Palavra da Reitora

Profª Olga Izilda Ronchi

Somos uma universidade e carregamos conosco tudo que este nome significa. Somos universidade quando recebemos alunos de todos os lugares, quando criamos e mantemos programas que auxiliam o ingresso e permanência de estudantes de classes sociais mais vulneráveis. Somos universidade na parceria com a sociedade, no atendimento, sobretudo pelos seus programas de extensão, da comunidade mais carente de nossa cidade e de nosso Estado. Somos universidade quando mergulhamos na busca por respostas e soluções para as demandas sociais. Somos universidade quando nos pautamos pelo conhecimento científico, na produção e compartilhamento de saberes, na formação integral.

Você que chega à PUC Goiás, seja muito bem-vindo à nossa universidade. Nossa sim, porque ela pertence a cada um que, ao longo de décadas, constrói a sua história, solidifica o seu caminho, consolida sua missão. Você, que chega agora, faz parte de uma família que não se desfaz quando o curso acaba. Não deixamos de ser família pelo simples fato de você não frequentar mais, diariamente, nossas salas de aula, laboratórios, espaços de convivência, projetos.

Você sempre será parte indissociável da nossa história. E nós, enquanto universidade, também nos reconheceremos de agora em diante, e para sempre nos passos que você dará à frente. A partir de hoje, a PUC será sempre a sua casa, como tem sido para os mais de 115 mil estudantes aqui formados e que retornam para a sociedade para cumprir seu papel cidadão, humano.

Nossa missão, conjunta, é atuar para a formação de profissionais capacitados, mas não só isso. Nossa missão é formar cidadãos integrais, humanos, cientes do seu papel na academia e na sociedade. Pessoas que irão produzir e socializar conhecimento. Que estarão prontas para ouvir as demandas da sociedade e dispostas a ouvir e a buscar soluções para os problemas que forem postos.

Enquanto instituição confessionária, comunitária e filantropa, a PUC Goiás tem claros os seus valores cristãos, sua missão e seus propósitos. Por meio da educação, da pesquisa, da extensão, contribuir para a transformação do meio em que vivemos, com a valorização do ser humano; promover a universalização do saber, a internacionalização das experiências, a colaboração científica.

Seja bem-vindo a sua segunda casa.

Profª Olga Izilda Ronchi
Reitora da PUC Goiás

Sobre a Reitora

A professora Olga Izilda Ronchi, paulista de Monte Alto, e radicada em Goiás desde 1980, construiu uma importante trajetória na Educação em Goiás, especialmente em estabelecimentos de ensino católicos e da rede pública: coordenou a Pastoral do Colégio São Francisco, de Anápolis; dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, de Ceres; atuou na Pastoral da Educação, na Diocese de Goiás, onde assessorou o Convênio entre a então UCG/VAE, UFG e Secretaria Estadual de Educação e secretarias de Educação dos municípios daquela Diocese; coordenou as atividades pedagógicas do Liceu de Goiânia, além de ter sido vice diretora. Foi ainda chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, nos anos de 1992 e 1993.

Graduada em Pedagogia pela UniEvangélica e mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, em 2000, com a dissertação sobre “Os (des) caminhos do financiamento da educação básica pública. Brasil e Goiás”.

Na Universidade Católica de Goiás desde 1991, aprovada em seleção pública para o Departamento de Educação, assessorou o Programa de Educação e Cidadania da Coordenação de Estágio e Extensão, da Vice Reitoria para Assuntos Comunitários e Estudantis (ETG/VAE); coordenou a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); foi responsável pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/VAE), no período de fevereiro de 1995 a março de 2000; presidiu a Câmara de Graduação do CEPE; e dirigiu o Departamento de Educação (1999-2002), onde priorizou a gestão colegiada. Ministrou as disciplinas Estágio Supervisionado em Prática de Ensino I, Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação.

Foi Pró-Reitora de Graduação de 2002 a 2008, tendo sido eleita para a Vice-Presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – FORGRAD, para o biênio de 2006-2007. Foi Vice-Reitora da PUC Goiás entre 2008 e 2021, assumindo a reitoria da universidade em abril daquele ano.

Ocupa, também, cargos de representação institucional: Conselheira da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular – FUNADESP; Conselheira da Sociedade Goiana de Cultura – SGC; Membro do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia – SCMG; Presidente do Conselho Fiscal do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de Goiás – SEMESG; e Membro do Conselho Estadual da ANEC Goiás.

Publicou, dentre outros, os artigos “O Financiamento da Educação Básica em Goiás”, em 2000, e “Educação, Esclarecimento e Emancipação em Adorno e Horkheimer”, em 1999, ambos na revista Educativa.

Reitoria PUC Goiás

De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados)

[email protected]
(62) 3946-1000 Recepção