Desenvolvimento e Planejamento Territorial​

Conceito Capes:

4

Duração:

24 meses

Modalidade:

Mestrado

Sobre o Programa

Ao longo dos anos, a PUC Goiás se transformou num centro de investigação técnica, científica e cultural, e num complexo de serviços à comunidade, conquistando o reconhecimento como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (certificado emitido em 20/03/74, recredenciada em 1995 – certificado emitido em 20/09/95), bem como o reconhecimento da Mantenedora (SGC) como entidade de Utilidade Pública (Decreto de 27/05/92 do Governo Federal).

Nessa perspectiva buscamos junto a CAPES em 2006 aprovar uma proposta de Mestrado que tem como foco central o desenvolvimento e o planejamento do território, porque o Centro-Oeste reveste-se de importância e se constitui num espaço privilegiado de estudos e pesquisas.

Neste sentido, adotamos neste Mestrado uma linha acadêmica que privilegia a reflexão sobre o desenvolvimento e o planejamento territorial, em especial da Região Centro-Oeste, como objeto central de estudo, por se tratar de um território que apresenta uma multiplicidade cultural, econômica, política e social de grande relevância para o país.

Este Mestrado é resultado de um processo de construção interna que envolveu professores doutores com habilidade em Economia, História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Também contou com a participação de docentes da área de Direito, voltados para a questão urbana, assim como das Engenharias, que investigam processos diversos que comprometem o ambiente tanto nas cidades como no campo.

No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil e que é responsável por reconhecer e avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil

Áreas de Concentração

O programa está inserido na área de concentração “Planejamento Urbano e Regional/Demografia” e  a partir dela propõe trabalhar questões atuais do Desenvolvimento e Planejamento Territorial, numa perspectiva interdisciplinar. Isto porque, tanto o desenvolvimento quanto o planejamento são por natureza inter e multidisciplinar, exigindo, portanto, que sejam investigados por múltiplos olhares.

Nossa expectativa é que a produção científica resultante no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial possibilite definir estratégias que subsidiem a elaboração de políticas de integração em âmbito local/regional, sem perder de vista que essa integração não se realiza fora das políticas nacionais e de seus condicionantes internacionais.

Outro aspecto relevante da proposta é ter a Região Centro-Oeste como espaço privilegiado de investigação. Esta Região é composta pelos biomas Cerrado, o Pantanal e a Amazônia, o que exige processos interativos e integrado de estudos e de pesquisas. Considere-se que esses três biomas se complementam e constituem um ambiente contínuo que exige sua preservação, sobretudo para assegurar a sobrevivência de sua fauna e de sua flora. A Região Centro-Oeste, desde os anos 1970, vem passando por mudanças em que o processo produtivo contemporâneo tem influência decisiva, repercutindo fortemente sobre esse espaço, tanto rural quanto urbano. O urbano, representado pelas cidades, atrai e concentra a população humana. O espaço rural territorialmente extenso, vem se esvaziando sob o ponto de vista demográfico e ambiental.

Nesse sentido, os estudos e pesquisas aprofundam essas questões a partir de duas linhas de pesquisas:

Integridade Acadêmica

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás têm como objetivo:

  • Contribuir para o avanço do conhecimento (estudos e pesquisas) relativo ao desenvolvimento sustentável e planejamento do território (urbano, rural e regional), na Região Centro-Oeste.
  • Possibilitar aos alunos, fundamentos teóricos para apropriar-se de novos conhecimentos (sobretudo em desenvolvimento sustentável e planejamento regional), de modo a poderem contribuir para a solução de problemas locais, regionais e nacionais, através da análise, elaboração e operacionalização de políticas públicas, voltadas para o planejamento urbano e regional.
  • Contribuir para atualização/formação de professores, capacitando-os para o desempenho qualificado do ensino de graduação e da pós-graduação em desenvolvimento regional e planejamento.
  • Formar pesquisadores com massa crítica capaz de desenvolver trabalhos científicos que contribuam pra o desenvolvimento local, regional e nacional.
  • Formar gestores para atuar com eficácia nos seus órgãos de planejamento e gestão, elaborando, implementando e avaliando políticas, planos e projetos.
  • Promover a integração Universidade/Sociedade incentivando a realização da pesquisa aplicada em desenvolvimento e planejamento.

Estrutura Curricular

A integralização curricular do Programa envolve cursar no mínimo seis disciplinas (sendo quatro obrigatórias e duas optativas), que equivalem a 240 horas, cursar 4 disciplinas de orientação, com 15 horas cada uma, realizar atividades complementares correspondendo a 60 horas (produção de artigo científico  aceito para publicação  em periódico Qualis A) e, pesquisar, elaborar e defender a dissertação, somando mais 900 horas. Dessa forma, a carga horária mínima para integralização curricular do curso é de 1260 horas. 

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

  • Módulo I – Disciplinas obrigatórias:
  • Produção do conhecimento – 30h;
  • Desenvolvimento Regional – 60h;
  • Planejamento e Gestão Territorial – 30h;
  • Seminários de Pesquisa – 30h;
  • Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Inovação – 30h
  • Módulo II – Disciplinas optativas:
  • Estado e Políticas Públicas – 30h;
  • Instrumentos urbanísticos e ambientais – 30h;
  • Estatística 30h;
  • Seminários avançados: Seminários Avançados: cidades – 30h;
  • Seminários Avançados: Agricultura, Agroindustrialização e Sustentabilidade –  30h;
  • Módulo III – Atividades complementares – 60h;
  • Módulo IV – Orientação/Dissertação:
  • Orientação I 15h;
  • Orientação II 15h;
  • Orientação III 15h,
  • Orientação IV 15h;
  • Elaboração dissertação 900h.

A pesquisa da dissertação é acompanhada por um orientador do quadro de docentes do Programa ao longo dos quatro semestres letivos do curso.

A duração regular do curso é de 24 meses. Em casos excepcionais, tendo já passado pelo exame de qualificação, poderá haver prorrogação por até 6 meses e o prazo total do curso dilatar-se-á até 30 meses.

 

Linhas de pesquisa 

Linha de Pesquisa 1 – Economia e Desenvolvimento Territorial
Nesta linha de pesquisa pretende-se discutir criticamente o ordenamento do território e as estratégias de gestão adotadas pelos sucessivos governos em âmbito local, regional e nacional, visando o desenvolvimento nacional, sobretudo o da Região Centro-Oeste. Assim, há uma abordagem da questão territorial do ponto de vista econômico, político, social, ambiental e metodológico (teórico) com a redefinição do que vem a ser o problema regional.
Do ponto de vista da economia e desenvolvimento territorial o MDPT pretende trabalhar em cinco eixos:

  • mudanças da agricultura, agroindustrialização brasileira sob o aspecto territorial e seus impactos no desenvolvimento da região Centro-Oeste;
  • políticas para a agricultura familiar;
  • diferenças socioeconômicas das microrregiões do Centro-Oeste;
  • impacto regional dos arranjos produtivos locais; e
  • papel das políticas e investimentos públicos para a promoção do crescimento e desenvolvimento regional.

Linha de Pesquisa 2 – Planejamento Urbano/Ambiental
As propostas de planejamento, intervenções, não podem ser concebidas como aplicações técnicas incidindo sobre informações cientificamente colhidas ou sobre um ideal-técnico do espaço urbano e do espaço rural. Devem ser construídas sobre a realidade do País, em geral, e de cada região em particular, com uma orientação voltada à compreensão e ao enfrentamento de desigualdades e desequilíbrios territoriais sob a ótica dos processos de inclusão/exclusão. Neste sentido, a articulação entre gestão, planejamento do território e políticas públicas é uma proposta que pretende reunir o aperfeiçoamento democrático e o esforço na distribuição de renda, como parte do desenvolvimento sustentável nos municípios.

O planejamento urbano, historicamente, constituiu-se como instrumento fundamental de desenvolvimento territorial. Em que pese à legislação vigente, se aplicada ou não, as ações institucionais nos municípios/estados/regiões articulam-se em torno de instrumentos urbanísticos previstos no marco regulatório vigente. Tais instrumentos, que perpassam temas desde o planejamento ambiental, passando pela regularização fundiária, até a mobilidade urbana, são elementos constitutivos das políticas urbanas.

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisas em Planejamento Regional

O grupo de pesquisa PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL foi criado em 2018 com o objetivo de promover pesquisas na área de desenvolvimento e planejamento, contribuindo para a ocupação do território de forma harmônica, conciliando crescimento econômico, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. O grupo interage com instituições como UFG, Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG) e Sustainability Transitions Research Network, Observatório do Desenvolvimento Regional e Observatório das Metrópoles.

