Eventos

Palestra discute papel da ética na pesquisa em humanos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás realiza palestra, no dia 21, às 10 horas, no YouTube da PUC Goiás sobre ética na pesquisa em humanos. O palestrante será o prof. dr. Rogério José de Almeida, do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde. Ele irá falar sobre a importância do comitê de ética para pesquisa em humanos com os desafios em tempos de pandemia.

Professor Rogério Almeida falará sobre os Comitês de Ética em Pesquisa

Dr. Rogério irá compartilhar a experiência acumulada durante três anos que foi gestor do Comitê de Ética em Pesquisa da universidade e abordar este momento peculiar da ciência por conta do coronavírus. Ele explica que os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) tem a função primordial de defender os direitos dos participantes de pesquisa, avaliando toda a pertinência ética inserida nos projetos de pesquisa que se utilizam de seres humanos de forma direta ou indireta.

“A pandemia catalisou um processo já existente, que são as pesquisas em ambiente virtual.  Sejam abordagens metodológicas quantitativas ou qualitativas, cada vez mais os pesquisadores estão utilizando as tecnologias de comunicação para a obtenção de dados. O grande desafio é: A ética em pesquisa está sendo devidamente aplicada nesse ambiente virtual?”, questiona ele. O doutor lembra que os CEPs, além de defender os participantes de pesquisa, também possuem uma função educativa para com a comunidade de pesquisadores.

A palestra integra a programação do 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás.