Simpósio de aviação tem até voo virtual

O 23º Simpósio de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás trouxe 85 voos de várias localidades do Brasil diretamente para Goiânia. Mas, graças à habilidade dos pilotos, não houve nenhum congestionamento. Os voos virtuais fizeram parte da apresentação da Organização Internacional de Aviação Virtual (IVAO), que abriu a programação com a simulação aérea da chegada dos participantes ao evento.

Esta foi a primeira atividade da programação do Simpósio, que integra o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade, e terá palestras, mesas redondas e conferências até sexta-feira, 22. Organizado pelo curso de graduação, o evento aborda diversos temas ligados a novas tecnologias do controle do espaço aéreo, segurança de voo, navegação aérea e outros.

A aviação virtual recebe pessoas aficionadas pelo tema e que conectados em um mundo paralelo promovem voos e controlam o tráfego virtualmente. A rede, que participou do evento, divulgou a modalidade que traz hoje diversas tecnologias e softwares a partir dos desafios vivenciados no espaço virtual para o mercado da vida real.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Salmen Chaquip Bukzem, o Simpósio conseguiu reunir importantes palestrantes e temáticas e, por causa do acesso via YouTube da PUC Goiás, ampliou a participação o público. “Algumas palestras chegaram a mais de mil visualizações”.

Na tarde desta quinta-feira, às 14 horas, o  evento contará com a palestra da piloto e influencer, Tatiana Mônico, que tem um canal no YouTube chamado de Mamãe Piloto. Ela vai contar sua experiência como piloto de Boeing 737 e os desafios das mulheres na aviação civil.

No último dia, nesta sexta-feira, 22, o Simpósio terá ainda palestra do comandante Fernando Luis Costa, da Qtar Airlines, que também é egresso da PUC Goiás, e falará sobre carreira e oportunidades no mercado de trabalho. A gerente de Marketing da Gol Linhas Aéreas, Loraine Ricino, irá falar sobre marketing em empresas aéreas. O evento será encerrado no final da tarde com a palestra do professor Salmen Bukzem.

Ciências Aeronáuticas

O curso de Ciências Aeronáuticas, ligado à Escola Politécnica, é oferecido na modalidade bacharelado e presencial. O estudante é preparado para atender as necessidades do Sistema de Aviação Civil, nas áreas de operações de voo e gestão. O curso possui laboratórios que permitem uma visão bastante realista para simulações das atividades desses profissionais e metodologias inovadoras. O curso está com inscrições abertas aqui.

Curso tem laboratórios com alta tecnologia