Ciências da Religião

Conceito Capes:

5

Duração:

24 e 42 meses

Modalidade:

Mestrado e Doutorado

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião (PPGCR) iniciou suas atividades em março de 1999 e recebeu recomendação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do processo CAA/CTC/28 de 12 de março de 2001, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) Seção 1 de, Nº 136 de 16 de julho de 2001, página 6, com nota inicial 3. Na avaliação trienal 2001-2003, o Curso de Mestrado recebeu Conceito 4.

O Curso de Doutorado em Ciências da Religião iniciou suas atividades com o processo seletivo para 2007, por meio da recomendação da CAPES/MEC, conforme parecer do CTC/CAPES/538-05-12/07/2006, Portaria MEC n. 73 de 17/01/2007, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) Seção 1 de 19 de janeiro de 2007.

O Programa recebeu Conceito 5 na avaliação trienal (2009-2012) realizada pela CAPES, mantendo seu conceito até a avaliação atual. No quadriênio 2017-2020 o Programa recebeu Conceito 5 pela CAPES

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

Possui três Linhas de Pesquisa:

Cultura e Sistemas Simbólicos

 Religião e Movimentos Sociais e 

 Religião e Literatura Sagrada

Características do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR)

O PPGCR integra-se em seu meio ambiente:

  • prestando serviços de formação e assessorias para identificar, compreender e respeitar a pluralidade de manifestações religiosas, contribuindo para o diálogo ecumênico, inter-religioso e científico;
  • participando de decisões e produções de saber dentro e fora do espaço acadêmico. O específico do PCR é contribuir com o suporte científico para compreender as expressões religiosas em seu meio ambiente, através da sociologia, antropologia, Bíblia e ciências afins.

Epistemologia, metodologia, interdisciplinaridade da equipe docente e abrangência das pesquisas

  • O termo “Religião” não é dogmático ou doutrinal; indica para o objeto de estudo, qual seja, o fenômeno religioso acessível à análise metodológico-científica.
  • O termo “Ciências” indica para a dimensão científico-cultural do fenômeno religioso e suas múltiplas leituras e metodologias de abordagem. Isso implica na postura interdisciplinar do mestrado (sociologia, antropologia, psicologia, teologia, filosofia, história…).
  • A multidisciplinaridade em diálogo fica evidente na área de concentração: Religião Cultura e Sociedade.
  • A busca por construir paradigmas epistemológicos e práticos críticos e questionadores de processos sociais, culturais e religiosos que alienam e oprimem é central e constante.
  • As pesquisas, assessorias e todo o processo de formação visam oferecer referenciais para compreensão de processos sócio-culturais e religiosos que envolvem globalização, urbanização, êxodo rural, relações de gênero, negritude e etnia, etc., possibilitando uma interferência qualificada nesses processos.[email protected]

Áreas de Concentração

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Religião, Cultura e Sociedade: Concentra a pesquisa sobre os elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas, bem como sobre as interações entre religião e outras dimensões da vida social, segundo a perspectiva das ciências humanas em geral. 

LINHAS DE PESQUISA:

“Cultura e Sistemas Simbólicos”: Pesquisa a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva da antropologia da religião e de outras disciplinas afins, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos

“Religião e Movimentos Sociais”: Pesquisa as instituições religiosas, os movimentos sociais e religiosos na perspectiva da sociologia da religião e de outras disciplinas afins, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso.

 

“Religião e Literatura Sagrada”: Pesquisa, com aportes teóricos do campo da hermenêutica e da exegese, dimensões de religião, cultura e sociedade em textos sagrados; analisa a origem, transmissão, recepção e interpretação de textos sagrados.

Integridade Acadêmica

Em breve! 

Estrutura Curricular

A nova Estrutura Curricular está em construção e entrará em vigor no segundo semestre de 2022.

No momento a estrutura curricular que encontra-se em vigor é:

O Programa é constituído por uma área de concentração e três linhas de pesquisa.

