Participantes do Desafio Ciência de Dados recebem premiação

Os participantes do I Desafio Ciência de Dados, que movimentou a programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC no mês de outubro foram homenageados na noite de quarta-feira, 10 de outubro, pela Reitoria da universidade.

Organizado pela professora Maria José Pereira Dantas e pelo professor José Elmo, do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (Mepros), o evento contou com a participação de 30 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC, oriundos de diversas áreas do conhecimento e quatro equipes foram premiadas com o 1º, 2º e 3º lugares.

No primeiro dia do Congresso, os participantes foram reunidos em equipes e receberam uma base e um dicionário de dados de uma empresa americana, além de um roteiro com questões de pesquisa a serem respondidas. Para auxiliar na tarefa, os professores disponibilizaram uma literatura de apoio aos estudos.

De acordo com a profa. Maria José Pereira Dantas foram selecionadas para o desafio outras duas ferramentas computacionais, que são as principais em Ciências de Dados: a linguagem Python e o software R.

“Os estudantes tiveram que visualizar os dados para obter informações, preparar os métodos estatísticos e algoritmos de machine learning, selecionar e treinar os modelos, avaliar a qualidade dos mesmos através de métricas e interpretar os resultados”, explica a docente.

O egresso do curso de Ciência da Computação e discente do Mepros, Luiz Francisco Ferreira Pinto, integrante da Equipe Gauss, conquistou o 1º Lugar. “Foram três dias muito intensos de aprendizado e dedicação. Cada um participou da forma como melhor conseguiu atuar e, no final, a gente conseguiu bons resultados”, diz.

O aluno também está aplicando os conhecimentos adquiridos na sua dissertação de mestrado. Com sua pesquisa, ele tenta fazer uma predição da produtividade da cana de açúcar. “A gente tenta prever a produtividade das safras futuras usando mínimos quadrados parciais”, pontua.

Na solenidade, também receberam reconhecimento a equipe D´javu, com a 2ª colocação e os grupos Fênix e Filhos da Pátria empatados no 3º lugar. De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, o objetivo da iniciativa é estimular o estudante à investigação científica, criando várias possibilidades para os mesmos aprenderem sempre mais.

“Este desafio é uma área importante para o conhecimento e os alunos responderam prontamente. Deixamos a universidade sempre ativa, mostrando a importância da pesquisa, da ciência e do conhecimento”.

Profa. Milca Severino reflete sobre a importância da iniciativa

O evento também foi prestigiado pela reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, que deixou uma fala de incentivo aos presentes. “O saber se faz em rede e temos o desafio, também, de preparar nossos estudantes para atuação na vida profissional, acadêmica, como futuros pesquisadores. É isso que move o avanço da tecnologia, da ciência e da inovação do mundo”, refletiu.

Confira no documento abaixo a lista completa dos estudantes premiados.

Fotos: Weslley Cruz