Educação

Conceito Capes:

5

Duração:

30 e 42 meses

Modalidade:

Mestrado e Doutorado

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás – Mestrado foi implantado em 1999 e recomendado pela CAPES em março de 2001, com decisão favorável ao reconhecimento pelo Ministério da Educação / CNE, conforme Processo: 23001 – 000114/2001 – 34 e Parecer: CES 0859/2001. No ano de 2006, o Programa obteve da CAPES a autorização para implantação do Doutorado em Educação.

O curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042.

No último quadrienal (2013-2016), o Programa recebeu nota 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás tem como objetivo: 

Objetivo geral
Qualificar docentes e pesquisadores para o exercício profissional na área da educação.

Objetivos específicos

  • Propiciar sólida formação intelectual com visão abrangente e critica da realidade educacional brasileira, mediante preparação para a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade de diálogo com as múltiplas manifestações do pensamento contemporâneo;
  • Desenvolver estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento e a reflexão sobre a problemática econômico-social, cultural e pedagógica do campo investigativo da educação, tendo em vista a busca de mudanças que respondam as exigências da realidade nacional e local.

Áreas de Concentração

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – O Programa centra suas atividades investigativas e curriculares nas práticas educacionais inseridas em contextos socioculturais, econômicos e históricos. A educação enquanto objeto de estudo é compreendida, na sua natureza multidimensal, como processo de comunicação e interação visando ao desenvolvimento e à aprendizagem do ser humano, implicando modalidades pluridisciplinares de investigação e de produção de conhecimento. Resulta dessa compreensão do fenômeno educativo três dimensões abrangidas pelo Programa – as ações educativas institucionalizadas, as políticas educacionais/gestão do sistema educativo e as práticas socioculturais que perpassam a educação – convertidas nas três linhas de pesquisa:

  • Teorias da Educação e Processos Pedagógicos;
  • Estado, Políticas e Instituições Educacionais;
  • Educação, Sociedade e Cultura.

Integridade Acadêmica

Em Breve!

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do Programa é constituída de quatro componentes: 

NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: Compõe-se de disciplinas obrigatórias visando propiciar aos alunos uma base comum de conhecimentos associada ao conteúdo das Linhas de Pesquisa. Essas disciplinas, além de fornecerem um discurso teórico necessário para a compreensão da temática do campo educacional, também favorecem o amadurecimento do projeto de pesquisa.

No Mestrado, serão oferecidas nesse Núcleo 4 disciplinas das quais o aluno cursará três obrigatoriamente, correspondendo 12 créditos, sendo a primeira disciplina, Elementos teórico-metodológicos da pesquisa em educação, obrigatória a todos os mestrandos; a segunda correspondente à sua linha: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos ou Cultura e Educação ou Políticas Educacionais e a terceira disciplina será de escolha do mestrando.

No Doutorado, serão oferecidas duas disciplinas obrigatórias a todos os doutorandos sendo elas: Epistemologia e Pesquisa em Educação, e Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais, somando 8 créditos. Os doutorandos provenientes de mestrados de outras áreas, ou seja, que não fizeram Mestrado em Educação, deverão cursar obrigatoriamente uma terceira disciplina pertencente ao núcleo de Estudos Temáticos: Fundamentos da Educação, de 4 créditos.

NÚCLEO DE ESTUDOS TEMÁTICOS: Compõe-se de Estudos Avançados, no formato de disciplinas eletivas, comuns ao Mestrado e Doutorado, que contemplam temas complementares da formação, vinculados às ementas das Linhas de Pesquisa e dos projetos de investigação dos professores. Mestrandos e doutorandos deverão cursar duas disciplinas optativas, totalizando 8 créditos.

NÚCLEO DE ESTUDOS ORIENTADOS: Compõe-se dos Seminários de Pesquisa e das Atividades Supervisionadas. Os Seminários de Pesquisa I ( Mestrado) e II ( Doutorado) têm, cada um, 4 créditos. Destinam-se a promover a integração entre ensino e pesquisa, visando ao desenvolvimento nos estudantes a capacidade de análise e de crítica, com rigor investigativo e criatividade.

ATIVIDADES SUPERVISIONADAS: As atividades Supervisionadas são atividades curriculares e correspondem a 30 horas realizadas e comprovadas pelos mestrandos e doutorandos conforme plano de trabalho definido com o orientador. Para integralização do curso é necessária a comprovação das horas de Atividades Supervisionadas. As atividades Supervisionadas são atividades formativas relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, a saber: publicação de livro ou capítulo de livro, artigos, trabalhos em Anais, participação em Grupos de Estudo (desde que não computados como disciplina), participação no Seminário Integrado do PPGE, estudos independentes com relatório, conferências ministradas, participação em atividades de orientação coletiva de caráter sistemático, participação em eventos científicos com relatório, participação em projetos de pesquisa com relatório semestral, organização de eventos científicos e outras atividades atestadas pelo orientador.

Linhas de pesquisa 

Linhas de pesquisa 

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – Compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades.

DOCENTES DA LINHA:

Dra. Beatriz Aparecida Zanatta

Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

Dr. José Carlos Libâneo

Dra. Lila Maria Spadoni Lemes

Dr. Made Miranda Júnior (coordenador da linha)

Dra. Raquel Aparecida Marra Da Madeira Freitas

ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS – Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica.

DOCENTES DA LINHA:

Dra. Lúcia Helena Rincón Afonso (Coordenadora)

Dra. Maria Cristina Das Graças Dutra Mesquita

Dra. Maria Esperança Fernandes Carneiro

Dr. Renato Barros De Almeida

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA – Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das praticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.

DOCENTES DA LINHA:

Dr. Aldimar Jacinto Duarte

Dra. Cláudia Valente Cavalcante

Dr. Divino De Jesus Da Silva Rodrigues (Coordenador da linha)

Dr. Edmilson Ferreira Marques ( Dinter/Fasem)

Dra.  Estelamaris Brant Scarel

Dr. José Maria Baldino

Dra.  Maria Zeneide Carneiro Magalhães De Almeida

Dr. Romilson Martins Siqueira

Grupos de Pesquisa

Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PPGE. No entanto, os docentes do PPGE também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.

GRUPO DE PESQUISA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR
Institucional: o GPPEGE sustenta a LP do PPGE/PUC Goiás: Estado, Políticas e Instituições Educacionais, o NUPE do Dep. Educação, na qual realizam-se pesquisas sobre Políticas Públicas, Formação de Professores, Gestão Educ, Educação, Trabalho e Gênero, Avaliação Inst., Docência Universitária. Compõe-se por pós-doc, doutores, mestres, especialistas, mestrandos, doutorandos, bolsistas de IC. A maioria é da PUCGoiás, mas o GPPEGE se articula com GPS de diversas IES. Munic: desenvolve projetos integrados às Prefeituras de Goiânia e Anápolis/GO, Observatório de Políticas Educacionais da Escola Pública. Est: os pesquisadores integram-se à Rede de Pesquisa Políticas, Estado e Instituições Educacionais-FAPEG, o FEPAFD/GO e o Fórum Estadual de Goiás. Reg.: relaciona-se com o Fórum de Pesquisadores da Anped CO,Coord. da Anfope CO. Nac: articula-se com GP da UFAM, UFC, UFBA, UFES, UFG, UFMA, UFMT, UFPA, UFPB, UFRRJ, UFSC, UEG, UEL, UEMG, UEP, UEPG, UERJ, UnB, UNISANTOS, UNIJUÍ, IFGoiano.

Líder: Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Vice-Lider: Maria Esperança Fernandes Carneiro

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8267549768021463
Site do grupo: www.gppege.org.br

GRUPO DE PESQUISA: TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Este Grupo de Pesquisa compõe-se de duas linhas: 1) Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas. Investiga a teoria histórico-cultural, a teoria da atividade e a pesquisa cultural visando contribuir para o desenvolvimento teórico da didática, das didáticas específicas e de outras práticas escolares ligadas ao ensino e à aprendizagem. A principal contribuição está relacionada à aplicação dos estudos e práticas de ensino nos diversos níveis e a programas de formação de professores. Os integrantes do grupo estão articulados com pesquisadores de outras instituições que trabalham nessa mesma orientação teórica. Palavras-chave: Didática; Metodologia de Ensino; Formação de professores; Práticas educativas; Práticas pedagógicas; Teoria histórico-cultural; Teoria histórico-cultural da atividade; Teorias da Educação. 2) Educação escolar. Investiga os processos pedagógicos considerando a educação escolar em suas múltiplas dimensões: fundamentos teóricos, práticas, distintas formas e meios.

Líder: José Carlos Libâneo
Vice-Líder: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1599336920087002

GRUPO DE PESQUISA:

KADJÓT – GRUPO INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO 

 Líder: Joana Peixoto

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5636200472384576

GRUPO DE PESQUISA: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
O grupo de pesquisa organizado em torno da temática juventude e educação, agrega pesquisadores vinculados a UCG e outras instituições. Desenvolve( desde 2007)a pesquisa Agrupamentos e culturas Juvenis:espaços de sociabilidades e de formação vinculada ao projeto básico: O Proeja indicando a reconfiguração do campo da educação de jovens e adultos com qualificação profisional- desafios e possibilidades CAPES/SETEC) A produção do grupo consiste em artigos publicados, apresentação de trabalhos em eventos desde 2002 (Anped, 2002/2003/2004,2005,2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 E 2013 Em 2009 foram apresentados trabalhos em 4 eventos: 2 nacionais (Anped Nacional e Anped Centro-Oeste) e 2 regionais (Simpósio FE/UFG e simpósio PUC-GO. Em 2007: a) editou o livro: Juventude, Educação e Campo Simbólico- Editora UCG-; b)publicou dois artigos no Livro Espaços públicos e tempos juvenis, coordenado por Marilia Sposito. Em 2008: a) publicou o livro Estudos sobre jovens e processos educativos na contemporaneidade; b)foram apresentados duas comunicações e quatro posters no III JUBRA; c) um trabalho completo no 9º Encontro Regional Anped;d) Um trabalho completo 31 Reunião anual da Anped, e) defendidas duas dissertações de mestrado e duas monografias de graduação; f) participação na comissão organizadora e na comissão Científica do III Simpósio Internacional da Juventude Brasileira. Em 2010 e 2011 foram apresentados trabalhos na ANPED/Nacional, defendidas quatro dissertações e uma tese de doutorado; organizado um livro: Juventude e Contemporaneidade: desafios e perspectivas (Canone, UFG,SEDH-PR. Apresentados 10 trabalhos em seminários nacionais e regionais. Em 2012 foi defendida uma tese de doutorado e, em 2013 foram defendidas 2 dissertações de mestrado.

Líder:  Cláudia Valente Cavalcante
Vice-Líder: Aldimar Jacinto Duarte

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7676324091569717

GRUPO DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS
A pesquisa tem como objetivo compreender o impacto das políticas educacionais adotadas pelos governos brasileiros ao longo do percurso histórico e suas articulações com a atualidade, buscando compreender a relação dos processos de formação de professores e sua inserção no exercício profissional da docência no presente e passado. Outra repercussão esperada pelo corpus das pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo será a de contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional, por meio da reconstrução da memória da educação em seus diferentes níveis, processos e modalidades, sobre as instituições educacionais/educativas e sociais, como também as histórias e representações da vida escolar nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins, a construção de identidades naquele espaço geográfico bem como a relação dessas memórias com a realidade das práticas escolares na contemporaneidade na cidade e campo.

Líder: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Vice-Líder: José Maria Baldino

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8755874680949237

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE
Estudos e pesquisas que incluam na discussão sobre a infância a importância de referências filosóficas, psicanaíiticas e estéticas.

Líder: Glacy Queirós de Roure
Vice-Líder: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9495595138851305

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA (GEPCEI)
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI) tem como eixo epistemológico a relação Educação, Sociedade e Cultura, bem como a verticalização de seus objetos de estudos a partir dos processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais. Portanto, toma como referência o Materialismo Histórico Dialético em interface com a Psicologia Histórico Cultural e o diálogo com a Sociologia da Infância a fim de apreender a criança e a infância como categorias histórico-culturais. Portanto, situa tanto seus sujeitos, quanto seus objetos, nas esferas da história e da cultura humana. Constitui-se como espaço acadêmico na promoção de redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos, sejam eles das Redes de Ensino (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) ou Movimentos Sociais.

Líder: Romilson Martins Siqueira
Vice-Líder: Márcia Helena Santos Curado

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5443499877736116

Atualizado em: 24/05/2017 – CPD/INTERNET

Projetos de Pesquisa

Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:

Atualizado em 14/03/2017 – DICOM

CORPO DOCENTE

Linha de pesquisa: TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS 

Dra. BEATRIZ APARECIDA ZANATTA 
Doutora em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: zanatta@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6652789366090984

Dr. DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
Doutor em Educação Matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: duelci@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/7087050865236814

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5769-634X

Dra. ELIANDA FIGUEIREDO ARANTES TIBALLI
Doutora em História e Filosofia da Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) M/D
E-mail: elianda@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1828025455687021

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2194-8314

Dr. JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
Doutor em Filosofia e História da Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) M/D
E-maillibaneo.edu@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/7261628151334430

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6821-5946

Dra. LILA MARIA SPADONI LEMES
Doutora em Doctorat en Psychologie
Université Paris Descartes, PARIS 5 (França) M/D
E-mail: lilamaria@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1490734770061584

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5840-2799

Dr. MADE JUNIOR MIRANDA (Coordenador)
Doutor em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mailmade@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6833748026466876

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5236-2367

Dra. RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Doutora em Educação Escolar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mailraquel.a@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/4340349253071492

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3978-0238

Dra. JOANA PEIXOTO ( Colaboradora)

Doutora em em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8

email: joana.peixoto@ifg.edu.br

Linha de pesquisa: ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Dra. IRIA BRZEZINSKI (Colaboradora)
Doutora em Administração Escolar
Universidade de São Paulo (Brasil) M/D
E-mailiriaucg@yahoo.com.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6603959142820263

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1708-9139

Dra. LÚCIA HELENA RINCÓN AFONSO (Coordenadora)
Doutora em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mailluciarincon@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6875047675834170

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3130-8246

Dra. MARIA CRISTINA DAS GRAÇAS DUTRA MESQUITA 
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail:mmesquita@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/4681160650808627

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4452-0801

Dra. MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
E-mailesperancacarneiro@outloook.com
Lattes: lattes.cnpq.br/2078525746548579

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7272-6666

Dr. RENATO BARROS DE ALMEIDA
Doutor em Educação
Universidade de Brasília (Brasil)
E-mail: renato.b@@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1288153314499688

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8393-6557

Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA

Dr. ALDIMAR JACINTO DUARTE
Doutor em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: aldimar@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/8154824077202046

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1799-2811

Dra. CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mailsclavalente@pucgoias.edu.br
               cavalcante.70@hotmail.com
Lattes: lattes.cnpq.br/2596699122693694

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9521-6784

Dr. DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES (Coordenador)
Doutor em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: divino.psi@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/2861290567624956

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7661-1794

Dr. EDMILSON FERREIRA MARQUES ( DINTER FaSeM)
Doutor em História
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mailedmilsonmarques@ymail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4016886983230745

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4836-2911

Dra. ESTELAMARIS BRANT SCAREL
Doutora em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) D
E-mailestelamaris@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/3146220000623241

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1745-1882

Dr. JOSÉ MARIA BALDINO
Doutor em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mailbaldino@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/2750664629773893

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-1402

Dra. MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA
Doutora em História
Universidade de Brasília (Brasil) M/D
E-mailzeneide@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/5736362178244406

Orcid: http://Almeida https://orcid.org/0000-0003-2220-9932

Dr. ROMILSON MARTINS SIQUEIRA
Doutor em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mailromilson@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/9733311215027749

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6878-9373

DOCUMENTAÇÃO

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

REQUERIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE PROCESSOS ACADÊMICOS  

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL  pos.efph@pucgoias.edu.br

Legislação Federal
Resoluções – CAPES

Portarias – CAPES

BOLSAS E FINANCIAMENTOS

Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

 BOLSAS – NOVO

 
Seleção de Bolsistas CAPES PPGE _ Chamada N. 05-2022  
RESULTADO FINAL BOLSISTA E TAXA-CAPES-PROSUC-DE 2022-2 

 TERMO  DE COMPROMISSO BOLSA

FICHA DE INSCRIÇÃO

Chamadas Finalizadas
RESULTADO FINAL BOLSISTA TAXA-CAPES-PROSUC-DE 2022-2 

CHAMADA PARA BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2022 – MESTRADO (BOLSA) E DOUTORADO (TAXA E BOLSA) – NOVO

RETIFICAÇÃO DA CHAMADA – NOVO

 TERMO  DE COMPROMISSO TAXA ESCOLAR – com firma reconhecida em cartório (2 vias)

 TERMO  DE COMPROMISSO BOLSA – com firma reconhecida em cartório (2 vias)

FICHA DE INSCRIÇÃO


CHAMADA PARA BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2022 – MESTRADO( BOLSA)  E DOUTORADO(TAXA E BOLSA) – ENCERRADO

 

FINANCIAMENTOS

FUNDACRED – Em breve!

PODE PUC – Em breve! 

BOLSAS

BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2019 – MESTRADO E DOUTORADO

BOLSA CAPES/PDSE – DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

TAXA CAPES/PROSUC – 2019 – MESTRADO

Bolsas:

Financiamentos:

QUALIFICAÇÕES E DEFESAS

  • Bancas de qualificações
    • Em Breve
  • Bancas de defesas
    • Em Breve

PUBLICAÇÕES

  Em Breve

EVENTOS E CERTIFICADOS

  2022

XVIII Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa do PPGE – PROGRAMAÇÃO

AULA INAUGURAL – 2022-1 – DIA 23 DE MARÇO DE 2022 – Crise estrutural e impactos na pesquisa, na educação, na cultura, na ciência e tecnologia: a democracia em risco

2021

SIMPÓSIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: MEMÓRIA, ESPERANÇA E RESISTÊNCIA, NOS DIAS 08, 09 E 10 DE DEZEMBRO DE 2021

     –  PROGRAMAÇÃO

XXII SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE

AULA INAUGURAL – Universidades, determinações internacionais e resistências históricas

2020

XXI SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE – 02 DE DEZEMBRO DE 2020

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO RESULTADO DE ESTÁGIO PÓS DOUTORAL PROF. DR. JOÃO CÂNDIDO BARBOSA – CERTIFICADOS

AULA INAUGURAL 2020-2 

PARTICIPANTES MATUTINO
PARTICIPANTES NOTURNO

2019

 

  • Conferência de Abertura do Semestre Letivo do Programa de Pós Graduação em Educação – Dia 26 de março de 2019 – 9h no Auditório da EFPH – O neoliberalismo e a ofensiva autoritária e conservadora contra a educação – Profª Dra. Marília Gouvea de Miranda – CERTIFICADOS

  • Colóquio das Linhas de Pesquisa do PPGE – Educação e Diversidade – dias 7 e  8   de maio 2019 no Auditório da EFPH – CERTIFICADOS

 2018

CERTIFICADOS DOS AUTORES
CERTIFICADOS DOS COORDENADORES DE SALA
CERTIFICADOS DOS DEBATEDORES

CERTIFICADOS DOS OUVINTES SERÃO DISPONIBILIZADOS NO SITE DA PUC  (PARA OS ALUNOS QUE ENTREGARAM O PASSAPORTE NA SECRETARIA DA GRADUAÇÃO (térreo) ATÉ DIA 24/11.

 2016

XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação

 EVENTOS 2014
XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO / CENTRO-OESTE (ANPED)
TRABALHOS
COMUNICAÇÃO ORAL
GT-2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
GT-4 – DIDÁTICA
GT-5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
GT 10 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
GT 12 – CURRÍCULO
GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
GT 15 – EDUCAÇÃO ESPECIAL
GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
GT 19 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
GT 20 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

POSTERES

PGT2
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PGT 23

Laboratórios

Em Breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em Breve!

Produção do Programa

Em Breve!

Coordenação

PROFA. DRA. CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE

Coordenadora

E-mailscavalcante.70@hotmail.com
               clavalente@pucgoias.edu.br

PROF. DR. RENATO BARROS DE ALMEIDA

Vice-Coordenador

E-mailrenatobalmeida@hotmail.com                                                                                                                       renato.b@pucgoias.edu.br

 

Funcionários da Secretaria:

Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br

Alessandra Malta de Oliveira

Alzerina Alencar V. Moreira

E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br

ENDEREÇO:

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)

Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673

E-mail oficial do Programa: pos.edu@pucgoias.edu.br

Horário de Atendimento:

de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Reconhecimento de Diplomas

Na PUC Goiás, os procedimentos para Reconhecimento de Títulos de Pós-Graduação Stricto Sensu obtidos no Exterior seguem as determinações da Resolução CNE/CSE nº 3, de 22 de junho de 2016 que, internamente são regulamentadas pelo Ato Próprio Normativo n. 003/2022-CEPE e valor estabelecido na Portaria n. 073/2018-GR.

Os processos são autuados na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) por meio da Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPGSS) que fará a conferência da documentação exigida no Ato Próprio Normativo n. 003/2022-CEPE e enviará ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu correspondente à área de concentração a que se refere o diploma, para constituição da comissão de avaliação do processo.

O processo só seguirá para análise do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, se a documentação exigida no Artigo 5º do Ato Próprio Normativo n. 003/2022-CEPE estiver completa e se estiver de acordo com o limite de capacidade de atendimento do Programa.

A Comissão de avaliação constituída pela Coordenação do Programa fará um estudo preliminar analisando a compatibilidade do curso realizado no exterior com suas linhas de pesquisa, analisará a documentação contida no processo e emitirá um parecer sobre pendências, prosseguimento ou não do processo para avaliação final.

O parecer conclusivo sobre a equivalência de estudos e reconhecimento do título, emitido pela comissão de avaliação, será homologado pela PROPE e caso seja deferido, será encaminhado para assinatura do Reitor.

Os processos indeferidos caberão recurso conforme o rito processual da PUC Goiás:
O recurso será destinado à PROPE para que seja encaminhado à Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (primeira instância). Em casos excepcionais o requerente também poderá recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (segunda instância), Conselho Universitário da PUC Goiás (COU) (terceira instância) ou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) (última instância).

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