Estude na PUC Goiás

Escola de
Ciências Médicas e da Vida

Portaria MEC: Nº 60 de 02/02/2018

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Escola de
Ciências Médicas e da Vida

Portaria MEC: Nº 60 de 02/02/2018

Duração

12 Semestres

Turno

Integral

Modalidade

Presencial

Medicina

Bacharelado

O curso de Medicina da PUC Goiás tem foco na saúde pública e oferece a cada estudante uma visão humanística e integral. Como consequência, forma médicos(as) comprometidos(as) com a comunidade, ambientados(as) na rede pública de saúde, encontrando soluções com recursos disponíveis, conhecendo os comportamentos dessa rede e comprometido com a saúde da comunidade.

Infraestrutura

O curso integra a Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no Câmpus I, Praça Universitária. Conta com ambientes para aulas teóricas e diversos laboratórios de suporte para aulas práticas. Além disso, o diferencial é o apoio acadêmico do hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o hospital-ensino do curso.

No Câmpus I, o curso conta com um bloco inteiro adaptado com salas de tutoria, salas especiais e laboratório de informática próprio. Na Santa Casa, são 18 consultórios acadêmicos com atendimentos pelo SUS em diversas especialidades médicas. Diversos hospitais e unidades básicas de saúde também compõem a rede de atuação dos médicos em formação pela PUC Goiás.

Confira alguns dos laboratórios do curso: Laboratório Morfofuncional (LMF); Laboratório de Habilidades; Laboratório de Anatomia; Laboratório de Anatomia Patológica; Laboratório de Histologia; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de Técnicas Cirúrgicas; Sala de Metodologias Ativas.

A ECMV da PUC Goiás também dispõe de outros laboratórios específicos e multidisciplinares, além dos já descritos, que são de citologia/genética, biologia molecular, microbiologia, parasitologia, imunologia e Laboratório Morfofuncional

Carreiras

Área muito desejada, a Medicina possibilita a atuação em diversas áreas clínicas, bem como atuação no setor público, privado e no terceiro setor.

O curso de Medicina habilita o(a) profissional para o trabalho em todas as áreas da Medicina, na saúde pública, nas redes conveniadas ou na atuação como autônomo(a) ou pesquisador(a).

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Medicina, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC). A pesquisa é um diferencial de formação tão importante que consta reforçado no projeto pedagógico do curso. Na PUC Goiás, a formação se reveste da visão de futuro da educação médica com objetivos como: estimular a busca do conhecimento mediante incentivo à pesquisa; promover a pesquisa com vistas a compreender o modelo biopsicossocial na formação médica e contribuir para a defesa da dignidade humana; desenvolver conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos necessários ao exercício da medicina, nos padrões da metodologia aceita pela comunidade científica e formar um egresso com perfil de proficiência no uso da metodologia científica.

Extensão

Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Medicina. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.

Entre as atividades de extensão, destacam-se as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso e a outros cursos e escolas, além de ações comunitárias, atividades durante eventos como a Jornada da Cidadania e a participação voluntária em programas e projetos extensionistas da universidade completam a lista de opções.

Algumas propostas extensionistas comuns ao curso são:

Caravana PUC Saúde; Ação Redentorista; Preste Atenção às Circunferências da Vida; Sou Saudável sou 12 X 8; Oftalmologia amiga do Diabetes; PUC vai à Paróquia (Ação redentorista); ISTs; Triagem de Alergia; Hepatite C, uma doença oculta; Promoção de Saúde voltada a Terceira Idade; Trabalhando com escolas e colégios.

Metodologia

No curso de Medicina da ECMV, o(a) estudante tem a chance de testar seus conhecimentos continuamente a partir de atividades integradoras, avaliações progressivas e exames clínicos estruturados por objetivos (OSCE), a cada módulo.

As competências, as habilidades clínicas e também as atitudes dos(as) acadêmicos(as) são avaliadas na tutoria, nas provas práticas, nos seminários, nas sessões clínicas, nos ambulatórios, nas enfermarias, no Pronto Socorro, nas Unidades de terapia Intensiva e pelo OSCE.

A experiência real possibilita a construção de um portfólio, que é uma coleção de material, feita pelo(a) estudante, que registra e reflete eventos-chave e processos em sua formação acadêmica. O portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal.

Metodologias ativas, aulas dialógicas, estudos de casos clínicos e formação prática e humanística forte são alguns dos diferenciais do curso de Medicina na PUC Goiás!

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se em três momentos no currículo do curso de Medicina. É uma exigência curricular para a conclusão do curso de Medicina e deve ser entendido como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação do profissional, concretizando as competências e habilidades específicas referentes ao conhecimento dos métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Os trabalhos devem ser vinculados a temáticas relacionadas à realidade social brasileira. O recorte analítico deve privilegiar as linhas de pesquisa trabalhadas nos diferentes módulos e na formação profissional (aspectos biológicos, psicossociais, culturais e históricos) com desenho investigativo, quantitativo e/ou qualitativo, possibilitando uma interação multiprofissional com o meio ambiente, a gestão, a comunicação, a biotecnologia e a educação. Os trabalhos de investigação devem se articular direta ou indiretamente às linhas de pesquisa instituídas pelo curso. O TCC deve ser apresentado sobre a forma de um artigo científico envolvendo casos clínicos ou experiência de aplicação prática do conhecimento adquirido. O acadêmico apresentará sua pesquisa em encontro organizado para essa finalidade – Jornada de Produção Científica da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, onde defenderá seu trabalho final frente a uma Banca examinadora, em defesa pública. Sua nota final dependerá do envio desse trabalho para uma revista indexada.