Líder do grupo: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/703 

Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Produtivo e Inovativo Regional 

O grupo de pesquisa DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E INOVATIVO REGIONAL (DEPIR) foi criado em 2019 e se dedica ao estudo e pesquisa das diferentes trajetórias de desenvolvimento territorial com foco na relação entre inovação e desenvolvimento inclusivo e sustentável, a partir da ótica dos países e regiões periféricas. O DEPIR mantém parcerias com a REDESIST (Rede de Pesquisas em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais;  com o LALICS (Latin American Network for the study of Learning Systems, Innovation and Skills Construction). Além disso integram o DEPIR pesquisadores vinculados ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) e ao IMB (Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).

Líder do grupo: Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/1003

Grupo de Pesquisas em Inovação Tecnológica em Operações e Logística (IOL). 

O grupo foi formado, em 2014, da parceria da Faculdade de Engenharia de Produção (Campus de Aparecida) da Universidade Federal de Goiás com a Universidade do Porto (Departamento de Engenharia e Gestão Industrial / INESC TEC). O objetivo do IOL é realizar pesquisas de natureza aplicada em inovações tecnológicas aplicadas às operações industriais e de serviços. Os tópicos de pesquisa de interesse concentram-se em áreas emergentes da nova economia, como, por exemplo, a análise de dados, os veículos autônomos, a logística, a mobilidade e a criação de novas tecnologias destinadas ao melhoramento dos espaços urbano e regional.

Líder do grupo: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/121 

 

Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico (PPDE)

O PPDE tem o objetivo de congregar pesquisadores que trabalham sob diferentes dimensões e perspectivas teóricas as questões relacionadas ao estudo e análise dos processos de crescimento econômico local, regional e nacional, com ênfase em causas estruturais que limitam a consecução de taxas significativas de desenvolvimento sustentáveis no longo prazo.

Sub-líder do Grupo: Prof. Dr. Jeferson de Castro Vieira

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/944

Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado e Políticas Públicas

O objetivo principal do grupo é avaliar o sistema de combate à corrupção e suas repercussões no Brasil.  Analisar os conceitos de ética e moral no campo da Filosofia, e suas aplicabilidades no mundo corporativo. Descrever a evolução das legislações anticorrupção nos Estados Unidos, com foco na FCPA, e na Europa, baseada nas propostas da OCDE, e compará-las com a Lei 12.846/13, que entrou em vigor recentemente no Brasil.

Lider do Grupo: Profa. Dra. Eliane Romeiro Costa

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/323

Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações Internacionais (GEPERI)

O GEPERI tem o objetivo de analisar temas relacionados as Relações Internacionais com enfoque nas áreas de Segurança, Política Externa e Desenvolvimento. O grupo de pesquisa foi criado num contexto internacional em que as formas de elaboração e execução de política externa estão se modificando, seja com as tecnologias da informação a disposição das lideranças internacionais, seja por conta do perfil de instabilidade dos governantes que foram eleitos após 2016.

Líder do grupo: Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa

https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/espelhoGrupo/show/907  

Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Linha De Pesquisa: Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e  Inovação

Título: A ética nas organizações, o sistema de combate à corrupção e a operação lava jato

Responsável: Prof. Dr. Ycarim Melgaço Barbosa

 

Título: Análise de sustentabilidade de modelos de plataformas logísticas multimodais.

Responsável: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado

 

Título: Repositório sistematizado de conhecimentos em gestão tecnológica

Responsável: Prof. Dr. Leonardo Guerra De Rezende Guedes

 

 

Linha De Pesquisa: Economia e Desenvolvimento Territorial

Título: Política e desenvolvimento no âmbito subnacional

Responsável:  Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa

 

Título: Reflexos econômicos da ferrovia norte-sul no desenvolvimento econômico de goiás, tocantins e maranhão.

Responsável: Prof. Dr. Jeferson De Castro Vieira

 

Título: Transformações na rede urbana e na sócio-economia do centro-oeste.

