Ciências Ambientais e Saúde

Conceito Capes:

5

Duração:

24 e 48 meses

Modalidade:

Mestrado e Doutorado

Sobre o Programa

A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde (PPGCAS) foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) no ano de 2003 (versão revisada). A Portaria do MEC no 4.310, de 21 de dezembro de 2004, publicada no DOU nº 246, de 23 de dezembro de 2004, embasada no Parecer do CNE/CES nº 314/2004, aprovado em 10.11.04, reconheceu o Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde da Universidade Católica de Goiás (Programa 52002012006P1), com avaliação inicial “3”. O PPGCAS está inserido na área de avaliação Interdisciplinar, Câmara IV, e foi elaborado a partir de uma articulação e integração dos cursos acadêmicos de Biologia, Biomedicina, Direito, Filosofia, Enfermagem, Ciências Sociais e Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

PPGCAS tem envidado todos os seus esforços para formar profissionais com competências e habilidades para o exercício da prática profissional em nível de pós-graduação com visão crítica abrangente e capacidade de leitura e de análise qualificada do objeto estético de trabalho, capazes de repassar, por meio do ensino, da produção crítica e teórica, os saberes adquiridos e construídos durantes e após o processo de estudo no PPGCAS. Saber aplicar a aprendizagem adquirida no ambiente de atuação profissional e acadêmico. Ser apto a trabalhar em equipe, multi e interdisciplinar, por meio de uma percepção abrangente e crítica, fazendo de suas ações meio de inclusão e inserção sociais. Ser capaz de continuar os estudos em doutoramentos, e produzindo conhecimentos e pesquisas inovadoras
em diferentes áreas do conhecimento e do ensino, efetivando o compromisso para com a sociedade brasileira, com isso reforçando a importância do Programa como espaço de produção do conhecimento.

O desafio assumido pela PUC Goiás, como produtora do saber científico, buscou resgatar e integrar o conhecimento obtido através das ciências naturais com aqueles resultantes de pesquisas na área das ciências humanas e da saúde. Tal integração no escopo do programa resultou em projetos e pesquisas voltados à análise de situações concretas da realidade que envolvem problemas ambientais e de saúde, possibilitando a geração de conhecimentos e a apresentação de propostas de intervenção.

O programa em sua consolidação contempla em suas atividades curriculares e investigativas a dimensão ambiental, a saúde e a qualidade da vida humana, incorporando consequentemente várias áreas do conhecimento que passam a ser o tema de estudo na construção de um diálogo comum entre pesquisadores de diferentes áreas, cujo ponto de encontro é a proposta do programa. Esse saber emergente, de caráter amplo, compreende um conjunto de disciplinas das ciências naturais, da saúde e sociais vinculadas às novas tecnologias aplicadas, visando construir não só um novo conhecimento, mas também, uma nova atitude marcada por uma reflexão de caráter social e ambiental voltada para um desenvolvimento sustentável, equitativo e duradouro, com ênfase nos aspectos da qualidade de vida da população humana e na preservação da biodiversidade.

Neste sentido, a inserção regional do PPGCAS, com ênfase na região Centro-Oeste, contempla as questões de conhecimento, preservação e conservação do meio ambiente, visando uma melhor avaliação e monitoramento do bioma Cerrado, mas também situações que envolvem interfaces dessa região com outros biomas. A análise das práticas antropogênicas advindas do avanço da fronteira agropastoril, dos processos de urbanização e industrialização acelerados, abordados dentro de uma perspectiva histórica da ocupação do espaço, possibilitam a inclusão dos aspectos e das características socioculturais importantes na abordagem interdisciplinar que envolve questões de ambiente e saúde. A busca de temáticas e questões voltadas para esta pesquisa interdisciplinar se dá no programa através da pesquisa de situações concretas da realidade do centro-oeste e de regiões periféricas.

Este novo conhecimento que constitui o foco do programa, tem se expressado nos temas e problemas abordados nas dissertações desenvolvidas e nas propostas de intervenções e recomendações e busca promover a inserção social dos setores que se encontram marginalizados, desenvolver e fomentar o desenvolvimento de uma consciência ambiental das comunidades envolvidas e analisadas, constituindo um mecanismo capaz de atender às exigências da sociedade local e regional na busca de soluções urgentes para os graves problemas ambientais e de saúde que acompanham o crescimento populacional, a implantação desordenada, a falta de políticas públicas e de ações governamentais, resultando em problemas de saúde pública e coletiva, além de comprometimento dos recursos naturais, desequilíbrio dos ecossistemas afetando a manutenção da diversidade biológica, especialmente no bioma Cerrado.

Neste contexto, o programa assume o papel de promotor da integração interdisciplinar, criando um espaço acadêmico de sinergia entre as ciências humanas, naturais e da saúde, abrindo uma grande perspectiva para a expansão das mesmas na PUC Goiás, de uma forma sólida e responsável. Promove também a reflexão por parte do corpo discente, oriundo de diversas áreas do conhecimento e de diversas localidades, do papel da pesquisa, do conhecimento e da conscientização sobre as questões ambientais e de saúde coletiva, como elementos responsáveis pela implementação de ações transformadoras da realidade e promotoras de desenvolvimento sustentável na perspectiva da equidade social.

No decorrer dos anos é possível constatar que a temática da saúde e do ambiente se articulam de forma interdisciplinar de forma concreta nas pesquisas desenvolvidas para a elaboração das dissertações que frequentemente constituem foco de interesse por parte de órgãos públicos e instituições na busca de soluções para os problemas complexos que afetam a sociedade e o ambiente.

No último quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Áreas de Concentração

Entende-se por meio ambiente “o lugar determinado ou percebido, onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação, implicando em processos de criação cultural e tecnológica e os processos históricos e sociais de transformação do meio natural e do meio construído”.

Do ponto de vista da sociedade, a área focaliza os aspectos políticos, econômicos e sociais situados em um contexto cultural, suas relações com as questões de saúde coletiva e com a problemática ambiental. Inclui também a análise das formas de ocupação e de reordenação dos espaços, bem como as formas de intervenções que têm gerado degradações ambientais e suas consequências diretas e indiretas na qualidade de vida e saúde da sociedade, procurando direcionar as abordagens para uma inserção forte nas questões regionais do Centro-Oeste.

Com relação à vertente ambiental, a qualidade de vida é compreendida não só do ponto de vista da forma de apropriação do ambiente natural pelo homem, mas também nos aspectos relacionados à preservação da biodiversidade, manejo adequado de biomas e conhecimento das potencialidades para a utilização dos recursos naturais na perspectiva de melhoria da qualidade de vida, o que implica em um conhecimento da constituição, dinâmica e evolução dos ecossistemas enfocados.