  • MESTRADO exige 44 créditos a serem cursados em 24 meses, perfazendo 21 créditos em disciplinas, 03 créditos em atividades complementares, 12 créditos de dissertação e 08 créditos de orientação, sendo duas disciplinas obrigatórias de núcleo comum; uma disciplina obrigatória para cada linha de pesquisa e disciplinas opcionais para cada linha de pesquisa, totalizando 660 horas de atividades.
  • DOUTORADO exige 67 créditos a serem cursados em 42 meses, sendo 21 créditos em disciplinas do Mestrado, 10 créditos em disciplinas específicas do doutorado (03 créditos em uma disciplina obrigatória, 03 créditos em seminários interdisciplinares, 02 créditos em colóquios da linha de pesquisa e 02 créditos em colóquios das outras linhas de pesquisa) 06 créditos em produções científicas, 16 créditos para redação da tese e 14 créditos de orientação, totalizando 1.005 horas atividades.

As DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, no caso do Mestrado, são compostas por uma disciplina de núcleo comum, que oferece as noções básicas do curso, uma disciplina de metodologia e outra disciplina que constitui o núcleo de cada linha de pesquisa e assegura o seu quadro teórico fundamental. No núcleo comum, as disciplinas obrigatórias são: Fenômeno Religioso e Metodologia da Investigação Científica Aplicada às Ciências da Religião. Na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Antropologia da Religião. Na linha de pesquisa Religião e Movimentos Sociais, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião. Na linha de pesquisa Religião e Literatura Sagrada, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Literatura Sagrada das Religiões.

O Doutorado é composto por uma disciplina obrigatória de núcleo comum, que aprofunda os fundamentos teóricos das Ciências da Religião; um seminário interdisciplinar, que visa concentrar os doutorandos em atividades interdisciplinares de análise, discussão e produção de textos sobre os temas propostos; quatro colóquios específicos, segundo a linha de pesquisa escolhida pelo(a) doutorando(a), que visam desenvolver reflexões avançadas sobre os diferentes temas de pesquisa dos(as) alunos(as). Os colóquios reúnem alunos(as), cujos projetos se situam na mesma linha de pesquisa.

A disciplina obrigatória no Doutorado é Fundamentos Teóricos das Ciências da Religião. O seminário interdisciplinar será oferecido dentre os seguintes temas: Simbólico e Diabólico: interpretações do mal; Religião e Saúde; Religião e Transformação Sócio-cultural; Religião e Gênero; Religião, Poder e Violência; Formas do Sagrado na Cultura Contemporânea. Os colóquios da linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos são: Religião e Identidade Cultural no Centro-Oeste; Religião, Etnicidade e Violência;  Religião, Multiculturalismo e Pluralismo Religioso; Transe, Êxtase e Possessão. A linha de pesquisa Religião e Movimentos Sociais oferece os colóquios: Religião e Mercado; Expressões Contemporâneas de Religiosidade; Religião e Cultura Midiática; Religião e Transformações da Subjetividade. Os colóquios da linha de pesquisa Religião e Literatura Sagrada são: Hermenêuticas Ecofeministas; Conflitos: Realidade e Interpretações; Textos Sagrados, Violência e Paz; Santidade e Justiça.

As DISCIPLINAS OPTATIVAS, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, são disciplinas de interesse do/a pesquisador/a, independente da linha de pesquisa escolhida. Elas são as seguintes, de acordo com cada linha de pesquisa:

  • Cultura e Sistemas Simbólicos: Religião como Sistema Simbólico; Tópicos de Antropologia da Religião; Religião, Memória e Tradição; Expressões Religiosas do Povo Brasileiro; Espiritualidade, Holismo e Consciência Planetária; Cultura e Ateísmos Contemporâneos.
  • Religião e Movimentos Sociais: Expoentes Atuais da Sociologia da Religião; Panorama Religioso na América Latina; Religião e Globalização; Religião e Mídia; Sociologia do Cristianismo; Sociologia das Instituições e dos Movimentos Religiosos.
  • Religião e Literatura Sagrada: Hermenêutica; Métodos de Interpretação de Textos Sagrados; Sociedade e Cultura na Literatura Bíblica; Espiritualidades, Fronteiras e Identidades na Literatura Bíblica; Religião, Gênero e Sociedade na Literatura Sagrada.
    OS SEMINÁRIOS compõem temas de pesquisa a serem aprofundados paralelamente às disciplinas. Em geral são oferecidos por professores (as) convidados (as).

