Jornada da Cidadania

Secretário geral da CNBB afirma que o mundo novo depende dos paradigmas da unidade e da pluralidade

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia foram abertos nesta terça-feira,19, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube. A conferência de abertura que foi proferida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, que falou sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta.

Na solenidade de abertura do evento, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX), Márcia de Alencar Santana disse que a realização da Jornada da Cidadania “é a luta que a PUC Goiás tem, em busca de uma sociedade mais justa e fraterna. É preciso que nossa população que vive em situação de vulnerabilidade social aprenda como deve ser a vida delas. E o que podemos ensinar nós o fazemos. Afinal de contas somos uma instituição de educação”

Para a pró-reitora, a Jornada da Cidadania procura “por meio das parcerias, oferecer tanto os serviços como as atividades acadêmicas, de formação continuada, o que sempre fizemos de maneira presencial e desta vez estamos no formato híbrido, com atividades presenciais e on-line. A jornada é a luta em defesa de uma sociedade mais justa, igualitária, no momento em que as pessoas sofrem com medo, angústias por causa da pandemia. Que sejamos um sopro de esperança neste momento, que possamos reinventar nosso futuro. Então busque nosso site, veja a programação e faça parte dos minicursos, Lives e atividades presenciais que a Universidade oferece”.

A Reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, disse em seu pronunciamento que “corajosamente a PUC Goiás realiza os dois eventos, pois o desafio da ciência nos move”. A reitora agradeceu o apoio de toda a comunidade da PUC Goiás para a realização dos dois eventos, que não poupou esforços para a realização da Jornada da Cidadania e do Congresso de Ciência e Tecnologia tendo como público a comunidade acadêmica e toda a sociedade.

“O Congresso tem por objetivo divulgar e debater ciência com a comunidade universitária e com a sociedade em geral, disponibilizando todo o conhecimento produzido na universidade, apoiados na invenção e na inovação tecnológica e socia”, afirma a Reitora, que informa serem os objetivos da Jornada são os de prestar serviços comunitários dentro dos limites possíveis, por causa dos cuidados com as pessoas e das normas sanitárias de prevenção à Covid 19.

Para Olga Ronchi “a Jornada e o Congresso nos trazem a oportunidade de debater centenas de temas das diversas áreas do conhecimento. Reafirmam o papel da ciência à serviço da vida. Hoje, que a humanidade é atingida por eventos ambientais climáticos e sanitários, conflitos em várias partes do mundo que geram movimentos migratórios de centenas de milhares de pessoas, diante dos relativismos e negacionismos de toda ordem, os cientistas renovam a sua aposta no papel da ciência de sua possibilidade de gerar respostas assertivas ao caminho de vida contra a cultura da morte”.

“Portanto, as encíclicas do Papa Francisco Fratelli Tutti e Laudato Si que fazem uma exortação ao pacto educativo global nos desafia a construir o diálogo da fé e ciência à serviço da educação, com caminhos mais humanos para o planeta”, afirma a Reitora da PUC Goiás.

O conferencista, secretário geral da CNBB, Joel Portella Amado, ao falar sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta, disse que entende que o elemento crucial para um novo mundo seja o pacto pelo planeta, “a partir de onde podemos entender o encontro entre ciência, tecnologia, educação e espiritualidade. Podemos afirmar que os destinos do planeta são de caráter urgente, urgentíssimo. É importante perceber a conexão que existe entre eles. O ponto de partida é o mundo que precisa ser diferente. Independente de crenças e ideologias, é inegável que o mundo como um todo necessita o que o Papa Francisco ter insistentemente mencionado como o novo mundo, como aparece em Laudato Si: que propostas e soluções individualizadas não vão resolver uma questão que é de todos. A construção do mundo novo depende dos paradigmas da unidade e da pluralidade”.

Os dois eventos vão até o dia 23 e marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. A Jornada será realizada no formato híbrido com atendimentos presenciais e no formato on-line em cinco Estações. O caderno completo de programação da Jornada da Cidadania está disponível neste site. Mais informações pelo fone: 3946-1122.