Teologia

Bacharelado

Teologia

Bacharelado

O curso de Teologia está na missão da PUC Goiás, que está ligada à igreja católica. A formação capacita os alunos para a compreensão dos grandes temas e problemas teológicos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional. O bacharéis formados pela instituição terão conhecimento sobre as diferentes tradições religiosas, com ênfase na tradição Católica Apostólica Romana. Favorece recursos para uma leitura mais lúcida da realidade humana e uma maior abertura e diálogo com as suas variadas expressões. A partir desta graduação, ligada à Escola de Formação de Professores e Humanidades, os futuros teólogos poderão realizar estudos e pesquisas no campo da Teologia.

Infraestrutura

O curso é ministrado no espaço físico do Instituto Santa Cruz. Além das salas de aula e do espaço de convivência, também oferece laboratório de informática e utiliza a capela do local para os momentos religiosos.

Carreiras

O profissional da Teologia tem um papel fundamental na transformação da realidade a partir das experiências de fé. A formação é voltado para leigos e religiosos, que podem assessorar e participar de instituições confessionais, interconfessionais, educacionais, assistenciais e promocionais. Também atuam em comitês e conselhos voltados para questões ambientais e de bioética.

Pesquisa

A pesquisa é considerada elemento constitutivo e fundamental do currículo na Teologia, já que possibilita a articulação da teoria com a prática. Ele é incentivado, durante o curso, no processo de descoberta, conhecimento e interesse pela metodologia, pesquisa e produção de textos teológicos, em especial, a partir das atividades propostas pelo Núcleo de Pesquisa em Teologia. Os estudantes podem exercitar a investigação científica nos projetos de Iniciação Científica, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que o graduando realizará um trabalho de síntese e integração de conhecimentos desenvolvidos no curso.

Extensão

A ação extensionista para a Teologia é um importante reforço à grade curricular. Além de participação nos projetos de Extensão da universidade, como a Jornada da Cidadania, o corpo acadêmico do curso também realiza trabalhos pastorais em contato direto com a comunidade.

Estágio

O estágio do curso de graduação em Bacharelado em Teologia, objetiva: 1- Relacionar o estudo das ciências teológicas com a prática pastoral e acadêmica; 2- Integrar o aluno em sua futura atuação profissional; 3- Proporcionar ao aluno um período de vivência na realidade onde atuará através da prática pastoral; 4- Despertar o senso crítico, no estagiário, à luz da fé.

O estágio poderá ser desenvolvido interna ou externamente à PUC Goiás, junto às comunidades religiosas, organizações não governamentais, escolas, unidades de atendimento religioso e aconselhamento, comitês de ética e bioética, instituições de mediação, órgãos governamentais dentre outras instituições.
As atividades do Estágio Curricular Obrigatório totalizam 200 horas distribuídas em duas etapas. A primeira refere-se ao Estágio Supervisionado I, totalizando 100 horas, sendo 30 horas destinadas à participação em uma disciplina em sala de aula e 70 horas dedicadas ao trabalho de campo. O Estágio Supervisionado II, também contempla 30 horas em sala de aula e 70 horas em campo. Todas as atividades relativas ao Estágio serão acompanhadas por um professor pertencente ao quadro docente da Instituição, o qual supervisionará o estagiário, orientando-o e direcionando-o. Será também acompanhado por um profissional do campo de Estágio.

O Estágio poderá ser desenvolvido interna ou externamente à PUC Goiás, junto às comunidades religiosas, organizações não governamentais, escolas, unidades de atendimento religioso e aconselhamento, comitês de ética e bioética, instituições de mediação, órgãos governamentais dentre outras instituições.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.293,91*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Teologia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Teologia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Pe. David Pereira de Jesus

Coordenador do curso de Teologia