Linhas de pesquisa 

LINHAS DE PESQUISA:

1.Cultura e Sistemas Simbólicos

Descrição: pesquisa a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva da antropologia da religião e de outras disciplinas afins, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos.

Docentes:

  • Clóvis Ecco
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho
  • Luiz Signates
  • Thais Alves Marinho.

2. Religião e Movimentos Sociais

Descrição: pesquisa as instituições religiosas, os movimentos sociais e religiosos na perspectiva da sociologia da religião e de outras disciplinas afins, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso.

Docentes:

  • Alberto da Silva Moreira
  • Carolina Teles Lemos
  • Eduardo Gusmão de Quadros
  • Rosemary Francisca Neves Silva

3. Religião e Literatura Sagrada

Descrição: pesquisa, com aportes teóricos do campo da hermenêutica e da exegese, dimensões de religião, cultura e sociedade em textos sagrados; analisa a origem, transmissão, recepção e interpretação de textos sagrados.

Docentes:

  • Ivoni Richter Reimer
  • Joel Antônio Ferreira
  • Mariosan de Sousa Marques
  • Valmor da Silva

Iniciação Científica

Grupos de Pesquisa

Em breve!

Projetos de Pesquisa

Em breve!

Corpo Docente

Para saber mais sobre linha de pesquisa, publicações e projetos de pesquisa dos(as) docentes do Programa, clique sobre o nome do(a) docente!
Galeria de Fotos dos Docentes do PPGCR – 1999-2022

Dr. ALBERTO DA SILVA MOREIRA    

Doutor em Teologia Católica (Universität Münster, Alemanha)

Pós-Doutor em Ciências da Religião (Mídia e Religião)
Nottingham Trent University (Inglaterra)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/3297569311328890

orcid: https://orcid.org/0000-0002-0954-3381

Dra. CAROLINA TELES LEMOS

Doutora em Ciências Sociais e da Religião (UMESP)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/8034392675044483

orcid: https://orcid.org/0000-0003-0095-363X

Dr. CLÓVIS ECCO

Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/4282485443095712

orcid: https://orcid.org/0000-0002-6922-4665

Dr. EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS

Doutor em História (UnB)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6271285275152113

orcid: https://orcid.org/0000-0002-0645-6901

Dra. IVONI RICHTER REIMER 

Doutora em Filosofia/Teologia (Universität Kassel, Alemanha)
Pós-Doutora em Ciências Humanas, Interdisciplinar
Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) M/D/PhD
E-mail: [email protected] /[email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2861371052102699

orcid: https://orcid.org/0000-0003-4274-8407

Dr. JOEL ANTÔNIO FERREIRA

Doutor em Ciências da Religião (UMESP)
Pós-Doutorado em Exegese Bíblica
Georgetown University (Estados Unidos) M/D/PhD
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/7610590480120003

orcid: https://orcid.org/0000-0002-2934-3416

Dr. JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO

Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/0301627479389830
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7722-3729

Dr. LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS 

Doutor em Ciências da Comunicação (USP)
Pós-Doutor em Epistemologia da Comunicação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/0464596762919932

orcid: https://orcid.org/0000-0001-9348-9295

Dr. MARIOSAN DE SOUSA MARQUES

Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9584957091009002

orcid: https://orcid.org/0000-0002-8537-0304

Dra. ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA

Doutora em Ciências da Religião (PUC Goiás)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/1440663724607422

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8417-415X

Dra. SANDRA DUARTE DE SOUZA (COLABORADORA)

Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e pós-doutorado em História Cultural pela UNICAMP (2010).