Neste contexto, o termo saúde é compreendido dentro de uma visão holística abrangendo uma multiplicidade de enfoques. No aspecto sociocultural, a conceituação moderna de saúde, por natureza interdisciplinar, considera que o estado de saúde do indivíduo e das populações resultam de vários fatores intrinsecamente relacionados que incluem condições adequadas de habitação, saneamento, alimentação e nutrição, trabalho e renda, acesso à educação e informação, infraestrutura social, aliados a um estilo de vida responsável que garanta a preservação do ambiente e da saúde coletiva.

Integridade Acadêmica

Gerais
O MCAS tem como objetivo a articulação das ciências em torno da temática da saúde e bem estar humano e do meio ambiente, através de uma abordagem e metodologia interdisciplinares. Isso possibilita a adoção de métodos de uma área para outra gerando novos conhecimentos, referenciados nas concepções teóricas das diferentes áreas do saber. Nesse sentido coloca-se, como em qualquer proposta interdisciplinar, um desafio para a Universidade no seu papel de produtora do saber científico, resgatando a unificação do conhecimento das ciências naturais com as das ciências humanas. Para tanto, a dimensão ambiental, a saúde e qualidade de vida humana, incorporadas em vários setores do conhecimento, passam a serem os temas na construção de um diálogo comum entre profissionais de diferentes áreas, que passam a ter como ponto de referência esse programa. Esta abordagem, além de possibilitar a adoção de métodos de uma área para outra gerando novos conhecimentos, referenciados nas concepções teóricas das diferentes áreas do saber, possibilita, ao longo do tempo, o desenvolvimento de novas metodologias, tanto no campo da pesquisa como no campo da docência, destinadas a atender às questões que necessitam de abordagens interdisciplinares.
O MCAS visa a formação de mestres capazes de agregar e conciliar o conhecimento de diferentes áreas no sentido de resolver problemas complexos que desafiam a ciência contemporânea, especialmente, relacionados à saúde e ao meio ambiente. A matriz curricular em vigor tem como objetivo orientar a formação de profissionais críticos, capazes de exercitar liderança acadêmica e científico-tecnológica, além de serem aptos a solucionar problemas contextualizados globais e regionais em temas relacionados à saúde e ao meio ambiente.

Específicos
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde (Mestrado Acadêmico – MCAS) objetiva formar profissionais capazes de:

  • Construir e reconstruir, ao longo do curso e em seu exercício profissional, uma postura ética condizente com as novas exigências e compromissos sociais e ambientais da atualidade em consonância com o desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolver atitudes de compromisso com a gestão participativa em projetos ambientais, socioambientais e de saúde;
  • Atuar de forma consciente de sua função como agente construtor do futuro e agente transformador da realidade socioambiental no país e em sua região;
  • Fomentar e implementar estudos e projetos relacionados aos problemas antropogênicos, à responsabilidade socioambiental, às relações de comprometimento da saúde e às ações necessárias ao desenvolvimento sustentável com participação da sociedade;
  • Entender o comprometimento da saúde e qualidade de vida de uma forma ecossistêmica, dentro da transversalidade necessária para as intervenções e ações no meio natural e urbano;
  • Fomentar e implementar tecnologias e políticas públicas determinantes para o bem estar socioambiental;
  • Compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos, culturais e do meio ambiente decorrentes das ações antropogênicas;

Estrutura Curricular

Iniciadas as atividades de uma turma ingressante, o candidato, tem até 60 (sessenta) dias para detalhar os pré-projetos de pesquisa. Os pré-projetos são apresentados em reunião de congregação docente para avaliação da coerência com as linhas de pesquisa do MCAS e suas limitações. A apresentação é feita pelo orientador. É avaliada também a factibilidade do projeto (tempo e recursos). A aprovação pode ser sem ou com recomendações de adequações, sendo o orientador responsável pelo cumprimento do cronograma. Esse procedimento permite a racionalização das propostas de projeto de pesquisa dentro do prazo médio estipulado pela CAPES de 24 (vinte e quatro) meses, entre o ingresso do candidato e defesa de sua dissertação.

A integralização curricular do MCAS compreende 10 créditos obrigatórios e 8 optativos (total de 18 créditos em disciplinas), além de créditos dedicados à metodologia da pesquisa, elaboração da dissertação e outras atividades complementares. A dissertação, conforme orientação geral da CAPES/MEC, deve ser concluída, preferencialmente, em 24 (vinte e quatro) meses. O programa possui três disciplinas obrigatórias e um quadro de disciplinas optativas que podem variar periodicamente em sua oferta, bem como serem inseridas novas propostas de disciplinas. A opção dos alunos cursarem disciplinas optativas em outros cursos pertinentes é encorajada, dentro da quantidade de créditos permitida pelo regulamento geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás e o regulamento específico do MCAS.

Nos últimos anos, a coordenação do programa tem apoiado a flexibilização para obtenção de créditos pelos alunos, incentivando atividades como publicações de resumos em congressos, estágios docência, organização de eventos, estágios por meio de convênios e projetos de cooperações interinstitucionais.

Linhas de pesquisa 

Linhas de pesquisa

BIODIVERSIDADE & INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL: Contempla projetos envolvendo aspectos da biodiversidade e indicadores de qualidade ambiental que, direta ou indiretamente, estejam relacionados às questões de saúde e qualidade de vida humana.

METODOLOGIAS INTEGRADORAS EM SAÚDE & AMBIENTE: Contempla projetos que investigam metodologias de integração em saúde e ambiente, integrando áreas tais como: epidemiologia molecular, genômica, proteômica, transcriptomica, metabolômica, metagenômica, mutagênese e toxicologia.

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE: Contempla projetos que integram as interfaces dos ambientes físico, social e cultural, relacionados com a saúde humana e qualidade de vida. Estudos relacionados com a promoção, prevenção, reabilitação, habilitação e tratamento no processo de cuidar em saúde.

Grupos de Pesquisa

Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do MCAS. No entanto, os docentes do MCAS também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.

1º GRUPO – Interações Organísmicas e Antropogênicas no Cerrado e Amazônia: Os biomas do Cerrado e Amazônia concentram atualmente a maioria das ações antropogênicas relacionadas à ocupação humana e uso descontrolado do solo. As consequências dessas ações se traduzem em inúmeros problemas relacionados com a perda da diversidade e o próprio comprometimento da qualidade de vida humana. Em ambientes de conhecida mega-diversidade perde-se o que ainda não se conhece, justificando ações para conhecer e entender as causas de sua perda para a sua devida valoração.

