Jornada da Cidadania

Vacinação e testagem da Covid-19 atraem população

A Estação Saúde terá seu último dia de programação nesta sexta-feira, 21, e espera público recorde nos dois principais serviços oferecidos, vacinação gratuita para crianças e adultos, e a testagem ampliada de casos assintomáticos da Covid-19. O evento, na Área 1 da PUC Goiás, integra a programação oficial da Jornada da Cidadania. Os serviços gratuitos serão realizados das 8h às 17 horas.

Para o vendedor Bruno Mendes dos Santos foi a oportunidade de atualizar a carteira de vacinação dos dois filhos de 12 e 14 anos. Ele soube da oportunidade pela televisão e aproveitou o horário de almoço, nesta quinta-feira, 21, para comparecer à Jornada com a família. “Por causa da pandemia ficamos muito tempo sem ir à uma unidade de saúde”, explicou.

Vacinação é realizada pelos estudantes do curso de Enfermagem (Foto: Weslley Cruz)

De acordo com a professora Vanusa Usier Leite, uma das coordenadoras da Estação, o atendimento ao público permite atualizar as vacinas e também orientar sobre as rotinas, em especial das crianças e dos adolescentes. As vacinas são aplicadas pelos estudantes de Enfermagem sempre com a orientação de um professor. Outro serviço importante é a inclusão dos dados no Conecta SUS, que agora oferece um cartão de vacinação virtual.

Na Estação, o público pode receber as vacinas contra Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, VORH (contra Rotavírus), VIP (injetável contra pólio), VOP (oral contra pólio), DTP, dT, dTpa, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, Varicela, HPV e Influenza. No caso da vacina contra a Covid-19, o calendário segue as orientações da Prefeitura de Goiânia.

Covid-19

Outro serviço da Estação da Saúde é a testagem ampliada da Covid-19, realizada pelos estudantes da Escola de Ciências Médicas e da Vida. Os testes não precisam ser agendados e os resultados saem em 20 minutos. O objetivo é contribuir com o Inquérito Epidemiológico da doença em Goiânia.

Casos positivos de Covid-19 são notificados para o Ministério da Saúde (Foto: Weslley Cruz)

“A Estação Saúde tem um objetivo enorme que é atender a comunidade. A gente tem atendido as pessoas que têm a ânsia de testar para saber se está positivo para a Covid 19”, explica a profa. Karlla Greick Penna, coordenadora da Estação. Ela avalia a experiência de maneira positiva também para os estudantes, que têm a oportunidade de conhecer todo o fluxo da testagem, desde a recepção do paciente, a coleta de material até a notificação dos casos positivos.

Para a estudante de Biomedicina da PUC Goiás, Ana Clara Silva Viana, esta é a primeira participação dela na Jornada da Cidadania. Ela foi uma das responsáveis pela coleta nasal para os testes de Covid-19.  “As atividades de extensão da PUC são excelentes, principalmente por garantir este contato com as pessoas. O contato com o paciente é bem diferente da teoria de sala de aula e dá oportunidade de levar a ciência para a comunidade leiga”.

A Área 1 da PUC Goiás está localizada à rua 235, número 722, na Praça Universitária. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: [email protected].