E-mail: [email protected]

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7151234594799732

https://orcid.org/0000-0001-7858-9853

Dra. THAIS ALVES MARINHO

Doutora em Sociologia (UnB)

Pós-doutora em Ciências Sociais (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/9094700593263241

orcid: https://orcid.org/0000-0003-2088-4408

Dr. VALMOR DA SILVA

Doutor em Ciências da Religião (UMESP)
E-mail: [email protected] / [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/9309261304512694

orcid: https://orcid.org/0000-0002-0372-5889DUARTE 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Turmas

Solicitamos, gentilmente, que os egressos e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião preencham o seguinte formulário para fornecimento de dados para a avaliação da CAPES.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião tem como Corpo Discente:

TURMA  2023

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Legislação Federal

REQUERIMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS:

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas

TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL  [email protected]

A SECRETARIA INFORMARÁ ATRAVÉS DE E-MAIL QUANDO O DIPLOMA ESTIVER LIBERADO PARA RETIRADA, AGUARDE CONTATO.

Processo Seletivo

PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1

Chamada 01-2024 – Seleção para bolsistas CAPES PROSUC 2024_1

 

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS

PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS PARA TURMA 2024_1 – MESTRADO

Edital 02-2024-PROPE – Complementação de vagas 2024_1 – PPGCR

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES MESTRADO 2024_1

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL – Edital 02_2024-PROPE

Inscrições: de 19 A 24 DE JANEIRO DE 2024 – ENCERRADAS

INSCREVA-SE

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 23 de novembro de 2023

EDITAL N. 43-2023-PROPE – Seleção Discente PPGCR para turma 2024_1

RESULTADO FINAL

RESULTADO FINAL MESTRADO

RESULTADO FINAL DOUTORADO

ENTREVISTAS

CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – MESTRADO 2024-1

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – DOUTORADO 2024-1

SELEÇÃO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR – 2023

Chamada 001-2023-PPGCR – PDSE-CAPES 2023_2024

Formulário de inscrição PDSE – PPGCR 2023

Edital_CAPES PDSE_30_2023

Edital_20-2023- PDSE CAPES_Anexo_I___Termo_de_Outorga_

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Reconhecimento_da_Fluencia_Linguistica_do_cooorientador_no_exterior_2

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Fluencia_Orient_Brasileiro_2

Edital_30-2023-PDSE CAPES_Declaracao_Fluencia_Orient_Brasileiro_2

RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL – EFPH

 Seleção de Bolsistas 2023-2

Chamada 04-2023-PPGCR – Seleção de beneficiário PROSUC_CAPES_2023-2

Resultado final CHAMADA 04/2023-PPGCR-CAPES/PROSUC – Mestrado

Resultado final CHAMADA 04/2023-PPGCR-CAPES/PROSUC – Doutorado

Seleção Discente

EDITAL N.25/2023-PROPE SELEÇÃO DISCENTE MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 2023-2

Edital 30-2023–PROPE – RETIFICAÇÃO DOS ITENS 4.6 _ 5.1 _ 5.12

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – MESTRADO 2023-2

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – DOUTORADO 2023-2

RESULTADO FINAL

RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO MESTRADO – Edital n. 25_2023_PROPE

RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO DOUTORADO – Edital n. 25_2023_PROPE

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil

—————————————————-

AVISO: Caso tenha necessidade de acessar informações de Processos Seletivos Encerrados, entrar em contato com a secretaria pelo telefone (62) 3946-1673 ou E-mail: [email protected]  DE COMPELENTAÇÃO DE VAGAS

Pós-Doutorado

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

SELEÇÃO BOLSA PDSE – CAPES  – DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR – 2024-1

Edital N. 06/24-CAPES

Chamada 01-2024-1 PPGCR

Ficha de inscrição

SELEÇÃO DE BENEFICIÁRIOS CAPES PROSUC 2024_1
RESULTADO FINAL – SELEÇÃO BOLSA E TAXA CAPES PROSUC 2024.1
Chamada 01-2024 – Seleção para bolsistas CAPES PROSUC 2024_1
 
CHAMADAS ENCERRADAS
PODE PUC  e FUNDACRED 2023/1
Inscrições até 10 de abril de 2023
 Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES Nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

Editais de Bolsas – PPGCR
Chamada Bolsa FAPEG – 01/2023

Bolsa Sanduíche – NOVO

Ficha de inscrição – NOVO

EDITAIS ENCERRADOS

CHAMADA N. 003/2023-PPGCR – BOLSA E TAXA – CAPES PROSUC -MESTRADO E DOUTORADO 

RESULTADO FINAL – MESTRADO

RESULTADO FINAL DOUTORADO

Termo de compromisso- Taxa  – com firma reconhecida em cartório (2 vias)

Termo de Compromisso – Bolsa – com firma reconhecida em cartório (2 vias)

SELEÇÃO DE BOLSAS – PPGCR Nº 02/2023 – NOVO

RESULTADO FINAL – MESTRADO

 SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO – PPGCR –  CAPES/PROSUC – Nº01/2023 

Resultado final – BOLSA CAPES/PROSUC

Resultado final TAXA CAPES/PROSUC

Seleção de Bolsistas CAPES PPGCR _ Chamada N. 03-2022

Financiamentos:

NOVAS BOLSAS 2022-1

BOLSA SANDUÍCHE

-Ficha de Inscrição

BOLSA FAPEG

Link para Plataforma OPP-FAPEG (inscrição)

BOLSA CAPES PROSUC E TAXA

Termo de Compromisso BOLSA

Termo de Compromisso TAXA    

RESULTADO –  NOVO

FINANCIAMENTOS

FUNDACRED-Edital N.06-2020-GAB-R

PODE PUC – Edital N.07-2020-GAB-R

BOLSAS
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA CAPES/PROSUC – DOUTORADO (JUNHO 2020)
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA E TAXA CAPES/PROSUC -MESTRADO E DOUTORADO (MARÇO 2020)
PROCESSO SELETIVO BOLSA CAPES/PROSUC -MESTRADO

BOLSA CAPES/PDSE – DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

TAXA CAPES/PROSUC – 2019 – MESTRADO
TAXA CAPES/PROSUC 2018 – DOUTORADO
BOLSA CAPES/PROSUC 2018
CHAMADA PODE PUC
FAPEG – CHAMADA PÚBLICA N° 03/2018 – BOLSAS MESTRADO E DOUTORADO

 

BOLSA DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE – CAPES – 2018
Bolsas:
Financiamentos:
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS CAPES/FAPEG

CHAMADA PÚBLICA N. 07/2017 – INSCRIÇÕES ATÉ 31/10/2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS CAPES/PROSUP

EDITAL 003/2017-PPGCR – SELEÇÃO BOLSA CAPES/PROSUP

FICHA DE INSCRIÇÃO

PORTARIA N. 181-2012

RESULTADO FINAL – LISTA DOS APROVADOS

BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2018 (PNPD/CAPES)

CHAMADA PNPD – 2018 
TAXA CAPES/PROSUC – 2018/2

Qualificações e Defesas

*FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE EXAMINADOR EXTERNO

2024

QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

DEFESA DE MESTRADO

QUALIFICAÇÃO DOUTORADO

TESE DOUTORADO

2023

QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

DEFESA DE MESTRADO

QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

DEFESA DE DOUTORADO

2022

Eventos e Certificados

2024

SIMPÓSIO NACIONAL AS IGREJAS NA DITADURA

25 e 26 de abril de 2024 – Sala de defesa da área 4

Inscrição e programação aqui

25 ANOS DO PPG EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA PUC GOIÁS

25 abril de 2024 – Sala de defesa da área 4

2023

INSCREVA-SE AQUI

 

2022

DECLARAÇÃO – ATIVIDADES DE NIVELAMENTO

2021

  • CURSO ESPIRITISMO E TEORIA SOCIAL – De 12 de junho a 31 de julho de 2021

2020

2019

  • COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 28/11

 

  • CURSO INTENSIVO “AS TEOLOGIAS POLÍTICAS DAS RELIGIÕES”  –  PROF. DR.  ENZO PACE – CERTIFICADOS

2018

2017:

Acesse para se inscrever

II Colóquio Internacional do CEBOM (Centro de Estudos Brasil Oriente Médio) 2016

VIII Congresso Internacional em Ciências da Religião 2016

I Colóquio Internacional Bullying Submerso 2015

 

