Semana Científica prepara estudantes da Biologia para atuação profissional

A Semana Científica da Biologia (SECBIO 2021), integrada ao Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, começa nesta quarta-feira, 20, com transmissão pela plataforma Teams e irá proporcionar uma imersão dos estudantes pelas áreas de atuação do(a) biólogo(a), com a oferta de palestras e minicursos exclusivos para os inscritos.

“A ideia é fazer um evento que case com a programação do Congresso, onde os estudantes tenham a possibilidade de melhorar a capacitação em algumas áreas específicas. Essa tem sido a tônica da Semana Acadêmica nos últimos anos”, explica a coordenadora do curso de bacharelado em Biologia, profa. Mariana Telles.

A palestra de abertura ocorre no dia 20, às 9 horas, e abordará o tema Terapia Assistida por Animais (TAA): uma abordagem histórica e principais fundamentos. Esse método tem  o propósito de promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social de pessoas hospitalizadas e acamadas,  utilizando animais como agentes terapêuticos.

Trata-se de uma ferramenta terapêutica, que de acordo com diversos estudos é eficaz, lúdica e impacta positivamente na saúde humana e no bem-estar animal. A programação completa das palestras pode ser conferida abaixo.

Já os minicursos serão oferecidos nos dias, 21, 22 e 23, sendo um por dia e na seguinte sequência: QGis e construção de mapas (14 horas), Técnicas de sequenciamento de DNA e análise da qualidade do sequenciamento (14 horas) e O uso da Cienciometria e revisão sistemática de desenvolvimento do TCC  (8 horas).

O evento também contará com a participação de egressos, que irão partilhar suas experiências no mundo do trabalho no dia 22 de outubro, às 10 horas.

O curso

Com duas modalidades – bacharelado e licenciatura – o curso de Ciências Biológicas da PUC Goiás oferece uma visão mais generalista e global para seus estudantes. Tal formação promove o entendimento do significado e da importância da biologia – ou das biologias, por que não? – para a sociedade, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades do(a) estudante.

Todas as informações sobre o curso podem ser obtidas aqui.