Link:

2º GRUPO – Pesquisa Aplicada a Intervenções Comunitárias e Clínicas: esse grupo foi fundado com o objetivo de criar condições para a produção e socialização de saberes em Psicologia Clínica e Comunitária. Para realizar seu objetivo, o grupo visa: – oferecer um espaço de encontro, diálogo e colaboração entre pesquisadores e profissionais das áreas clínica e comunitária. – viabilizar a implementação efetiva das pesquisas dos membros do núcleo. Construir condições para a realização das ações do grupo visando a implementação efetiva das ações comunitárias e o aprimoramento de intervenções clínicas. – possibilitar que alunos da graduação recebam supervisão na prática clínica e comunitária e capacitação em práticas de pesquisa enquanto participantes dos projetos do grupo. – estimular e favorecer a divulgação de resultados de pesquisa em eventos e publicações científicos. – criar e manter parcerias diversas para a captação de recursos e contrapartidas no fomento da pesquisa.

Link:

3º GRUPO – Replicon: O NPR contém como linha geral de pesquisa a “caracterização, monitoramento e diagnóstico genético de populações”, que contribui para o melhoramento das atividades acadêmicas e atende às exigências institucionais, registrando a participação da PUC Goiás para o avanço científico nacional. A linha geral se desdobra em 2 sublinhas: Caracterização genética da diversidade biológica e tendências epidemiológicas & Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese. A equipe é multidisciplinar, interdepartamental e interinstitucional, objetivando envolver o corpo docente, discente e técnico nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O NPR se especializou no diagnóstico genético e nos estudos de identificação individual. Atende à comunidade com o programa “Genética na Inclusão Social”. O programa garante o treinamento de alunos dos cursos de Biologia, Biomedicina e Medicina, dando apoio à comunidade. Atualmente há 7 pesquisadores permanentes no NPR, credenciados no MGene.

Link:

4º GRUPO – Saúde e Qualidade de Vida: esse grupo possibilitar a articulação de ações direcionadas para o ensino, pesquisa e extensão, a partir da integração de profissionais de diversas áreas do conhecimento que tenham como objetivo discutir as interfaces entre o processo saúde-doença, qualidade de vida, promoção da saúde, reabilitação, cultura, o modelo de atenção e as políticas públicas de saúde em todos os períodos do ciclo vital. -priorizar a produção do conhecimento nas áreas de promoção, prevenção, intervenção e reabilitação com o objetivo propor e implementar estratégias de intervenção em saúde que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Serão desenvolvidas investigações com abordagens quantitativas e qualitativas centradas no processo de cuidar de pessoas com doenças não-transmissíveis e nos conhecimentos e práticas em saúde. – As repercussões do grupo serão: formação de alunos de graduação (iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso) e pesquisadores na área da saúde; divulgação dos trabalhos desenvolvidos em eventos e periódicos científicos nacionais e internacionais.

Link:

5º GRUPO – Infecção Relacionada à Assistência à Saúde: Prevenção e Controle (IRASPC): o grupo conduz estudos na área de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Aborda a temática na perspectiva da epidemiologia das infecções, da prevenção e controle e repercussão no ambiente. Estuda riscos de exposição dos usuários e dos profissionais dos serviços de saúde. As pesquisas impactam na formação profissional na área de saúde, saúde ocupacional, segurança dos usuários e segurança ambiental. Os resultados fundamentam as mudanças requeridas na prática com impacto na redução de iatrogenias, na segurança e na qualidade da assistência à saúde.

Link:

6º GRUPO – Estudos do Quaternário: o grupo produz conhecimentos quanto aos processos erosivos no alto rio Meia Ponte, interação antrópica no sistema fluvial, elaboração de relatórios quanto à potencialidade ambiental de determinadas áreas, trabalhos de hidro sedimentologia, mapeamento da cobertura vegetal do vale do ribeirão São Vicente no Parque estadual de Terra Ronca. As análises palinológicas com enfoque paleoecológico realizadas no Planalto Central Brasileiro foram realizadas na região do rio Meia Ponte, no Distrito Federal e na região do Complexo Arqueológico de Serranópolis, e permitiram estabelecer a evolução da paisagem e as mudanças climáticas ocorridas no decorrer dos últimos 50.000 anos antes do presente e suas relações com a glaciação Würm/Wisconsin. Em relação a geoarqueologia o grupo organizou dois livros: Geoarqueologia: Teoria e Prática (2008) e Geoarqueologia (2013) e organizou o livro Geoarqueologia na América Latina em 2015.

Link:

Projetos de Pesquisa

Os Projetos de Pesquisa do MCAS estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:

LINHA 1 – BIODIVERSIDADE E INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL

    • • Análise Multidisciplinar da Bacia Hidrográfica do Alto Curso do Rio Meia Ponte – GO;
      • Anfíbios Anuros e Pequenos Mamíferos como Bioindicadores em Áreas sob Ação Antrópica na Região do Entorno de Brasília: Estudos de Genotoxicidade Empregando Análises Citogenéticas e Toxicidade Ambiental;
      • Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade no Cerrado e em Goiás;
      • Biodiversidade e Distribuição da Vegetação nas Terras Baixas Tropicais: Abordagem Biocronológica e Paleoecológica;
      • Caracterização Citogenética de Roedores Silvestres de Áreas de Cerrado do Brasil Central e Considerações Sobre o Papel de Hospedeiros e Transmissores de Hantavirus;
      • Diversidade Filogenética sob Distintos Modelos de Evolução Fenotipica;
      • Estudos Genéticos e de Toxicidade em Animais Silvestres de Ambientes Naturais e sob ação Antrópica: Contribuições a Preservação Da Biodiversidade e Saúde Humana;
      • Levantamento e Importância da Fauna de Marsupiais na Manutenção de Espécies Vegetais na Área de Influência da Futura Usina Hidrelétrica Corumbá IV;
      • Análise da Contaminação Antrópica ou Natural nas Bacias Hidrográficas do Entorno de Goiânia;• Levantamento Taxonômico de Pequenos Roedores no Parque Ecológico de Goiânia: Aspectos Morfológicos e Cromossômicos de um Grupo de Risco em Viroses Emergentes;

LINHA 2 – SOCIEDADE AMBIENTE E SAÚDE

    • • Avaliação dos Fatores de Risco para Osteoporose em Jovens Estudantes de Escolas Públicas e Privadas de Goiânia;
      • Avaliação e Monitorização do Perfil de Suscetibilidade d dos Mecanismos de Resistência de Bactérias Isoladas de Sítio Estéril de Pacientes Hospitalizados nos Hospitais de Goiânia;
      • Desenvolvimento de Métodos Diagnósticos para Hepatite C Baseados em Nanotecnologia e Tecnologias Convencionais;
      • Detecção, Avaliação e Vigilância da Susceptibilidade e dos Mecanismos de Resistência de Bacterias e Fungos Isolados de Sítio Estéril de Pacientes Hospitalizados;
      • Determinação da Frequência de Talessemias em Pacientes da Área Urbana de Goiânia;
      • Efeito Potencial da Exposição ao Xilol e Possíveis Impactos Ambientais;
      • Efeitos dos Metais Essenciais e Tóxicos sobre a Atividade Funcional de Fagócitos em Dragueiros da Bacia de Inundação da Usina Hidrelétrica Corumbá IV – GO;
      • Estudo da Qualidade do Sêmen e do Perfil Hormonal de Gonadotrofinas, Prolactina e Testosterona de Trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV e de Comunidades Ribeirinhas na Área do Entorno de Brasília – Uma Avaliação de Riscos à Fertilidade Masculina;
      • Estudo dos Efeitos Citotóxicos do Lipídio Bioativo Dimetilesfingosina em Combinação com Agentes Anti-Neoplásicos Antraciclínicos no Tratamento das Leucemias Mielóides Agudas;
      • Estudos dos Efeitos Odontológicos Deletérios da Radioterapia a Médio Prazo em Pacientes Recebendo Irradiação em Face;
      • História de Vida e Situação de Saúde na Agência Prisional de Goiás: Prevalência de Hepatite C;
      • O Processo Produtivo do Soro Antiofídico: Uma Análise Temporal e Conjuntural;
      • Pesquisa de Prevalência de HPV nas Populações Indígenas do Centro-Oeste;
      • Agência Goiana do Sistema Prisional: Estudo das Condições Socio-Demográficas e Comportamentais de Mulheres de Detentos Relacionado à Vulnerabilidade ao Vírus HIV;
      • Perfil Sociodemográfico, Hematológico e Imunológico de Crianças com Paralisisa Cerebral Tetraparética Espástica;
      • Estudo das Proteínas Apoptóticas em Doenças Infecciosas;
      • Saúde, Expressão de Emoções;
      • Perfil Sociodemográfico, Incidência e Prevalência de Anticorpos Anti-Hiv em Doadores de Sangue em Goiânia-Go;
      • Aspectos Fitoquímicos e Análise da Contaminação Antrópica por Metais pesados na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santo Antônio no município de Aparecida de Goiânia – GO;
      • Análise dos Metais Pesados e sua relação com o Meio Ambiente e a Saúde na Bacia do Ribeirão Anicuns;
      • Avaliação Citogenética e Molecular de Carcionomas da Laringe: Um Estudo Cso-Controle Retrospectivo;
    • • Geoquímica Ambiental e Saúde – Análise da Contaminação por metais e elementos traço nas bacias hidrográficas do município de Goiânia – GO e sua relação com a saúde;

LINHA 3 – BASES CONCEITUAIS E NOVAS METODOLOGIAS INTEGRADORAS EM SAÚDE E AMBIENTE

    • • Bioética: Poder e Solidariedade;
      • Desenvolvimento de Algoritmos e Ferramentas para a Bioinformática;
      • Estrutura Espacial em Dados de Mortalidade por Doenças Infecto-Parasitárias e Neoplasias no Estado de Goiás e seus Determinantes Sócio-Ambientais;
      • Avaliação Computacional das Medidas dos Grânulos dos Padrões Nucleares Pontilhado Grosso e Pontilhado Fino em Fan Hep-2;
    • • Métodos Computacionais Aplicados à Saúde e às Ciências Ambientais;

Corpo Docente

Dr. LEONARDO LUIZ BORGES (COORDENADOR)
Doutor em Ciências Farmacêuticas
Universidade de Brasília (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/8153436057725516

Dr. WILIAN VAZ SILVA (VICE-COORDENADOR)
Doutor em Ciências Ambientais
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/3563132489734932

Dr. ANTÔNIO MÁRCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Doutor em Biologia Celular e Molecular
Universidade Federal De Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/4256300529988960

Dr. CLAYSON MOURA GOMES
Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8550177354539916

Dr. DARLAN TAVARES FEITOSA
Doutor em Zoologia
Universidade Federal do Pará (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/3500272349902475

Dra. FLÁVIA MELO RODRIGUES
Doutora em Ciências Ambientais
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/9807251305319061

Dr. FRANCISCO LEONARDO TEJERINA GARRO
Doutor em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais
Université Montpellier (França)
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6719234350740061

Dra. IRMTRAUT ARACI HOFFMANN PFRIMER
Pós-Doutorado em Ciências Biológicas
Universidade Federal de São Paulo (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/1311944273807457

Dr. JULIO CEZAR RUBIN DE RUBIN
Doutor em Geociências e Meio Ambiente
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/4595290910117337

Dr. LUC MARCEL ADHEMAR VANDENBERGHE
Doutor em Psicologia
University of Liege (Bélgica)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/5143352856295345

DRA. MARIANA PIRES DE CAMPOS TELES

Doutora em Ciências Ambientais
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4648436798023532

Dr. MATHEUS GODOY PIRES (Colaborador)
Doutor em Zoologia
Inst. de Biociências – Univ. de São Paulo (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3163552259832189

Dr. NELSON JORGE DA SILVA JR
Doutor em Zoologia
Brigham Young University (Estados Unidos)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/6544526824923185

Dr. PAULO ROBERTO DE MELO REIS
Doutor em Biologia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/7729613632937834

Dr. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA
Doutor em Sociologia
Universidade de Brasília (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/5504604536035282

Dra. VALÉRIA BERNADETE LEITE QUIXABEIRA
Doutora em Medicina Tropical
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5995196506303951

Dra. VERA APARECIDA SADDI
Doutora em Ciências (Fisiologia Humana)
Universidade de São Paulo (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes:lattes.cnpq.br/7496804650895441

Dr. WILSON DE MELO CRUVINEL
Doutor em Reumatologia
Universidade Federal De São Paulo (Brasil)
E-mail: [email protected]
Lattes: lattes.cnpq.br/9144269086663257

Turmas

O mestrado em Ciências Ambientais e da Saúde tem como Corpo Discente:

Atualizado em 22/03/2021 – MCAS

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás 

Legislação Federal

Formulários de Solicitação

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas


Processo Seletivo

EDITAIS ABERTOS

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Chamada 01_2024_PPGCAS_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

RESULTADO FINAL – Edital_04-2024-PROPE

Edital_04-2024-PROPE_-_Selecao_Mestrado_e_Doutorado_2024_1

REFERÊNCIAS PARA O PROCESSO SELETIVO

Arboviroses-emergentes-no-Brasil-desafios-para-a-clínica-e-implicações-para-a-saúde-pública

Emerging-and-Reemerging-Aedes-Transmitted-Arbovirus-Infections-in-the-Region-of-the-Americas-Implications-for-Health-Policy

Emerging-and-Re-emerging-Arboviral-Diseases-as-a-Global-Health-Problem

Emerging-arboviruses-Why-today

Impact-of-environmental-factors-on-neglected-emerging-arboviral-diseases_compressed

INSCREVA-SE

EDITAIS ENCERRADOS

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS TURMA 2024_1

Chamada-n.-01_2024-PPGCAS-Selecao-de-Bolsistas

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1 

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1

Inscrições: de 05 de setembro até 24 de novembro de 2023

EDITAL N. 38-2023-PROPE – Seleção Discente PPGCAS para turma 2024_1

HOMOLOGAÇÃO RESULTADO FINAL PPGCAS

REFERÊNCIAS PARA O PROCESSO SELETIVO

Arboviroses-emergentes-no-Brasil-desafios-para-a-clínica-e-implicações-para-a-saúde-pública

Emerging-and-Reemerging-Aedes-Transmitted-Arbovirus-Infections-in-the-Region-of-the-Americas-Implications-for-Health-Policy

Emerging-and-Re-emerging-Arboviral-Diseases-as-a-Global-Health-Problem

Emerging-arboviruses-Why-today

Impact-of-environmental-factors-on-neglected-emerging-arboviral-diseases_compressed

INSCREVA-SE

 

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL – PDPG/CAPES 2024_1

Chamada 01-2023-PPGCAS_Selecao_de_Bolsista_Pos-Doutorado_PDPG-CAPES

HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES – PÓS-DOUTORADO PPGCAS

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil54

Pós-Doutorado

Ato Prórpio normativo-003-2015-Estágio Pós Doutoral

 

EM ANDAMENTO
Título:
Pós-doutorando:
Período:                                                                                                                                                                 Supervisor:

CONCLUÍDOS
Título:
Pós-doutorando:
Período:                                                                                                                                                                 Supervisor:

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

LEGISLAÇÃO VIGENTE FAPEG

Portaria-no-011-PRES-14-02-2022

Portaria-no-013-PRES-21-02-2022

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-Formação

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS FAPEG 2024_1

Chamada 01_2024_PPGCAS_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

Editais Encerrados

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS TURMA 2024_1

Chamada-n.-01_2024-PPGCAS-Selecao-de-Bolsistas

Chamada 01_2023_MCAS_Seleção de bolsas FAPEG
 
PODE PUC  e FUNDACRED 2023/1
Inscrições até 10 de abril de 2023
 Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
 

Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES Nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

Editais de Bolsas 2023

 Edital – Bolsa CAPES PROSUC e PDPG – PPGCAS – 2023-1_

Editais de Bolsas 2022

Financiamentos:

Qualificações e Defesas

  • Bancas de qualificações  
  • Bancas de defesas

Atualizado em 25/05/2017 – CPD/INTERNET

Publicações

Em breve!

Eventos e Certificados

PALESTRA:

“New insights in the human immune system: implications for health and diseases”
Leo Joosten


Radboud University, Holanda
Data: 29/10/2021
Horário: 10h (Brasil); 15h (Holanda)

  

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. LEONARDO LUIZ BORGES

E-mail: [email protected] 

Telefone: (62) 3946 1114

Vice-Coordenador: Prof. Dr. WILIAN VAZ SILVA

E-mail: [email protected]

E-mail oficial do Programa[email protected]

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde
Campus I PUC Goiás, Área IV, Bloco L (Térreo)
Rua 235, nº 40, Setor Universitário
Goiânia (Goiás) / CEP 74605-010

Contatos:
Secretaria – (062) (62) 3946 1346 – 3946 1403 
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionário da Secretaria:

Jáder Alves Gomes

Programação Acadêmica

Em breve!

Laborátorios

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde (PPGCAS) está vinculado à Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV) sediada no Campus I, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), localizado na Área IV, Rua 235, nº 40, bloco L.  Além da estrutura citada anteriormente e disponível na Área IV (Blocos L e K), o programa desenvolve atividades de ensino e pesquisa na Área V situada à Rua 232, Nº 128, 3º andar (Próximo à Praça Botafogo) e conta com a seguinte infraestrutura:  

    

Sala de Apoio Técnico (Sala 008): Sala com equipamentos de uso comum a vários laboratórios e dispõe dos seguintes equipamentos: 1 ultra freezer (-80°C), 1 forno micro-ondas, 1 centrífuga, 1 capela pequena, 1 máquina de gelo, 2 tambores para nitrogênio líquido (33 litros), 1 recipiente para água destilada e 1 condicionador de ar.  

  

Sala de Limpeza e Esterilização (Sala 020): Sala de apoio aos laboratórios de pesquisa afins, na necessidade de limpeza constante de vidraria e equipamentos. Dispõe dos seguintes equipamentos: 1 deionizador de água, 3 estufas de esterilização e secagem, 1 autoclave grande vertical, 1 autoclave pequeno vertical, 1 capela e 6 recipientes para água.  

  

Sala de Coletas Biológicas (Sala 004): Ambiente adequado à coleta de material biológico (sangue) para os projetos afins na área de diagnóstico. Dispõe dos seguintes equipamentos: 1 microcomputador, 1 cadeira especial para coleta de sangue em vinil, 1 rack suspenso além de mobiliário adequado.  

  

Devido à própria natureza interdisciplinar, o PPGCAS conta com o apoio de outros laboratórios, centros e núcleos de pesquisa da PUC Goiás já em funcionamento, e que viabilizam muitas das atividades de pesquisa. Além dos equipamentos específicos destinados às atividades de pesquisa de cada um dos laboratórios, todos os ambientes laboratoriais contam com mobiliário adequado ao acondicionamento de materiais de consumo e ao desenvolvimento das atividades de pesquisa. Os laboratórios de pesquisas são multiuso, permitido trabalhos colaborativos entre docentes, servindo também de ambientes de aulas práticas a todas as disciplinas afins oferecidas pelo PPGCAS. Os laboratórios de pesquisa situados na Área V são:  

  

Laboratório de Diversidade Genética e Biodiversidade: Instalado nas salas 11 e 19 da Área V, dispõe dos seguintes equipamentos: 3 estufas, 1 deionizador de água, 2 fornos micro-ondas, 3 balanças de precisão, 3 micro computadores, 3 impressoras, 1 bomba a vácuo, 3 banhos-maria, 3 pHmetros de mesa, 6 agitadores de tubos, 1 aquecedor, 3 geladeiras, 1 autoclave pequena vertical, 1 microscópio óptico Nikon Eclipse E200, 1 centrífuga, 3 recipientes de água, 2 freezers, 3 termocicladores, 1 scanner de mesa, 1 capela de fluxo laminar, 4 aparelhos de eletroforese completos, dois termocicladores, 1 homogeneizador de tecidos e 2 condicionadores de ar.  