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Medicina.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Modalidade

Presencial

Formação

Bacharelado

Investimento

R$ 8.247,68

Valor referente aos 44 créditos obrigatórios
para as disciplinas apenas no 1º semestre
para quem ingressar via Vestibular

Avaliações do curso

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Medicina

Bacharelado

O curso de Medicina da PUC Goiás tem foco na saúde pública e oferece a cada estudante uma visão humanística e integral. Como consequência, forma médicos(as) comprometidos(as) com a comunidade, ambientados(as) na rede pública de saúde, encontrando soluções com recursos disponíveis, conhecendo os comportamentos dessa rede e comprometido com a saúde da comunidade.

Infraestrutura

O curso integra a Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no Câmpus I, Praça Universitária. Conta com ambientes para aulas teóricas e diversos laboratórios de suporte para aulas práticas. Além disso, o diferencial é o apoio acadêmico do hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o hospital-ensino do curso.

No Câmpus I, o curso conta com um bloco inteiro adaptado com salas de tutoria, salas especiais e laboratório de informática próprio. Na Santa Casa, são 18 consultórios acadêmicos com atendimentos pelo SUS em diversas especialidades médicas. Diversos hospitais e unidades básicas de saúde também compõem a rede de atuação dos médicos em formação pela PUC Goiás.

Confira alguns dos laboratórios do curso: Laboratório Morfofuncional (LMF); Laboratório de Habilidades; Laboratório de Anatomia; Laboratório de Anatomia Patológica; Laboratório de Histologia; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de Técnicas Cirúrgicas; Sala de Metodologias Ativas.

A ECMV da PUC Goiás também dispõe de outros laboratórios específicos e multidisciplinares, além dos já descritos, que são de citologia/genética, biologia molecular, microbiologia, parasitologia, imunologia e Laboratório Morfofuncional

Carreiras

O curso integra a Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no Câmpus I, Praça Universitária. Conta com ambientes para aulas teóricas e diversos laboratórios de suporte para aulas práticas. Além disso…

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Medicina, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC). A pesquisa é um diferencial de formação tão importante que consta reforçado no projeto pedagógico do curso. Na PUC Goiás, a formação se reveste da visão de futuro da educação médica com objetivos como: estimular a busca do conhecimento mediante incentivo à pesquisa; promover a pesquisa com vistas a compreender o modelo biopsicossocial na formação médica e contribuir para a defesa da dignidade humana; desenvolver conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos necessários ao exercício da medicina, nos padrões da metodologia aceita pela comunidade científica e formar um egresso com perfil de proficiência no uso da metodologia científica.

Extensão

Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Medicina. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.

Entre as atividades de extensão, destacam-se as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso e a outros cursos e escolas, além de ações comunitárias, atividades durante eventos como a Jornada da Cidadania e a participação voluntária em programas e projetos extensionistas da universidade completam a lista de opções.

Algumas propostas extensionistas comuns ao curso são:

Caravana PUC Saúde; Ação Redentorista; Preste Atenção às Circunferências da Vida; Sou Saudável sou 12 X 8; Oftalmologia amiga do Diabetes; PUC vai à Paróquia (Ação redentorista); ISTs; Triagem de Alergia; Hepatite C, uma doença oculta; Promoção de Saúde voltada a Terceira Idade; Trabalhando com escolas e colégios.

Metodologia

No curso de Medicina da ECMV, o(a) estudante tem a chance de testar seus conhecimentos continuamente a partir de atividades integradoras, avaliações progressivas e exames clínicos estruturados por objetivos (OSCE), a cada módulo.

As competências, as habilidades clínicas e também as atitudes dos(as) acadêmicos(as) são avaliadas na tutoria, nas provas práticas, nos seminários, nas sessões clínicas, nos ambulatórios, nas enfermarias, no Pronto Socorro, nas Unidades de terapia Intensiva e pelo OSCE.

A experiência real possibilita a construção de um portfólio, que é uma coleção de material, feita pelo(a) estudante, que registra e reflete eventos-chave e processos em sua formação acadêmica. O portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal.

Metodologias ativas, aulas dialógicas, estudos de casos clínicos e formação prática e humanística forte são alguns dos diferenciais do curso de Medicina na PUC Goiás!

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se em três momentos no currículo do curso de Medicina. É uma exigência curricular para a conclusão do curso de Medicina e deve ser entendido como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação do profissional, concretizando as competências e habilidades específicas referentes ao conhecimento dos métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Os trabalhos devem ser vinculados a temáticas relacionadas à realidade social brasileira. O recorte analítico deve privilegiar as linhas de pesquisa trabalhadas nos diferentes módulos e na formação profissional (aspectos biológicos, psicossociais, culturais e históricos) com desenho investigativo, quantitativo e/ou qualitativo, possibilitando uma interação multiprofissional com o meio ambiente, a gestão, a comunicação, a biotecnologia e a educação. Os trabalhos de investigação devem se articular direta ou indiretamente às linhas de pesquisa instituídas pelo curso. O TCC deve ser apresentado sobre a forma de um artigo científico envolvendo casos clínicos ou experiência de aplicação prática do conhecimento adquirido. O acadêmico apresentará sua pesquisa em encontro organizado para essa finalidade – Jornada de Produção Científica da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, onde defenderá seu trabalho final frente a uma Banca examinadora, em defesa pública. Sua nota final dependerá do envio desse trabalho para uma revista indexada.

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Medicina.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Avaliações do curso

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5