2022
DECLARAÇÃO – ATIVIDADES DE NIVELAMENTO

2021

  • CURSO ESPIRITISMO E TEORIA SOCIAL – De 12 de junho a 31 de julho de 2021

2020

2019

  • COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 28/11

 

  • CURSO INTENSIVO “AS TEOLOGIAS POLÍTICAS DAS RELIGIÕES”  –  PROF. DR.  ENZO PACE – CERTIFICADOS

2018

2017:

Acesse para se inscrever

II Colóquio Internacional do CEBOM (Centro de Estudos Brasil Oriente Médio) 2016

VIII Congresso Internacional em Ciências da Religião 2016

I Colóquio Internacional Bullying Submerso 2015


OS CERTIFICADOS DOS EVENTOS DE 2018 A 2020 ENCONTRAM-SE DENTRO DA PÁGINA EVENTOS 

  1. Mesa Redonda: desafios da Pós Graduação na Sociedade Moderna –
    1. Certificados
  2. Mini Curso “Catolicismo Contemporâneo” 2017
    1. Dia 02/02/2017
    2. Dia 03/02/2017
  3. Conferência “Os Manuscritos do Mar Morto” 2016
  4. VIII Congresso Internacional em Ciências da Religião 2016
    1. Comissão Científica
    2. Comissão Organizadora
    3. Comunicadores
    4. Conferencistas
    5. Coordenadores

Laborátorios

Em Breve!

Banco de Teses e Dissertações

Em breve!

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. CLÓVIS ECCO 

E-mail: [email protected] OU clovis[email protected]   

Vice-Coordenador: Prof. Dr. VALMOR DA SILVA

E-mail: [email protected] OU  [email protected]

E-mail oficial do Programa[email protected]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)

Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionárias da Secretaria:

Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: [email protected]

Alessandra Malta de Oliveira

Alzerina Alencar V. Moreira

Amanda Carvalho dos Santos

 

CONTATO

PROF. DR. CLÓVIS ECCO 

Coordenador
E-mail: [email protected]  

            [email protected]

PROF. DR. VALMOR DA SILVA

Vice-Coordenador

email: [email protected]

[email protected]

Funcionárias da Secretaria:

Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: [email protected]

Alessandra Malta de Oliveira

Alzerina Alencar V. Moreira

E-mail: [email protected]

Amanda Carvalho dos Santos

E-mail: [email protected]

ENDEREÇO:

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)

Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
E-mail oficial do Programa: [email protected]

Horário de Atendimento:

de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Reconhecimento de Diploma

Programação Acadêmica

Redes de pesquisa

Rede 1

CENTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS EM CULTURA

Acesso ao site: https://claec.org/

Rede 2

Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo

Acesso ao site: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/diversas/item/3341-rede-de-pesquisa-historia-e-catolicismo-no-mundo-contemporaneo

Rede 3

Rede Internacional de Pesquisa Capitalismo e Religião

Objetivo(s)

Conectar e apoiar pesquisadores e instituições que estudem e analisem criticamente as pretensões religiosas do capitalismo, sua produção e uso de mitos e símbolos, sua fusão com expectativas de felicidade e de realização humana, sua  expansão para a esfera libidinal e do desejo, a transcendentalização que opera nas práticas de consumo, sua cooptação da linguagem e da estética; ou seja, o processo de transformação do capitalismo em religião prática do cotidiano.

Membros

Alberto da Silva Moreira – Coordenador / PUC Goiás

Allan da Silva Coelho – Coordenador / Universidade São Francisco, USF

Carlos Enrique Angarita – Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

Fernanda Malafatti – USP

Filipe Maia – Boston University, USA

Joabe Marques – EST, São Leopoldo-RS

Josué Cândido da Silva – UEBA, Ilhéus

Jung Mo Sung – UMESP

Lauri Emilio Wirth – UMESP

Lucas Silveira – USF, Itatiba

Michael Ramminger – Institut für Theologie und Politik, Münster Alemanha

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem