Jornada da Cidadania

Crianças visitam Memorial do Cerrado

Foi um momento de muita alegria e descontração a reabertura do Memorial do Cerrado para a Jornada da Cidadania, realizada de 19 a 23 de outubro. Mais de 1.200 pessoas visitaram o museu à céu aberto, localizado no Câmpus II da PUC Goiás, Jardim Mariliza.

Para garantir as normas sanitárias, por causa da Covid-19, a agenda foi aberta só para escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. No total, 30 turmas de escolas diferentes participaram. Estudantes de 3 a 16 anos tiveram a oportunidade de conhecer o complexo, na Estação Cerrado da Jornada da Cidadania.

O público visitou a Vila Cenográfica Santa Luzia, com as construções típicas do século XIX e XX e a vila cenográfica rural com as construções típicas de uma fazenda do interior de Goiás. E ainda o quilombo e a Aldeia Timbira.

Oficinas fizeram parte da programação (Fotos: Wagmar Alves)

Em cada local, os estudantes foram recebidos por arte educadores que preparam oficinas de entretenimento para a criançada com música, dança, contação de história e outros. De acordo com o diretor administrativo do Instituto do Trópico Subúmido, José Rubens Pereira, o retorno das visitas interrompidas com a pandemia trouxe muita alegria para toda a equipe. “Foi uma experiência maravilhosa e só temos a ganhar com este momento”.

Para a professora Cibele Martins Pereira, coordenadora da Escola Municipal Tempo Integral Jardim Novo Mundo, visitou o Memorial do Cerrado com 63 crianças, de 4 a 10 anos. “Algumas estiveram aqui pela primeira vez. Foi muito poder respirar ar puro depois do confinamento e eles ficaram encantados com o lugar”. Ela ressaltou a importância das oficinas e também das lições de preservação do meio ambiente e de valorização da vida.