticos
  • 2 Pipetadores elétricos
  • 5 Cubas de eletroforese
  • 1 Peagâmetro PISO: Paviflex

PAREDE: Azulejo e divisória naval TETO: laje com pintura PVA

 

  1. CIRCULAÇÃO / CORREDOR FUNÇÃO: Ligação entre os ambientes ÁREA: 26,23 m²

MOBILIÁRIO:

  • 3 Armários em fórmica com 2 portas, para guarda de pertences dos funcionários, alunos e
  • 1 Rack de rede de informática.
  • 1 Freezer -80º.
  • 1 Caixa em fórmica para pôsteres/banners
  • 1 Armário em fórmica com 4 portas, para guarda de pertences dos funcionários, alunos e

PISO: Paviflex

PAREDE: parede com pintura acrílica lisa e divisória naval TETO: laje com pintura PVA

 

  1. COPA

FUNÇÃO: Espaço destinado ao consumo de lanches. ÁREA: 9,27 m²

MOBILIÁRIO:

  • 1 Mesa redonda em fórmica, com 6 cadeiras fixas em polipropileno.
  • 1 Armário em fórmica, com 2 portas.
  • 1 Bancada em granito com cuba inox e armário embutido.
  • Papeleira, lixeira e saboneteira. PISO: Paviflex

PAREDE: Pintura acrílica, azulejo e divisória naval. TETO: laje com pintura PVA

 

  1. ESPERA

FUNÇÃO: Aguardar atendimento ÁREA: 10,45m²

MOBILIÁRIO:

  • 1 Sofá estofado impermeabilizado com 2
  • 1 Aparador de revistas.
  • 1 Suporte para copo descartável. PISO: Paviflex

PAREDE: Pintura acrílica e divisória em vidro temperado TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. SECRETARIA / ATENDIMENTO

FUNÇÃO: Atender aos interessados nos diversos assuntos acadêmicos ÁREA: 9,21 m²

MOBILIÁRIO:

  • 1 Mesa tipo estação do trabalho em fórmica, com 1 cadeira giratória estofada em tecido impermeabilizado e computador completo.
  • 1 Armário em fórmica, alto com 2
  • 2 Cadeiras giratórias, estofada em vinil. PISO: Paviflex.

PAREDE: Divisória naval e Pintura acrílica TETO: Laje com pintura em PVA.

 

  1. ALMOXARIFADO FUNÇÃO: Armazenagem. ÁREA: 4,94m² MOBILIÁRIO:
  • 1 Armário em fórmica, com 2 portas.
  • 1 Armário em aço com 2 portas.
  • 1 Estante em fórmica com 5 prateleiras.
  • 1 Armário de lâminas. PISO: Paviflex

PAREDE: Pintura acrílica

TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. CULTURA DE CÉLULAS FUNÇÃO: Cultura de células ÁREA: 9,74m²

MOBILIÁRIO:

  • 2 Capelas de fluxo
  • 2 Estufas de CO2.
  • 4 Bancadas para apoio dos equipamentos acima citados. PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica

TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. ESTERILIZAÇÃO FUNÇÃO: Esterilização ÁREA: 9,76m² MOBILIÁRIO:
  • 1 Estante em fórmica com 5 prateleiras.
  • 2 Mesas retas em fórmica.
  • 1 Bancada em granito com cuba inox e armário embutido
  • 2 Máquinas de gelo.
  • 2 Dispensadoresde sabonete líquido, porta-papel toalha e
  • 1 Exaustor

EQUIPAMENTOS SOBRE AS BANCADAS:

  • 2 Estufas
  • 1 Osmose reversa PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica

TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. COLETA

FUNÇÃO: Coleta de amostras biológicas ÁREA 6,62m²

MOBILIÁRIO:

  • 1 Armário em fórmica, com 3 prateleiras e 3 gavetas.
  • 1 Lavatório com acionamento a pedal.
  • 1 Maca para coleta.
  • 1 Cadeira fixa com apoio de braço para coleta.
  • 1 Dispensador de sabonete líquido, porta-papel toalha e lixeira PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica e divisória naval TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR III (GENÉTICA MOLECULAR) FUNÇÃO: Análise molecular.

ÁREA 12,22m² MOBILIÁRIO:

  • 1 Bancada em fórmica, com 2 prateleiras e 2 gavetas.
  • 1 Bancada em aço.
  • 1 Bancada em fórmica.
  • 4 Cadeiras fixas em polipropileno.
  • 1 Ar condicionado de parede. EQUIPAMENTOS SOBRE AS BANCADAS:
  • 2 Computadores completos
  • 1 Citômetro de fluxo.
  • 1 Analisador genético ABI 3500 (Sequenciamento Sanger de DNA e genotipagem).
  • 1 Contador de células.
  • 1 Equipamento para hemograma. PISO: Paviflex

PAREDE: Pintura acrílica e divisória naval TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. CITOGENÉTICA

FUNÇÃO: Pesquisa em citogenética ÁREA 11,27m²

MOBILIÁRIO:

  • 2 Bancadas em granito.
  • 1 Bancada em granito com armário
  • 3 Cadeiras giratórias estofadas em tecido
  • 1 Ar condicionado de parede.
  • 1 Computador
  • 1 Gaveteiro com 4 gavetas.
  • 1 Estação de cariotipagem (microscópio com câmera e computador).
  • 1 Forno de hibridização em lâminas. EQUIPAMENTOS SOBRE AS BANCADAS:
  • 1 Impressora
  • 1 Impressora de fotos
  • 1 Nobreak
  • 1 Banho-maria
  • 1 Centrifuga PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica, azulejo e divisória naval

 

  1. SALA DE ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE DADOS FUNÇÃO: Atendimento gerencial e administração ÁREA 10,44m²

MOBILIÁRIO:

  • 2 Mesas tipo estação do
  • 1 Armário baixo em fórmica, com 2 portas.
  • 1 Gaveteiro em fórmica.
  • 2 mesas de trabalho pequenas.
  • 1 Armário em fórmica, com 3 portas.
  • 5 Cadeiras estofadas com tecido impermeabilizado.
  • Ar condicionado split. EQUIPAMENTOS SOBRE AS MESAS:
  • 1 Impressora Multifuncional
  • 1 Telefone/Fax
  • 4 Computadores completos PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica

 

  1. SANITÁRIO MASCULINO

Espaço localizado no mesmo andar, mas externo ao Núcleo de Pesquisas Replicon. ÁREA 18,23m²

 

EQUIPAMENTOS

  • 1 Bancada em granito com 5 cubas em louça.
  • 4 Bacias sanitárias em louça.
  • 3 Mictórios.
  • 2 Dispensador de sabonete líquido, porta-papel toalha e lixeira PISO: Cerâmica

PAREDE: Pintura acrílica e azulejo TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. SANITÁRIO FEMININO

Espaço localizado no mesmo andar, mas externo ao Núcleo de Pesquisas Replicon. ÁREA 10,73m²

EQUIPAMENTOS

  • 1 Bancada em granito com 2 cubas em louça.
  • 4 Bacias sanitárias em louça.
  • Dispensador de sabonete líquido, porta-papel toalha e lixeira PISO: Cerâmica

PAREDE: Pintura acrílica e azulejo TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. SANITÁRIO PNE

Espaço localizado no mesmo andar, mas externo ao Núcleo de Pesquisas Replicon. ÁREA 2,80m²

EQUIPAMENTOS

  • 1 Lavatório em louça.
  • 1 Bacia sanitária em louça.
  • 1 Dispensador de sabonete líquido, porta-papel toalha e
  • 2 barras de apoio fixadas na parede lateral e na parede de fundo.

PISO: Cerâmica

PAREDE: Pintura acrílica e azulejo TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. DML

Espaço localizado no mesmo andar, mas externo ao Núcleo de Pesquisas Replicon.

ÁREA 2,80m² EQUIPAMENTOS

  • 1 Tanque em louça.
  • 1 Armário em fórmica, com espaço para rodos e vassouras. PISO: Cerâmica

PAREDE: Pintura acrílica e azulejo TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. LABORATÓRIO DE MICROMANIPULAÇÃO FUNÇÃO: Realizar Microdissecção Cromossômica ÁREA 3,73m²

EQUIPAMENTOS

 

  • 1 Bancada ampla
  • 1 Microscópio de Micromanipulação e seus acessórios
  • 1 Cadeira de polipropileno
  • 1 Cadeira giratória estofada com tecido impermeabilizado. PISO: Paviflex

PAREDE: Pintura acrílica e divisória naval TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. LABORATÓRIO DE ANÁLISE CROMOSSÔMICA EM MICROARRANJOS FUNÇÃO: Espaço destinado a realizar análise cromossômica.

ÁREA 7,27m² EQUIPAMENTOS

  • 1 Estação Fluídica de
  • 1 Scanner para leitura dos chips de DNA/RNA.
  • 1 Bancada com estantes e gavetas.
  • 1 Forno de Hibridização dos chips.
  • 1 Desktop de captura e de análise dos dados obtidos após escaneamento dos
  • 2 Cadeiras com braços de polipropileno.
  • 1 Cadeira estofada com tecido impermeabilizado. PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica e divisória naval TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. CIRCULAÇÃO INTERNA

FUNÇÃO: Ligação entre os ambientes. ÁREA 17,68m²

EQUIPAMENTOS

  • 1 Armário em fórmica com 3 portas de correr
  • 1 Armário alto em fórmica com 4 portas de abrir
  • 1 Longarina de 3 lugares, estofados PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica

TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR II

FUNÇÃO: Extração e amplificação de DNA, procedimentos de Citogenética e pós PCR ÁREA 69,98m²

MOBILIÁRIO:

  • 1 Bancada em granito com cuba inox com armário embutido e armário aéreo.
  • 2 Bancadas em
  • 1 Bancada em granito com cuba inox, prateleira inferior e armário aéreo.
  • 1 Lavatório
  • 3 Dispensadores de sabonete líquido, porta-papel toalha e
  • 28 Cadeiras de polipropileno
  • 2 Banquetas altas de polipropileno
  • 2 Ar condicionado de
  • 2 Mesas em fórmica.
  • 1 Armário em fórmica EQUIPAMENTOS SOBRE AS BANCADAS:
  • 1 Câmara de Fluxo Laminar
  • 4 Banho-maria
  • 1 Bomba de vácuo
  • 5 Fontes de eletroforese
  • 1 Secador de gel
  • 1 Purificador de água
  • 3 Barriletes para água
  • 1 Espectrofotômetro
  • 3 Termocicladores
  • 3 Centrífugas
  • 1 Balança de precisão
  • 1 Micro-ondas
  • 1 Agitador com placa aquecedora
  • 1 Placa aquecedora
  • 1 Forno de hibridização
  • 4 Agitador de tubo
  • 4 Microscópio
  • 2 Fotodocumentadores
  • 3 Cubas de eletroforese
  • 1 Fluorômetro
  • 1 Peagâmetro PISO: Paviflex

PAREDE: pintura acrílica

TETO: Laje com pintura em PVA

 

  1. Sala de Aconselhamento

Função: Consultas e entrevistas de pacientes e suas famílias do NPR. Ambiente humanizado e confortável destinado ao aconselhamento genético. Organizado de acordo com os consensos internacionais para a comunicação não-diretiva com as famílias acerca dos agravos genéticos e seus riscos de ocorrência a e recorrência.

Área 25 m²

 

Equipamentos

  • 2 longarinas
  • 1 poltrona
  • 1 armário alto em fórmica
  • 1 armário baixo com portas de correr
  • 3 poltronas
  • 2 vasos com planta
  • 1 quadro negro
  • 1 aparador de canto
  • 5 pufes infantis
  • 2 ventiladores de parede
  • 1 balança para pessoas
  • 1 maca
  • 2 computadores
  • 1 brinquedoteca

Piso: Paviflex

Parede: pintura acrílica e divisória de gesso acartonado Teto: Laje com pintura em PVA

Banco de Teses e Dissertações

Banco de Dissertações: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2087

Produção do Programa

2022

2021

2020

2019

2018

2017

Programação Acadêmica

Em breve

Redes de pesquisa

Em breve!

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem