This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Educação
Educação
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás – Mestrado foi implantado em 1999 e recomendado pela CAPES em março de 2001, com decisão favorável ao reconhecimento pelo Ministério da Educação / CNE, conforme Processo: 23001 – 000114/2001 – 34 e Parecer: CES 0859/2001. No ano de 2006, o Programa obteve da CAPES a autorização para implantação do Doutorado em Educação.
O curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042.
No último quadrienal (2013-2016), o Programa recebeu nota 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás tem como objetivo:
Objetivo geral
Qualificar docentes e pesquisadores para o exercício profissional na área da educação.
Objetivos específicos
- Propiciar sólida formação intelectual com visão abrangente e critica da realidade educacional brasileira, mediante preparação para a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade de diálogo com as múltiplas manifestações do pensamento contemporâneo;
- Desenvolver estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento e a reflexão sobre a problemática econômico-social, cultural e pedagógica do campo investigativo da educação, tendo em vista a busca de mudanças que respondam as exigências da realidade nacional e local.
Áreas de Concentração
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – O Programa centra suas atividades investigativas e curriculares nas práticas educacionais inseridas em contextos socioculturais, econômicos e históricos. A educação enquanto objeto de estudo é compreendida, na sua natureza multidimensal, como processo de comunicação e interação visando ao desenvolvimento e à aprendizagem do ser humano, implicando modalidades pluridisciplinares de investigação e de produção de conhecimento. Resulta dessa compreensão do fenômeno educativo três dimensões abrangidas pelo Programa – as ações educativas institucionalizadas, as políticas educacionais/gestão do sistema educativo e as práticas socioculturais que perpassam a educação – convertidas nas três linhas de pesquisa:
- Teorias da Educação e Processos Pedagógicos;
- Estado, Políticas e Instituições Educacionais;
- Educação, Sociedade e Cultura.
Integridade Acadêmica
Em Breve!
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do Programa é constituída de quatro componentes:
NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: Compõe-se de disciplinas obrigatórias visando propiciar aos alunos uma base comum de conhecimentos associada ao conteúdo das Linhas de Pesquisa. Essas disciplinas, além de fornecerem um discurso teórico necessário para a compreensão da temática do campo educacional, também favorecem o amadurecimento do projeto de pesquisa.
No Mestrado, serão oferecidas nesse Núcleo 4 disciplinas das quais o aluno cursará três obrigatoriamente, correspondendo 12 créditos, sendo a primeira disciplina, Elementos teórico-metodológicos da pesquisa em educação, obrigatória a todos os mestrandos; a segunda correspondente à sua linha: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos ou Cultura e Educação ou Políticas Educacionais e a terceira disciplina será de escolha do mestrando.
No Doutorado, serão oferecidas duas disciplinas obrigatórias a todos os doutorandos sendo elas: Epistemologia e Pesquisa em Educação, e Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais, somando 8 créditos. Os doutorandos provenientes de mestrados de outras áreas, ou seja, que não fizeram Mestrado em Educação, deverão cursar obrigatoriamente uma terceira disciplina pertencente ao núcleo de Estudos Temáticos: Fundamentos da Educação, de 4 créditos.
NÚCLEO DE ESTUDOS TEMÁTICOS: Compõe-se de Estudos Avançados, no formato de disciplinas eletivas, comuns ao Mestrado e Doutorado, que contemplam temas complementares da formação, vinculados às ementas das Linhas de Pesquisa e dos projetos de investigação dos professores. Mestrandos e doutorandos deverão cursar duas disciplinas optativas, totalizando 8 créditos.
NÚCLEO DE ESTUDOS ORIENTADOS: Compõe-se dos Seminários de Pesquisa e das Atividades Supervisionadas. Os Seminários de Pesquisa I ( Mestrado) e II ( Doutorado) têm, cada um, 4 créditos. Destinam-se a promover a integração entre ensino e pesquisa, visando ao desenvolvimento nos estudantes a capacidade de análise e de crítica, com rigor investigativo e criatividade.
ATIVIDADES SUPERVISIONADAS: As atividades Supervisionadas são atividades curriculares e correspondem a 30 horas realizadas e comprovadas pelos mestrandos e doutorandos conforme plano de trabalho definido com o orientador. Para integralização do curso é necessária a comprovação das horas de Atividades Supervisionadas. As atividades Supervisionadas são atividades formativas relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, a saber: publicação de livro ou capítulo de livro, artigos, trabalhos em Anais, participação em Grupos de Estudo (desde que não computados como disciplina), participação no Seminário Integrado do PPGE, estudos independentes com relatório, conferências ministradas, participação em atividades de orientação coletiva de caráter sistemático, participação em eventos científicos com relatório, participação em projetos de pesquisa com relatório semestral, organização de eventos científicos e outras atividades atestadas pelo orientador.
Linhas de pesquisa
Linhas de pesquisa
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – Compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades.
DOCENTES DA LINHA:
Dra. Beatriz Aparecida Zanatta
Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
Dr. José Carlos Libâneo
Dra. Lila Maria Spadoni Lemes
Dr. Made Miranda Júnior (coordenador da linha)
Dra. Raquel Aparecida Marra Da Madeira Freitas
ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS – Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica.
DOCENTES DA LINHA:
Dra. Lúcia Helena Rincón Afonso (Coordenadora)
Dra. Maria Cristina Das Graças Dutra Mesquita
Dra. Maria Esperança Fernandes Carneiro
Dr. Renato Barros De Almeida
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA – Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das praticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.
DOCENTES DA LINHA:
Dr. Aldimar Jacinto Duarte
Dra. Cláudia Valente Cavalcante
Dr. Divino De Jesus Da Silva Rodrigues (Coordenador da linha)
Dr. Edmilson Ferreira Marques ( Dinter/Fasem)
Dra. Estelamaris Brant Scarel
Dr. José Maria Baldino
Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães De Almeida
Dr. Romilson Martins Siqueira
Grupos de Pesquisa
Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PPGE. No entanto, os docentes do PPGE também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.
GRUPO DE PESQUISA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR
Institucional: o GPPEGE sustenta a LP do PPGE/PUC Goiás: Estado, Políticas e Instituições Educacionais, o NUPE do Dep. Educação, na qual realizam-se pesquisas sobre Políticas Públicas, Formação de Professores, Gestão Educ, Educação, Trabalho e Gênero, Avaliação Inst., Docência Universitária. Compõe-se por pós-doc, doutores, mestres, especialistas, mestrandos, doutorandos, bolsistas de IC. A maioria é da PUCGoiás, mas o GPPEGE se articula com GPS de diversas IES. Munic: desenvolve projetos integrados às Prefeituras de Goiânia e Anápolis/GO, Observatório de Políticas Educacionais da Escola Pública. Est: os pesquisadores integram-se à Rede de Pesquisa Políticas, Estado e Instituições Educacionais-FAPEG, o FEPAFD/GO e o Fórum Estadual de Goiás. Reg.: relaciona-se com o Fórum de Pesquisadores da Anped CO,Coord. da Anfope CO. Nac: articula-se com GP da UFAM, UFC, UFBA, UFES, UFG, UFMA, UFMT, UFPA, UFPB, UFRRJ, UFSC, UEG, UEL, UEMG, UEP, UEPG, UERJ, UnB, UNISANTOS, UNIJUÍ, IFGoiano.
Líder: Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Vice-Lider: Maria Esperança Fernandes Carneiro
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8267549768021463
Site do grupo: www.gppege.org.br
GRUPO DE PESQUISA: TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Este Grupo de Pesquisa compõe-se de duas linhas: 1) Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas. Investiga a teoria histórico-cultural, a teoria da atividade e a pesquisa cultural visando contribuir para o desenvolvimento teórico da didática, das didáticas específicas e de outras práticas escolares ligadas ao ensino e à aprendizagem. A principal contribuição está relacionada à aplicação dos estudos e práticas de ensino nos diversos níveis e a programas de formação de professores. Os integrantes do grupo estão articulados com pesquisadores de outras instituições que trabalham nessa mesma orientação teórica. Palavras-chave: Didática; Metodologia de Ensino; Formação de professores; Práticas educativas; Práticas pedagógicas; Teoria histórico-cultural; Teoria histórico-cultural da atividade; Teorias da Educação. 2) Educação escolar. Investiga os processos pedagógicos considerando a educação escolar em suas múltiplas dimensões: fundamentos teóricos, práticas, distintas formas e meios.
Líder: José Carlos Libâneo
Vice-Líder: Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1599336920087002
GRUPO DE PESQUISA:
KADJÓT – GRUPO INTERINSTITUCIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO
Líder: Joana Peixoto
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5636200472384576
GRUPO DE PESQUISA: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
O grupo de pesquisa organizado em torno da temática juventude e educação, agrega pesquisadores vinculados a UCG e outras instituições. Desenvolve( desde 2007)a pesquisa Agrupamentos e culturas Juvenis:espaços de sociabilidades e de formação vinculada ao projeto básico: O Proeja indicando a reconfiguração do campo da educação de jovens e adultos com qualificação profisional- desafios e possibilidades CAPES/SETEC) A produção do grupo consiste em artigos publicados, apresentação de trabalhos em eventos desde 2002 (Anped, 2002/2003/2004,2005,2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 E 2013 Em 2009 foram apresentados trabalhos em 4 eventos: 2 nacionais (Anped Nacional e Anped Centro-Oeste) e 2 regionais (Simpósio FE/UFG e simpósio PUC-GO. Em 2007: a) editou o livro: Juventude, Educação e Campo Simbólico- Editora UCG-; b)publicou dois artigos no Livro Espaços públicos e tempos juvenis, coordenado por Marilia Sposito. Em 2008: a) publicou o livro Estudos sobre jovens e processos educativos na contemporaneidade; b)foram apresentados duas comunicações e quatro posters no III JUBRA; c) um trabalho completo no 9º Encontro Regional Anped;d) Um trabalho completo 31 Reunião anual da Anped, e) defendidas duas dissertações de mestrado e duas monografias de graduação; f) participação na comissão organizadora e na comissão Científica do III Simpósio Internacional da Juventude Brasileira. Em 2010 e 2011 foram apresentados trabalhos na ANPED/Nacional, defendidas quatro dissertações e uma tese de doutorado; organizado um livro: Juventude e Contemporaneidade: desafios e perspectivas (Canone, UFG,SEDH-PR. Apresentados 10 trabalhos em seminários nacionais e regionais. Em 2012 foi defendida uma tese de doutorado e, em 2013 foram defendidas 2 dissertações de mestrado.
Líder: Cláudia Valente Cavalcante
Vice-Líder: Aldimar Jacinto Duarte
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7676324091569717
GRUPO DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS
A pesquisa tem como objetivo compreender o impacto das políticas educacionais adotadas pelos governos brasileiros ao longo do percurso histórico e suas articulações com a atualidade, buscando compreender a relação dos processos de formação de professores e sua inserção no exercício profissional da docência no presente e passado. Outra repercussão esperada pelo corpus das pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo será a de contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional, por meio da reconstrução da memória da educação em seus diferentes níveis, processos e modalidades, sobre as instituições educacionais/educativas e sociais, como também as histórias e representações da vida escolar nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins, a construção de identidades naquele espaço geográfico bem como a relação dessas memórias com a realidade das práticas escolares na contemporaneidade na cidade e campo.
Líder: Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Vice-Líder: José Maria Baldino
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8755874680949237
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE
Estudos e pesquisas que incluam na discussão sobre a infância a importância de referências filosóficas, psicanaíiticas e estéticas.
Líder: Glacy Queirós de Roure
Vice-Líder: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9495595138851305
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA (GEPCEI)
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI) tem como eixo epistemológico a relação Educação, Sociedade e Cultura, bem como a verticalização de seus objetos de estudos a partir dos processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais. Portanto, toma como referência o Materialismo Histórico Dialético em interface com a Psicologia Histórico Cultural e o diálogo com a Sociologia da Infância a fim de apreender a criança e a infância como categorias histórico-culturais. Portanto, situa tanto seus sujeitos, quanto seus objetos, nas esferas da história e da cultura humana. Constitui-se como espaço acadêmico na promoção de redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos, sejam eles das Redes de Ensino (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) ou Movimentos Sociais.
Líder: Romilson Martins Siqueira
Vice-Líder: Márcia Helena Santos Curado
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5443499877736116
Atualizado em: 24/05/2017 – CPD/INTERNET
Projetos de Pesquisa
Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:
- Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS;
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDOS INVESTIGATIVOS DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: ESTUDOS COMPARADOS E PERSPECTIVAS
Coordenador do Grupo: ELIANDA FIGUEIREDO ARANTES TIBALLICONCEPÇÕES DE DIFERENTES AGENTES SOCIAIS SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI – UM ESTUDO NO ESTADO DE GOIÁS
Coordenador do Grupo: JOSÉ CARLOS LIBÂNEOFINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL: EMBATES E CONSEQUÊNCIAS PARA O CURRÍCULO, O ENSINO E A FORMAÇÃO GLOBAL DOS ALUNOS
Coordenador do Grupo: JOSÉ CARLOS LIBÂNEOIDENTIDADES NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CORRUPÇÃO E DA HONESTIDADE EM DIFERENTES GERAÇÕES DE BRASILEIROS
Coordenador do Grupo: LILA MARIA SPADONI LEMESOS EPISÓDIOS DE FALTA DE ATENÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA-GO
Coordenador do Grupo: MADE JUNIOR MIRANDA
- Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS;
POLÍTICA EMERGENCIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PROCLAMADO E O REALIZADO COM O REGIME DE COLABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR/2013-2016)
Coordenador do Grupo: IRIA BRZEZINSKIPROJETO ESTADO DA ARTE 2: TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2012-2016
Coordenador do Grupo: MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITAESTADO DA ARTE: A PRODUÇÃO DE TESES DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PUC/GOIÁS 2007 A 2011
Coordenador do Grupo: MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIROPOTENCIAL EMPREENDEDOR DOS ACADÊMICOS DA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
Coordenador do Grupo: TEREZA CRISTINA PINHEIRO DE LIMA
- Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA:
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE INCLUSÂO-EXCLUSAO CULTURAL: MEMÓRIA, CULTURAS, POLÍTICAS, PROJETOS E EXPERIÊNCIAS
Coordenador do Grupo: JOSÉ MARIA BALDINOO TRABALHO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS NA CONTEMPORANEIDADE: BARBÁRIE E ADOECIMENTO
Coordenador do Grupo: ESTELAMARIS BRANT SCARELHISTÓRIA E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA ESCOLAR EM ESPAÇOS DE TRIJUNÇÃO (GOIÁS – MINAS GERAIS- TOCANTINS)
Coordenador do Grupo: MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDADIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: JUVENTUDES, PARTICIPAÇAO POLÍTICA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI
Coordenador do Grupo: ALDIMAR JACINTO DUARTEEDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA
Coordenador do Grupo: ROMILSON MARTINS SIQUEIRASENTIDOS E SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA POLICIAL PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Coordenador do Grupo: DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUESDIVERSIDADE CULTURAL NAS POLÍTICAS E DIRETRIZES EDUCACIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Coordenador do Grupo: CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
Atualizado em 14/03/2017 – DICOM
Corpo Docente
Linha de pesquisa: TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Dra. BEATRIZ APARECIDA ZANATTA
Doutora em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: zanatta@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6652789366090984
Dr. DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
Doutor em Educação Matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: duelci@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/7087050865236814
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5769-634X
Dra. ELIANDA FIGUEIREDO ARANTES TIBALLI
Doutora em História e Filosofia da Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) M/D
E-mail: elianda@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1828025455687021
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2194-8314
Dr. JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
Doutor em Filosofia e História da Educação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) M/D
E-mail: libaneo.edu@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/7261628151334430
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6821-5946
Dra. LILA MARIA SPADONI LEMES
Doutora em Doctorat en Psychologie
Université Paris Descartes, PARIS 5 (França) M/D
E-mail: lilamaria@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1490734770061584
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5840-2799
Dr. MADE JUNIOR MIRANDA (Coordenador)
Doutor em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: made@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6833748026466876
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5236-2367
Dra. RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Doutora em Educação Escolar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: raquel.a@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/4340349253071492
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3978-0238
Dra. JOANA PEIXOTO ( Colaboradora)
Doutora em em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8
email: [email protected]
Linha de pesquisa: ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Dra. IRIA BRZEZINSKI (Colaboradora)
Doutora em Administração Escolar
Universidade de São Paulo (Brasil) M/D
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6603959142820263
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1708-9139
Dra. LÚCIA HELENA RINCÓN AFONSO (Coordenadora)
Doutora em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: luciarincon@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/6875047675834170
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3130-8246
Dra. MARIA CRISTINA DAS GRAÇAS DUTRA MESQUITA
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail:mmesquita@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/4681160650808627
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4452-0801
Dra. MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/2078525746548579
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7272-6666
Dr. RENATO BARROS DE ALMEIDA
Doutor em Educação
Universidade de Brasília (Brasil)
E-mail: renato.b@@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/1288153314499688
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8393-6557
Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA
Dr. ALDIMAR JACINTO DUARTE
Doutor em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: aldimar@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/8154824077202046
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1799-2811
Dra. CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
Doutora em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mails: [email protected]
[email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/2596699122693694
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9521-6784
Dr. DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES (Coordenador)
Doutor em Psicologia
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: divino.psi@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/2861290567624956
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7661-1794
Dr. EDMILSON FERREIRA MARQUES ( DINTER FaSeM)
Doutor em História
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4016886983230745
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4836-2911
Dra. ESTELAMARIS BRANT SCAREL
Doutora em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) D
E-mail: estelamaris@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/3146220000623241
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1745-1882
Dr. JOSÉ MARIA BALDINO
Doutor em Educação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil) M/D
E-mail: baldino@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/2750664629773893
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-1402
Dra. MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA
Doutora em História
Universidade de Brasília (Brasil) M/D
E-mail: zeneide@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/5736362178244406
Orcid: http://Almeida https://orcid.org/0000-0003-2220-9932
Dr. ROMILSON MARTINS SIQUEIRA
Doutor em Educação
Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D
E-mail: romilson@pucgoias.edu.br
Lattes: lattes.cnpq.br/9733311215027749
Documentação
Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- REGULAMENTO GERAL DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2017_2021
