Pesquisa
Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Medicina, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC).
A pesquisa é um diferencial de formação tão importante que consta reforçado no projeto pedagógico do curso. Na PUC Goiás, a formação se reveste da visão de futuro da educação médica com objetivos como: estimular a busca do conhecimento mediante incentivo à pesquisa; promover a pesquisa com vistas a compreender o modelo biopsicossocial na formação médica e contribuir para a defesa da dignidade humana; desenvolver conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos necessários ao exercício da medicina, nos padrões da metodologia aceita pela comunidade científica e formar um egresso com perfil de proficiência no uso da metodologia científica.
Extensão
Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Medicina. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.
Entre as atividades de extensão, destacam-se as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso e a outros cursos e escolas, além de ações comunitárias, atividades durante eventos como a Jornada da Cidadania e a participação voluntária em programas e projetos extensionistas da universidade completam a lista de opções.
Algumas propostas extensionistas comuns ao curso são:
Caravana PUC Saúde;
Ação Redentorista;
Preste Atenção às Circunferências da Vida;
Sou Saudável sou 12 X 8;
Oftalmologia amiga do Diabetes;
PUC vai à Paróquia (Ação redentorista);
ISTs;
Triagem de Alergia;
Hepatite C, uma doença oculta;
Promoção de Saúde voltada a Terceira Idade;
Trabalhando com escolas e colégios.
Metodologia
No curso de Medicina da ECMV, o(a) estudante tem a chance de testar seus conhecimentos continuamente a partir de atividades integradoras, avaliações progressivas e exames clínicos estruturados por objetivos (OSCE), a cada módulo.
As competências, as habilidades clínicas e também as atitudes dos(as) acadêmicos(as) são avaliadas na tutoria, nas provas práticas, nos seminários, nas sessões clínicas, nos ambulatórios, nas enfermarias, no Pronto Socorro, nas Unidades de terapia Intensiva e pelo OSCE.
A experiência real possibilita a construção de um portfólio, que é uma coleção de material, feita pelo(a) estudante, que registra e reflete eventos-chave e processos em sua formação acadêmica. O portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal.
Metodologias ativas, aulas dialógicas, estudos de casos clínicos e formação prática e humanística forte são alguns dos diferenciais do curso de Medicina na PUC Goiás!
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se em três momentos no currículo do curso de Medicina. É uma exigência curricular para a conclusão do curso de Medicina e deve ser entendido como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação do profissional, concretizando as competências e habilidades específicas referentes ao conhecimento dos métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
Os trabalhos devem ser vinculados a temáticas relacionadas à realidade social brasileira. O recorte analítico deve privilegiar as linhas de pesquisa trabalhadas nos diferentes módulos e na formação profissional (aspectos biológicos, psicossociais, culturais e históricos) com desenho investigativo, quantitativo e/ou qualitativo, possibilitando uma interação multiprofissional com o meio ambiente, a gestão, a comunicação, a biotecnologia e a educação.
Os trabalhos de investigação devem se articular direta ou indiretamente às linhas de pesquisa instituídas pelo curso. O TCC deve ser apresentado sobre a forma de um artigo científico envolvendo casos clínicos ou experiência de aplicação prática do conhecimento adquirido.
O acadêmico apresentará sua pesquisa em encontro organizado para essa finalidade – Jornada de Produção Científica da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, onde defenderá seu trabalho final frente a uma Banca examinadora, em defesa pública. Sua nota final dependerá do envio desse trabalho para uma revista indexada.