Responsável: Prof. Dr. Sergio Duarte De Castro

 

Linha De Pesquisa: Planejamento Urbano/Ambiental

Título: Planejamento ambiental: políticas públicas e os atores sociais na regulação do meio ambiente

Responsável: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto

 

Título: Produção habitacional contemporânea: impactos na reconfiguração urbana e socioespacial

Responsável: Profa. Dra. Lucia Maria Moraes

 

Corpo Docente

Docentes Orientadores(as)

Linha de Pesquisa: Economia e Desenvolvimento Regional

DR. JEFERSON DE CASTRO VIEIRA

Doutor em Estudos Comparados Sobre As Américas – Universidade de Brasília, DF (Brasil)

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo : [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0972106177221533

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4633-7357

Vídeo de Apresentação

 

DR. PEDRO ARAÚJO PIETRAFESA (Coordenador do Programa)

Doutor em Estudos Comparados sobre as Américas – Universidade de Brasília (Brasil)  M/D

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4048337427692081  

Orcid: http://lattes.cnpq.br/4048337427692081

Vídeo de Apresentação

 

DR. SÉRGIO DUARTE DE CASTRO

Doutor em Ciência Econômica – Universidade Estadual de Campinas (Brasil)  M/D

Pós-Doutorado pela Università Degli Studi de Roma Tre

Email Institucional: [email protected]

Email Alaternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4171116066387278

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1453-2142

 

DR. YCARIM MELGAÇO BARBOSA

Doutor em Geografia – Universidade de São Paulo (Brasil)  M/D

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/9791745313665253

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8038-1581

 

Linha de pesquisa: planejamento urbano/ambiental

DR. ANTÔNIO PASQUALETTO 

Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

Pós-doutorado em Environmental Engineering na Università di Pisa – Itália

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo : [email protected]

Lattes: lattes.cnpq.br/4691515540448143 

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8639-6725

Vídeo de Apresentação

 

DR. LEONARDO GUERRA DE REZENDE GUEDES

Doutor em Engenharia Elétrica – Universidade Estadual de Campinas – SP (Brasil)

Pós-Doutorado na Ryukoku University, Japão

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9989795822168281

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7854-1558

 

DRA. LUCIA MARIA MORAES

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas – Universidade de São Paulo (Brasil) M/D

Email Institucional: [email protected]

Email alternativo: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2460294440897616

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9459-3948

Vídeo de Apresentação

 

DRA. LUCIANE MARTINS DE ARAÚJO

Doutora em Ciências Ambientais – Universidade Federal de Goiás (Brasil) M/D

Email Institucional: [email protected]

Email alternativo: 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7050443999941260

 

DR. RICARDO LUIZ MACHADO

Doutor em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, SC (Brasil)

Email Institucional: [email protected]

Email Alternativo: [email protected]  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4103684476705320

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1457-1181

 

DRA. SANDRA CATHARINNE PANTALEÃO RESENDE

Doutora em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de Brasília, DF (Brasil)

Email Institucional: [email protected]  

Email Alternativo: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4417292483635112

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5145-9255

Vídeo de Apresentação

 

 

 

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás 

Documentos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial  – nível mestrado

Regulamento Específico do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Normatização para Elaboração e Formatação da Dissertação 

Legislação Federal

Formulários de Solicitação

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

DOCUMENTOS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL/DEMOGRAFIA

Processo Seletivo

EDITAIS ABERTOS

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE  PARA PROVIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO  1º SEMESTRE DE 2024

EDITAL 11-2024 –

Inscrições: 03 a 10/04/2024

Seleção: 15/04/2024

 

EDITAIS ENCERRADOS

PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1

Resultado Final

PROCESSO SELETIVO PARA SUPRIMENTO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1

Edital_RETIFICADO_n._07_2024-PROPE__NOVAS DATAS DO PROCESSO SELETIVO PPGDPT

Edital 60 _ 2023 _ PROPE -PPGDPT _ 1 Semestre 2024

Resultado final 

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PDPG-Parcerias Estratégicas nos Estados III

Chamada 03 _ 2023 _ PPGDPT – Seleção de Bolsistas PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados III

 RESULTADO FINAL

SELEÇÃO PARA ALUNOS EXTRAORDINÁRIOS E ESPECIAIS

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 24 de novembro de 2023

RETIFICAÇÃO DA CHAMADA Nº. 03/2023 PPGDPT

RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº. 39-2023-PROPE

INCERIÇÕES HOMOLOGADAS – PPGDPT

 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL – PDPG/CAPES 2024_1

Resultado Final PDPG – CHAMADA 02-2023-PPGDPT

CHAMADA 02-2023-PPGDPT_Seleção_de_Bolsista_Pós-Doutorado_PDPG-CAPES

HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO PPGDPT

RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil

  18

Publicações

DISSERTAÇÕES 


DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL

_______________________________________________________________________________________

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NO QUADRIÊNIO 2017-2020

ARTIGOS EM PERIÓDICOS
LIVROS E CAPÍTULOS
LIVRO: GOIÂNIA CÓRREGO BOTAFOGO – LANÇAMENTO: 10/12/2021

PREMIAÇÕES


PREMIO CAPES DE TESES
 
PREMIO ANPUR
Prêmios em diversas modalidades, incluindo livros, artigos, dissertações, teses.
 