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2022_2026
- POLÍTICA E DIRETRIZES DO ENSINO DA PÓS_GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA E DIRETRIZES DE PESQUISA_ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PUC GOIÁS
- REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (até turma de 2016 )
- REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (A partir da turma 2017)
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (a partir da turma de 2017)
- RESOLUÇÃO 001/2020 SOBRE CREDENCIAMENTO DOCENTE
Legislação Federal
REQUERIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE PROCESSOS ACADÊMICOS
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DO MESTRADO PARA O DOUTORADO
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS PARA ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES
- APROVEITAMENTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- ATIVIDADES SUPERVISIONADAS
- CANCELAMENTO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- ESTÁGIO DOCENTE – COMPROVAÇÃO E LIBERAÇÃO DE ESTÁGIO
- INCLUSÃO DE DISCIPLINA FORA DO PRAZO
- MATRÍCULA FORA DO PRAZO
- MUDANÇA DE ORIENTADOR
- PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA
- REQUERIMENTO GERAL
- RETIFICAÇÃO DE NOTA
- TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
- TERMO DE ADESÃO AO EXERCÍCIO VOLUNTÁRIO
Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas
TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL [email protected]
- Documento-ORIENTAÇÕES-PARA-DEPÓSITO-DA-VERSÃO-FINAL-E-SOLICITAÇÃO-DE-DIPLOMAS_30_03_2022
- Formulário I – Requerimento do estudante solicitando a expedição do diploma
- Formulário II – Requerimento para exclusão de parcelas de Prorrogação
- ANEXO III – Termo de Compromisso e autorização para publicação eletrônica na Biblioteca digital da PUC Goiás
- Formulário VI – Declaração do(a) orientador(a) assegurando a qualidade acadêmica da versão final
- Formulário V – Ofício do Coordenador do programa à PROPE solicitando a expedição do diploma
Processo Seletivo
PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS
PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1
Inscrições: de 05 de setembro até 30 de outubro de 2024
EDITAL N. 44-2023-PROPE – Seleção Discente PPGE para turma 2024_1
MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO _ PPGE
MODELO-DE-MEMORIAL-ACADÊMICO _ PPGE
RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL – EFPH
PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROSUC/CAPES 2023-2
Chamada 03-2023-PPGE – Seleção de Bolsistas PROSUC-CAPES 2023-2
RESULTADO Chamada 03-2023-PPGE – Seleção de Bolsistas PROSUC-CAPES 2023-2
HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2
Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE
RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE
Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil
_____________
AVISO: Caso tenha necessidade de acessar informações de Processos Seletivos Encerrados, entrar em contato com a secretaria pelo telefone (62) 3946-1673 ou E-mail: [email protected] 8
Bolsas e Financiamentos
SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROSUC/CAPES 2023-2
Chamada 03-2023-PPGE – Seleção de Bolsistas PROSUC-CAPES 2023-2
ENCERRADOS
FINANCIAMENTO
PODE PUC e FUNDACRED 2023/1
BOLSAS
Chamada Nº 01/2023-1 Bolsa FAPEG – Novo
Inscrições até dia 15/04/2023
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES
PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC
COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS
Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS
EDITAIS ENCERRADOS
Seleção de Bolsistas/Taxistas CAPES/PROSUC – Chamada N. 01/2023
Seleção de Bolsistas CAPES PPGE _ Chamada N. 05-2022
RESULTADO FINAL BOLSISTA E TAXA-CAPES-PROSUC-DE 2022-2
Chamadas Finalizadas
RESULTADO FINAL BOLSISTA TAXA-CAPES-PROSUC-DE 2022-2
CHAMADA PARA BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2022 – MESTRADO (BOLSA) E DOUTORADO (TAXA E BOLSA) – NOVO
TERMO DE COMPROMISSO TAXA ESCOLAR – com firma reconhecida em cartório (2 vias)
TERMO DE COMPROMISSO BOLSA – com firma reconhecida em cartório (2 vias)
CHAMADA PARA BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2022 – MESTRADO( BOLSA) E DOUTORADO(TAXA E BOLSA) – ENCERRADO
FINANCIAMENTOS
FUNDACRED – Em breve!
PODE PUC – Em breve!
BOLSAS
BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC 2019 – MESTRADO E DOUTORADO
BOLSA CAPES/PDSE – DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR
TAXA CAPES/PROSUC – 2019 – MESTRADO
- CHAMADA PARA TAXA CAPES/PROSUC – 2019/1 – MESTRADO
- FICHA DE INSCRIÇÃO – TAXA CAPES/PROSUC – MESTRADO
- TERMO DE COMPROMISSO TAXA CAPES/PROSUC
- RESULTADO
- FAPEG – CHAMADA PÚBLICA N° 03/2018 – BOLSAS MESTRADO E DOUTORADO
Bolsas:
Financiamentos:
Qualificações e Defesas
- 2023
- QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
- Adma Palmira Jaime Noleto-31/08/2023
- Marcelo Luiz de Resende -26/06/2023
- Maria Brasilina Ferreira Barros -27/06/2023
- Marcele Cristina L S Freitas- 26/06/2023
- Márcia Cristina F. P Bessa-16/06/2023
- Cristiane Roberta dos Reis Rueffer-23/08/2023
- Vanusa Batista de Oliveira-28/04/2023
- Núbia Lucas Fernandes-30/08/2023
- Daniel da Silva Mendes-18/04/2023
- Lucia Miclos Mocó-30/03/2023
- Daniele Gonçalves Lisbôa Gross-02/03/2023
DEFESAS DE MESTRADO
QUALIFICAÇÃO DOUTORADO
DEFESA DE TESE
- Roberta dos Santos Piedras Kawamoto – 18/08/2023
- Marliane Dias Silva – 24/08/2023
- Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco – 24/08/2023
- Daniel Junior de Oliveira – 24/08/2023
2022
- Bancas de defesas
- Vanusa Batista de Oliveira- 19/06/2023 (mestrado)
- Romilda Alves da Silva Araujo-31/03/2023
- Márcia Mendes Marquez de Oliveira-31/03/2023
- Edna Liberato Vieira Guimarães(doutorado)-31/03/2023
- Cirlene Pereira dos Reis Almeida (doutorado)-31/03/2023
- Neuda Batista Mendes França (doutorado)-30/03/2023
- Julciane Ines Anzilago (doutorado)-30/03/2023
- Sarah Honório da Luz (doutorado)-28/03/2023
- Lais Lima Nabuco Araújo(doutorado)-28/03/2023
- Cláudia Regina V. Bertoso Leite (doutorado)-24/03/2023
- Sheila Santos Carvalho Ribeiro(doutorado)-24/03/2023
- Milton Pereira de Ávila (doutorado)- 16-02-2023
- Dayane Camelo Silva (doutorado)-24/02/203
- Liévre Xiol Morais Silveira(doutorado)28/02/2023
- Karla Vitoriano e Silva Almeida(doutorado)28/02/2023 (CANCELADA)
- Christiane Marques Moisés(doutorado)28/02/2023
2022
Publicações
Em breve!
Eventos e Certificados
2023
Aula Inaugural – “Crítica ao processo de algoritmização curricular no Brasil do século XXI”
CERTIFICADOS _ AULA INAUGURAL DO PPGE
III COLÓQUIO INTERNACIONAL INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE – PUC GOIÁS
CERTIFICADOS _ III COLOQUIO INTERNACIONAL 20.06.Aula sobre o sistema de ensino na Itália
TEMA: EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE
DATA: 19 de junho
HORÁRIO: 18h às 22
LOCAL: Auditório da ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES – ÁREA VI, PUC GOIÁS
Mesa Redonda e Lançamento de Livros – 19/06
Sistemas de Ensino: México e Moçambique – 20/06
— — — — — —

horário: 19 horas
2022
XXIII SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE – CERTIFICADOS (MESA REDONDA)
XVIII Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa do PPGE – PROGRAMAÇÃO
- Certificados Palestra de abertura
- Certificados lançamento de livros
- Certificados mesa redonda 1 – Dia 16.05 – 14h – 18h
- Certificados mesa redonda 2 – Dia 17.05 – 8h-12h
- Certificados mesa redonda 3 – Dia 17.05 – 14h – 18h
AULA INAUGURAL – 2022-1 – DIA 23 DE MARÇO DE 2022 – Crise estrutural e impactos na pesquisa, na educação, na cultura, na ciência e tecnologia: a democracia em risco
2021
SIMPÓSIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: MEMÓRIA, ESPERANÇA E RESISTÊNCIA, NOS DIAS 08, 09 E 10 DE DEZEMBRO DE 2021
– PROGRAMAÇÃO
XXII SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE
PROGRAMAÇÃO
CERTIFICADOS DOS APRESENTADORES
CERTIFICADOS DOS OUVINTES
CERTIFICADOS APOIO DE COORDENAÇÃO
CERTIFICADOS COORDENADORES DE SALA
CERTIFICADOS DEBATEDORES
AULA INAUGURAL – Universidades, determinações internacionais e resistências históricas
2020
XXI SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGE – 02 DE DEZEMBRO DE 2020
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO RESULTADO DE ESTÁGIO PÓS DOUTORAL PROF. DR. JOÃO CÂNDIDO BARBOSA – CERTIFICADOS
AULA INAUGURAL 2020-2
PARTICIPANTES MATUTINO
PARTICIPANTES NOTURNO
2019
VIII EDIPE – ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – 2o, 21 e 22/11/19
ATIVIDADE COMEMORATIVA DOS 20 ANOS DO PPGE – 27 DE NOVEMBRO DE 2019
SEMINÁRIO INTEGRADO DO PPGE – 28 DE NOVEMBRO DE 2019
Conferência de Abertura do Semestre Letivo do Programa de Pós Graduação em Educação – Dia 26 de março de 2019 – 9h no Auditório da EFPH – O neoliberalismo e a ofensiva autoritária e conservadora contra a educação – Profª Dra. Marília Gouvea de Miranda – CERTIFICADOS
Colóquio das Linhas de Pesquisa do PPGE – Educação e Diversidade – dias 7 e 8 de maio 2019 no Auditório da EFPH – CERTIFICADOS
2018
XIII Colóquio Internacional Democracia e Direito Humanos: Tempos de Resistências – Dia 05 de dezembro de 2018
CERTIFICADOS ENTREGUES NO FINAL DO EVENTO
XIX SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO – 03 DEZEMBRO DE 2018
AULA INAUGURAL DO PPGE – 31 DE AGOSTO DE 2018 – CERTIFICADOS OUVINTES – CERTIFICADOS TRADUTOR/INTÉPRETE
XIV COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS – 24/04/2018
CERTIFICADOS OUVINTES
CERTIFICADOS MONITORES
XIII COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA: Estado,Instituições e Políticas Educacionais – 05/04/2018
CERTIFICADOS ENTREGUES NO DIA DO EVENTO
AULA INAUGURAL DO PPGE :Dia 20/03/2018
CERTIFICADOS
2017
XIII COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS, SOB O TEMA: A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: ENTRE O PASSADO E PRESENTE
XVIII Seminário Integrado de Pesquisa em Educação – 2017
CERTIFICADOS DOS AUTORES
CERTIFICADOS DOS COORDENADORES DE SALA
CERTIFICADOS DOS DEBATEDORES
CERTIFICADOS DOS OUVINTES SERÃO DISPONIBILIZADOS NO SITE DA PUC (PARA OS ALUNOS QUE ENTREGARAM O PASSAPORTE NA SECRETARIA DA GRADUAÇÃO (térreo) ATÉ DIA 24/11.
2016
XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação
EVENTOS 2014
XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO / CENTRO-OESTE (ANPED)
TRABALHOS
COMUNICAÇÃO ORAL
GT-2 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
GT-4 – DIDÁTICA
GT-5 – ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL
GT 7 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS
GT 8 – FORMAÇAO DE PROFESSORES
GT 9 – TRABALHO E EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
GT 10 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
GT 12 – CURRÍCULO
GT 14 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
GT 15 – EDUCAÇÃO ESPECIAL
GT 16 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
GT 19 – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
GT 20 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
GT 21 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
GT 23 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
POSTERES
PGT2
PGT4
PGT5
PGT7
PGT8
PGT9
PGT10
PGT12
PGT14
PGT 15
PGT 16
PGT19
PGT 20
PGT 21
PGT 23
Laboratórios
Em Breve!
Banco de Teses e Dissertações
Em breve!
Produção do Programa
Em breve!
Coordenação
Coordenador: Profa. Dra. CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
E-mail: [email protected] OU [email protected]
Vice-Coordenador: Prof. Dr. RENATO BARROS DE ALMEIDA
E-mail: renato.b@pucgoias.edu.br OU [email protected]
E-mail oficial do Programa: [email protected]
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)
Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás
Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Funcionárias da Secretaria:
Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: [email protected]
Alessandra Malta de Oliveira
Alzerina Alencar V. Moreira
Amanda Carvalho dos Santos
Programação Acadêmica
DISCIPLINAS 2022-2
MEE0200-Educação e Conhecimento
DEE0001-Epistemiologia e Pesquisa
MEE0189-Estudos avançados I/II
MEE0195-Estudos avançados II/III
DEE0015-Fundamentos da educação
MEE0163-Políticas educacionais
DEE0016-Seminários de Pesquisa II
PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA 2021/2
PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA 2021/1
Elementos teóricos e metodológicos da pesquisa
Epistemiologia e pesquisa educacional
Teorias da educação e processos
PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA 2020/2
DISCIPLINAS 2020/2
PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA 2020-1
Educação, sexualidade e formação de professores
Elementos teóricos metodológicos
Políticas educacionais e gestão escolar
Fale com a gente!
Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!
- 62 3946 1673 ou 3946 1674
- Seg – Sex das 8h às 12 h e 13 h as 17h
- [email protected]