Zootecnia na era digital pauta discussão científica

A Zootecnia é uma das áreas do conhecimento que mais cresceu durante a pandemia. Ela tem contribuído para que o País atinja grandes patamares produtivos na agropecuária.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Zootecnistas (ABZ), este campo do saber vai além de estudar a criação, conservação e produção animal. Com ênfase para os animais considerados domésticos, essa ciência é norteada por princípios éticos e sustentáveis, pois pontua não só o manejo, como também a nutrição e sanidade do animal.

De olho na dinâmica do mundo contemporâneo e atento às novas exigências que a área demanda dos profissionais, principalmente diante dos avanços tecnológicos, o colegiado do curso de Zootecnia da PUC Goiás preparou uma programação científica, intitulada 26ª Semana da Zootecnia, que integra as atividades do VII Congresso de Ciência e Tecnologia da instituição.

Realizado de forma 100% remota, o evento será transmitido de 19 a 23 de outubro, pelo canal oficial da PUC no YouTube.

De forma geral, a Semana discutirá o tema A Zootecnia frente as inovações tecnológicas na era digital em 4.0 e contará com a presença de palestrantes convidados, que irão refletir sobre os segmentos da profissão que mais se destacam no cenário atual, entre eles, o bem-estar animal, o agronegócio e o empreendedorismo.

Segundo o coordenador do curso, prof. Bruno de Souza Mariano, a Zootecnia não parou, se sobressaiu durante a pandemia e vem evoluindo no aspecto tecnológico.

Neste sentido, o intuito do evento é incentivar esta reflexão juntamente à comunidade acadêmica e mostrar o potencial da profissão ao público geral, considerando seu impacto econômico e os campos de atuação que o futuro estudante poderá encontrar no mundo do trabalho.

Com início no dia 19 e término no dia 22 de outubro (a programação completa da 26ª Semana está disponível para download abaixo), duas palestras ganham destaque na programação, devido ao impacto dos temas discutidos para a atualidade.

Agroindústria 4.0

O dr. Celso da Costa Carrer, que é coordenador do Grupo de Estudos em Empreendedorismo no Agronegócio (GEMA) da Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia da USP, profere palestra no dia 20 de outubro, às 8 horas, sobre o tema Conceito e tendências da Agroindústria 4.0: oportunidades para as startups do agronegócio.

O empreendedorismo é um tema recorrente nas edições da Semana e vem sendo pautado por ser considerado um celeiro de oportunidades. De acordo com o prof. Bruno, é importante refletir não apenas sobre a adoção das novas tecnologias, mas também encontrar novas formas de tornar o negócio mais eficiente e competitivo.

Um dos diferenciais do curso de Zootecnia da PUC é a oferta de disciplinas que capacitam os estudantes para a gestão, de forma que os mesmos possam ter conhecimentos e desenvolver habilidades para entender e coordenar todas as etapas da cadeia produtiva.

Bem-estar animal

Boas práticas zootécnicas aumentam a produtividade e alcançam o consumidor final

No dia 22 de outubro, às 11 horas, será a vez do Dr. Felipe Dalla Costa fazer uma atualização sobre bem-estar animal e as medidas de prevenção. Ele é médico veterinário e doutor pela UNESP, onde realizou pesquisas junto à equipe de bem-estar animal da EMBRAPA Suínos e Aves, Agri-Food Canada e a Royal Veterinary College – RVC (Londres).  Seu trabalho tem alcance e reconhecimento internacional.

O prof. Bruno também destaca que a área do bem-estar vem evoluindo na atualidade e acompanha a tecnologia. Trabalhar com animais em boas condições de saúde melhora a resposta imune dos mesmos, reduz perdas e os custos com medicamentos, dá ênfase nas boas práticas zootécnicas e suspende medidas agressivas contra os animais. Juntas, essas tecnologias e processos promovem aumento da produtividade e são capazes de gerar produtos de alto valor biológico para a sociedade.

O evento também contará com a participação de estudantes da iniciação científica, que irão socializar suas pesquisas realizadas na graduação e egressos da PUC trazem sua contribuição ao evento, partilhando suas práticas exitosas no mundo do trabalho.

O curso

O curso de Zootecnia da PUC Goiás tem duração de cinco anos e proporciona a formação integral dos futuros profissionais, alinhando teoria e prática, em um espaço adequado para as experiências e a formação dos zootecnistas.

Atualmente, é o curso de Zootecnia com mais tempo de funcionamento no Estado de Goiás, apresentando um corpo docente extremamente qualificado e experiente, com 95% de doutores. Oferece laboratórios em funcionamento com amplas condições de atendimento às demandas de aulas e pesquisas, bem como nos setores de produção, com amostras de ovinos, caprinos, equinos, bovinos, aves e peixes. Saiba mais sobre o projeto pedagógico e as formas de ingresso aqui.