PREMIO CELSO FURTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
 
XIX PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA

LINKS ÚTEIS


CAPACIDADES – http://www.capacidades.gov.br/

IBGE – http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

ANPUR – http://www.anpur.org.br/site/

CAPES – http://www.capes.gov.br/

CNPq – http://www.cnpq.br/

FAPEG – http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/

IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br/

CEDEPLAR – http://web.cedeplar.ufmg.br/cedeplar/site/

BNDES – BIBLIOTECA DIGITAL – https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/680

INGLÊS – http://www.ets.org/c/17722/index.html


PERIÓDICOS


PLÁGIO. https://turnitin.adobeconnect.com/_a984506363/p6f683r00iz/?launcher=false&fcsContent=true&pbMode=normal

ESCOLHA PERIÓDICO – http://www.edanzediting.com/journal_selector 

PERIÓDICOS PUC Goiás – http://seer.pucgoias.edu.br/

PERIÓDICOS UFG – http://revistas.ufg.br/

PERIÓDICOS UEG – http://www.revista.ueg.br/

PERIÓDICOS IFG – http://revistas.ifg.edu.br/

Boletin Coalición Internacional para el Habitat – www.hic-al.org

ISSN 1678-4758 – História ciências saúde – Manguinhos – http://coc.fiocruz.br/index.php/informacao-e-comunicacao/revista-hcsm

ISSN 1678-8621 – Ambiente Construído http://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/about/submissions#onlineSubmissions

ISSN 1676-8329 – Mercator (UFC) – http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/about/aboutThisPublishingSystem

ISSN 1982-6745 –Redes (Santa Cruz do Sul) –http://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/aboutThisPublishingSystem

ISSN 1678-9873 – Revista de sociologia e politica –http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rsp/about/submissions#authorGuidelines

ISSN 1982-4513 – Sociedade e natureza (ufu) – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about

ISSN  1982-4513 – Sociedade e natureza ufu – http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about/submissions#authorGuidelines

ISSN 1676-0603 – Biota neotropical – http://www.biotaneotropica.org.br/v8n3/pt/instruction

ISSN 1676-5648 – RAE Eletrônica – http://rae.fgv.br

ISSN 1808-0936 – Revista brasileira de cartografia – http://www.lsie.unb.br/rbc/index.php/rbc

ISSN 1806-8405 revista brasileira de pós-graduação – http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg

ISSN 1516-1684 – Revista de desenvolvimento econômico –http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/about

ISSN -1677 4280 – Revista eletrônica Qualit@s – http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/

ISSN 2237-9029 – Revista DRd – http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd

ISSN 1679-415X – GEPEC – http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/about/editorialPolicies

Revista RDE – http://revistas.unifacs.br/index.php/rde

Revista Outros Tempos – http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/index

Revista Brasileira de Gestão Urbana – http://www2.pucpr.br/reol/index.php/urbe

Cadernos IPPUR – http://www.ippur.ufrj.br

ISSN 0102-3098 – ABEP –   Revista Brasileira de Estudos da População –  http://www.abep.org.br

Revista Brasileira de Estatística – http://www.rbes.ibge.gov.br/

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. PEDRO ARAÚJO PIETRAFESA                                                                                                                           E-mail: [email protected] OU [email protected]

 

Vice-Coordenador: Prof. Dr. ANTONIO PASQUALETTO

E-mail: [email protected] OU [email protected]

 

E-mail oficial do Programa: mdpt@pucgoias.edu.br

 

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Av. Fued José Sebba, 1184 – Jardim Goiás

Campus V PUC Goiás, 
CEP 74805-100 – Goiânia – Goiás

 

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-3002
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h

 

Funcionário da Secretaria:

José Renato dos Santos

E-mail: [email protected]

REDES SOCIAIS

                                                      

Programação Acadêmica

Em breve!

Laborátorios

Em breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em breve!

Produção do Programa

Em breve!

Redes de pesquisa

Em breve!

Envie-nos uma mensagem