Atividades: Desenvolvimento de ferramentas moleculares, levantamento da variabilidade genética de espécies nativas do Cerrado e marcadores moleculares em câncer. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Desenvolvimento de marcadores, genotipagem e caracterização genômica”, “Diversidade taxonômica e bioquímica de Cobras-Corais Brasileiras (Micrurus): Genômica, Transcriptômica e Proteômica”, “Genética geográfica de Stryphnodendron adstringens Mart. (Fabaceae) (“Barbatimão”): estrutura populacional, mudanças climáticas e prioridades para conservação no Cerrado”, “Avaliação da expressão gênica de BRAF e IGFBP7 em carcinomas papilíferos de tireoide”, “Infecções de transmissão sexual: prevalência, fatores associados e desempenho de testes diagnósticos em mulheres atendidas em ambulatório de ginecologia preventiva”, “Variantes genéticas associadas a câncer hereditário na população brasileira”, “Prevalência, fatores associados e desempenho de testes diagnósticos para vaginose bacteriana e infecções genitais em mulheres atendidas em ambulatório de ginecologia preventiva (projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG)”, “Detecção do papilomavírus humano e proteínas associadas à carcinogênese viral (e6, e7, p16, p53 e prb) em carcinomas colorretais” (projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG).  

  

Laboratório de Microbiologia Clínica e Ambiental: Instalado na sala 6 da Área V, dispõe dos seguintes equipamentos: 1 estufa bacteriológica Biopar, 1 estufa para esterilização e secagem, 1 autoclave vertical Phoenix, 1 agitador de tubos tipo vortex, 1 capela de fluxo laminar Veco, 1 balança analítica digital Precisa, 1 microscópio óptico Nikon Eclipse E200, 1 banho-maria Sieger Stern6, 1 centrífuga Macro EV: 04 EVLAB, 1 pHmetro de bancada digital Phs-3B, 1 geladeira Electrolux R360, 2 freezers, 2 cubas de eletroforese, 1 fonte de eletroforese, 1 condicionador de ar e 1 micro computador;  

Atividades: Esse laboratório se habilita ao screening e identificação de cepas microbianas de interesse aos estudos ambientais e clínicos, bem como as diversas associações entre amos os ambientes. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Estrutura espacial e epidemiológica de doenças negligenciadas, emergentes e reemergentes e seus determinantes socioambientais” e “Caracterização genômica e desenvolvimento de marcadores moleculares para estudos em epidemiologia molecular de agentes etiológicos, hospedeiros intermediários e vetores relacionados à transmissão de doenças”.  

  

Laboratório de Pesquisa em Biodiversidade: Instalado na sala 10 da Área V, conta ainda com 3 microcomputadores (conexão internet), 1 impressora laser, refrigerador, HD de mesa 3Tb contendo banco de dados, 04 mesas e 06 cadeiras giratórias;  

Atividades: avaliação dos fatores bióticos naturais do Cerrado com ênfase na fauna silvestre; avaliação da importância dos vetores e hospedeiros naturais de zoonoses em análises ambientais em ambientes antropizados; avaliação dos aspectos biológicos e clínico- epidemiológicos de acidentes com animais peçonhentos. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Caracterização genômica e desenvolvimento de marcadores moleculares para estudos em epidemiologia molecular de agentes etiológicos, hospedeiros intermediários e vetores relacionados à transmissão de doenças”, “Diversidade de vertebrados no cerrado e o uso das espécies como indicadoras de qualidade ambiental” e “Estrutura espacial e epidemiológica de doenças negligenciadas, emergentes e reemergentes e seus determinantes socioambientais”.  

  

Laboratório de Imunologia Clínica e Meio Ambiente: Instalado na sala 9 da Área V, dispõe dos seguintes equipamentos: 1 centrífuga Mikro 22R, 1 termociclador Dry Block MA4004, 1 freezer Consul (260 litros), 2 geladeiras biplex Cônsul (450 litros), 1 termociclador Dry Bath Heat & Cool, 1 instrumento de RT-PCR Lightcycler 480 Instrument II (Roche), 2 capelas de fluxo laminar Veco Bio Protector PWS12, 1 vortex Biomixer, 1 pHmetro Digimed, 1 espectrofotômetro Jenway, 1 estufa IG150 Jouan, 1 capela de fluxo laminar Veco VLFS-12, 1 microscópio óptico Leica DC100, 1 microscópio óptico Leica DMLS, 2 microscópios ópticos Nikon Eclipse E200, 1 estufa Quimis, 1 incubadora Tecnal TE420, 2 banhos-maria Hemoquímica HM1003, 1 autoclave vertical Phoenix, 1 Millipore Rios, 1 Millipore Mili-Q, 1 tanque Millipore 30 litros, 1 centrífuga Hettich Rotina 35R, 1 termociclador Roche D. S. 2400, 1 termociclador Bio Plus IT- 2002, 1 espectrofotômetro Labsystems Multiskan EX, 1 aparelho de eletroforese Loccus Biotecnologia, 1 agitador Standard Evlab EV 07, 1 balança digital Precisa XT220A, 1 pHmetro Jenway 3310, 1 forno micro- ondas Walita Magic, 2 lavadoras de ELISA, 1 leitora de ELISA, 2 tambores de nitrogênio líquido (30 litros), 1 suporte para pipeta, 1 seladora para plásticos, 3 micro computadores, 2 impressoras jato de tinta, 6 estabilizadores de voltagem e 3 condicionadores de ar;  

Atividades: Esse laboratório é uma referência regional no estudo de doenças emergentes e reemergentes no Centro-Oeste do Brasil, bem como a melhoria e aplicabilidade de novas técnicas e procedimentos analíticos. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Hepatite B e C e infecção pelo HIV em profissionais de embelezamento, estética e tatuagem: prevalência, fatores de risco e compreensão dos problemas vividos em seu cotidiano profissional”, “Identificação de biomarcadores moleculares associados com a síndrome da infecção congênita pelo vírus Zika”, “Infecção pelo Zika Vírus na gravidez: perfil imunológico na mãe, no feto e na interface materno-fetal, visando estratégias de assistência pelo SUS”, “Resistência a agentes antivirais diretos com pacientes virgens ou não experimentados ao tratamento para Hepatite C”, “Os consensos para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2: implantação das diretrizes nos laboratórios clínicos brasileiros”, “Avaliação clínico laboratorial da pesquisa de Anticorpos Anticitoplasma de Neutrófilo (ANCA)” e “Produção experimental de um soro hiperimune antiofídico para uso veterinário”.   

  

Laboratório de Estudos Experimentais e Biotecnológicos: Instalado na sala 5 da Área V, dispõe dos seguintes equipamentos: 1 estufa para secagem e esterilização, 1 estufa bacteriológica, 1 autoclave, 2 centrífugas, 2 geladeiras, 1 forno micro-ondas, 3 microscópios óptico Nikon Eclipse E200, 1 lupa, 2 incubadoras de ovos, 2 aquecedores térmicos digitais, 1 banho-maria, instrumental cirúrgico para animais de pequeno porte, 1 microcomputador, 1 recipiente para água destilada e 1 condicionador de ar;  

Atividades: estudos relacionados à ação de plantas do Cerrado em atividades angiogênica e anti angiogênica, no potencial de cicatrização e na avaliação de atividade genotóxica e anti genotóxica. Além disso. esse laboratório congrega as ações integrativas com o Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Experimental na prospecção de compostos bioativos de plantas do Cerrado e estudos de variantes de hemoglobinas em populações humanas do Estado de Goiás. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Atividade antimicrobiana de Myrciaria cauliflora Berg. (jabuticabeira) sobre isolados de leveduras e fungos filamentosos”, “Avaliação da prevalência das hemoglobinas variantes em doadores de sangue no banco de sangue do hemocentro de Goiás. “Avaliação da toxicidade materno-fetal do extrato seco das folhas de pimenta Pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum, quimiotipo (e)- metilisoeugenol, em ratas Wistar”, “Avaliação das atividades angiogênica / antiangiogênica, mutagênica / antimutagênica e o potencial de cicatrização de plantas medicinais e de plantas do Cerrado” e “Investigação de propriedades biológicas de moléculas de origem natural”.  

  

Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Experimental: Instalado na sala 7, dispõe dos seguintes equipamentos: 5 microscópios ópticos Nikon Eclipse E200, 1 incubadora de células equipada com CO2, 1 geladeira, 1 freezer, 1 banho-maria, 1 microcomputador, 1 impressora laser, 1 freezer, 1 geladeira e 1 condicionador de ar.  

Atividades: avaliação de parâmetros bioquímicos e imunológicos, realização de técnica de cultivo celular com estudo da ativação celular; estudo em modelo animal de obesidade sob influência ambiental de dieta hipercalórica e correlação com tratamento com produtos naturais; avaliação dos animais quanto aos parâmetros fisiológicos, bioquímicos, hematológicos e imunológicos; avaliação por imunofluorescência indireta de autoanticorpos em células de carcinoma laríngeo humano e correlação da autoimunidade com a influência de fatores genéticos e ambientais. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Avaliação das atividades angiogênica/antiangiogênica, mutagênica/ antimutagênica e o potencial de cicatrização de plantas medicinais e de plantas do Cerrado”, “Investigação de propriedades biológicas de moléculas de origem natural” e “Produção experimental de um soro hiperimune antiofídico para uso veterinário”.  

  

Laboratório de produtos naturais: Instalado na sala 105, dispõe dos seguintes equipamentos: lavadora ultrassônica, agitador (shaker Ethik), chapa aquecedora, banho maria com agitação interna, forno mufla, estufa de secagem e esterilização, agitador de tubos, manta aquecedora, evaporador rotativo, balança semianalítica, agitador magnético com aquecimento, bomba de vácuo, analisador de umidade, liofilizador, geladeira, freezer vertical, espectrofotômetro, bomba de vácuo, medidor de pH, capela com exaustão, 2 percoladores de 5L;  

Atividades: investigação e caracterização de matérias-primas de origem naturais, principalmente espécies vegetais que ocorrem no bioma Cerrado. Neste laboratório é possível obter extratos vegetais padronizados e efetuar ensaios de controle de qualidade de matérias-primas vegetais. Os seguintes projetos estão associados a este laboratório: “Atividade antimicrobiana de Myrciaria cauliflora Berg. (jabuticabeira) sobre isolados de leveduras e fungos filamentosos” (a etapa de padronização do extrato vegetal é desenvolvida neste laboratório), “investigação de propriedades biológicas de moléculas de origem natural”.  

  

Laboratório de tecnologia farmacêutica: Instalado na sala 103, dispõe dos seguintes equipamentos: viscosímetro rotacional, agitador (shaker Ethik), estufa de secagem e esterilização, agitador de tubos, manta aquecedora, desintegrador de comprimidos, dissolutor, friabilômetro, estufa a vácuo, compressora, mini-amassadeira, mini-granulador oscilante, mini-misturador, medidor de pH, geladeira;  

Atividades: investigação das propriedades e compatibilidades de excipientes e fármacos para a constituição de formas farmacêuticas. Avaliação de parâmetros de qualidade de formas farmacêuticas e desenvolvimento farmacotécnico de novas formulações. O seguinte projeto está associado a este laboratório: “Investigação de propriedades biológicas de moléculas de origem natural”.  

  

Laboratório de Análises Ambientais: Instalado na sala 20 da Área IV, dispõe dos seguintes equipamentos: 3 microscópios ópticos Nikon Eclipse E200, 1 geladeira, 1 freezer, 1 banho-maria, 1 microcomputador, 1 impressora laser, 1 freezer, 1 geladeira e 2 condicionadores de ar; 1 ICP-OES Avio 200 & Avio 500 (Perkin Elmer).  

Atividades: realização de análises físico-químicas, biológicas e microbiológicas de água, efluentes e solo, auxiliando também na detecção da poluição, no tratamento da água e do esgoto doméstico, laboratorial e industrial, como formas de intervenção nos ambientes hídricos, hidrelétricos, minerais e urbanos. Além disso, permite a detecção de mais de 50 elementos traços. Os projetos seguintes são apoiados pelo Laboratório de Análises Ambientais: “Biodiversidade de ecossistemas aquáticos: ecologia e sensoriamento remoto integrados para conservação de ambientes aquáticos do estado de goiás”, “Estrutura funcional das assembleias de peixes e qualidade do ambiente aquático em sistemas tropicais de água doce” e “Consolidação do Sistema de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em apoio à produção ambientalmente sustentável da cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Estado de Goiás” (este projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG).  

  

Além dos laboratórios acima citados e que são vinculados diretamente à estrutura do PPGCAS, os docentes e estudantes do programa estão inseridos em outros campos (Centros, Núcleos, Entidades e Laboratórios) e desenvolvem suas atividades de ensino e pesquisa promovendo a articulação entre diferentes níveis. Destacam-se:  

  

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG): Visa garantir níveis de excelência na prestação de serviços de assistência à saúde e, como missão, atua na transformação, na participação e na promoção social, pela prestação filantrópica de serviços em saúde, contribuindo com a geração e a produção de conhecimento sistemático, com estrutura organizacional moderna e flexível, valorizando os colaboradores, com vistas ao efetivo acesso a bens e serviços de saúde. Neste espaço, alunos com diferentes formações podem desenvolver pesquisas integrando saúde, ambiente e ciências sociais. A SCMG consiste em um rico espaço a ser explorado em projetos de ensino e pesquisa realizados por estudantes e docentes da ECMV, bem como pesquisa de campo de estudantes de mestrado e doutorado.  

Atividades: A Santa Casa é um campo de estágio referente as diferentes clínicas para os estudantes do curso de Medicina, além de um importante local de estágio para estudantes de graduação dos cursos de Farmácia e Biomedicina, que estão integrados à Farmácia Hospitalar e ao laboratório clínico. Constitui rico espaço para ensino, pesquisa e extensão com a possibilidade de vinculação de alunos de pós-graduação do PPGCAS neste ambiente. Projetos voltados para as diferentes dimensões da saúde poderiam estar ancorados na SCMG.  

  

Centro de Estudos e Pesquisas Biológicas (CEPB): Núcleo de Pesquisa da Escola de Ciências Médicas e da Vida localizado no Campus II da PUC Goiás, com uma área construída de 1.114,10 m2. Desenvolve pesquisas sobre:   

i) História natural, taxonomia, sistemática e evolução de vertebrados. Seu objetivo principal é conhecer a diversidade destes animais, incluindo descrições de novas espécies, distribuição geográfica e relações filogenéticas;   

ii) Toxinologia, onde se desenvolvem projetos a partir da análise dos venenos das serpentes mantidas no Núcleo e outros animais peçonhentos e/ou venenosos. Todos os trabalhos visam contribuir para o conhecimento sobre a composição bioquímica e atividades fisio-farmacológicas, considerando os vários fatores que interferem na sua composição e atividade biológica. Atualmente os projetos e artigos/publicações enfocam os venenos animais como ferramentas farmacológicas e como fonte de substâncias com potencial utilização terapêutica;   

iii) Recursos Hídricos – os projetos desenvolvidos têm como objetivo compreender a estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais, dentro das variáveis bióticas e abióticas, através de estudos que consideram a interação entre o ambiente aquático e terrestre;   

iv) Epidemiologia (animais peçonhentos e zoonoses) – realiza pesquisas em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Biodiversidade do PPGCAS e trata do relacionamento íntimo entre a casuística de acidentes com animais peçonhentos e venenosos e outras zoonoses comuns na região Centro-Oeste e seu estudo temporal e espacial;   

v) Zoologia Médica (animais de interesse médico – invertebrados e vertebrados) – identificação de animais de interesse médico (invertebrados, peixes, anfíbios e répteis) e sua caracterização e importância médica;   

vi) Apoio Acadêmico (coleções científicas de invertebrados e vertebrados): as coleções de referência do CEPB foram inicialmente estruturadas como animais peçonhentos, divididas em serpentes e artrópodes (aranhas e escorpiões) e hoje contam com um acervo de mais de 35 mil espécimes de invertebrados e vertebrados.  

  

Centro de Biologia Aquática (CBA): Localizado no Campus II da PUC Goiás e vinculado à Escola de Ciências Médicas e da Vida conta com uma área de 300m² dividida em: Laboratório de pesquisa em Meio Ambiente, Laboratório de processamento de dados, Laboratório de análises instrumental e salas de apoio. O centro tem infraestrutura laboratorial e de campo para a coleta e análise laboratorial de dados do meio aquático e ambientes adjacentes abrangendo as áreas de conhecimento da Ecologia de ecossistemas, Ecologia aplicada, Zoologia e Química ambiental. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq Ecologia, conservação e qualidade do ambiente aquático. Conta com uma coleção de peixes dos cursos de água presentes no estado de Goiás fazendo parte da Rede Brasileira de Coleções Biológicas/Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira – SIBBr/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.    

  

Núcleo de Pesquisa em Biomedicina: Estruturado em consonância com os anseios do curso de Biomedicina e suas atividades no Laboratório da Área de saúde (LAS), com uma interface direta com o PPGCAS. Funciona atualmente agregando vários laboratórios. No PPGCAS, inclui os laboratórios de Imunologia e Zoologia e Zoonoses, além do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Anemias Hereditárias (LEPAH) e Laboratório de Estudos Experimentais e Biotecnológicos (LEB), ambos no espaço físico do LAS/CBB;  

  

Laboratório Clínico da Área de Saúde (LAC): O LAC situado no bloco H da área IV, no Campus I, conta com uma área total de 1.665,43 m2, organizado em seções que desenvolvem atendem diferentes procedimentos dentro da patologia clínica: atendimento ao paciente, coleta e separação de materiais biológicos, processamento de amostras nas seções de Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Líquidos Corporais, Parasitologia, Microbiologia, Citologia e Hormônios. Possui um ambiente de lavagem e esterilização de materiais, entre outros. Cada um dos setores do Laboratório possui um profissional Biomédico qualificado responsável pelo controle de qualidade dos ensaios e dos insumos. Atende demanda de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde mediante convênio com o SUS. Possui uma estrutura para a coleta de materiais que permite o atendimento de seis pacientes simultaneamente, além de contar com um ambiente de coleta especial, exclusivo para as coletas ginecológicas e de material microbiológico. Em todas as suas secções, o LAC segue as normas da vigilância sanitária, e é certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O LAC é conveniado com o SUS, fato que assegura uma oferta de pacientes estável, possibilitando ao aluno a rotina de entrada de materiais biológicos para a realização de ensaios laboratoriais. Todos os ambientes laboratoriais possuem equipamentos automatizados, entre eles, o Mini Vidas, ACS-180, Turbitimer, microscópio de fluorescência Leica com sistema de captura digital de imagens, A-25 Biosystems, Microscan, Íon Seletivo AVL, Pentra-60, Fibritimer, Termociclador MJ-39, Cromatógrafo Biorad, Espectrofotômetro BTS370, Espectrofotômetro Bioplus, Osmose reversa para água reagente e leitora de fita para uroanálise.  

 

 

PUC Goiás Dissertationsdhesis Repository

Em breve!

Produção do Programa

Em breve!

Redes de pesquisa

Informações em breve

Fale com a gente!

Tem alguma dúvida sobre como ingressar na PUC ou como construir sua carreira em uma Universidade? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem