Odontologia

Bacharelado

Odontologia

Bacharelado

Muito mais do que deixar um sorriso bonito, o profissional graduado em Odontologia pratica ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. O curso, além de atender uma demanda regional para qualificação de profissionais de excelência nessa área, visa capacitar cirurgiões-dentistas para solucionar problemas de saúde a partir de princípios éticos e qualidade técnica e científica. A partir de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, o aluno será preparado durante a graduação para avaliar, sistematizar, decidir e conduzir condutas clínicas, dirigindo sua atuação para o benefício da sociedade. É oferecido na modalidade de bacharelado, sendo um curso presencial vinculado à Escola de Ciências Médicas e da Vida.

Infraestrutura

O parque tecnológico do curso é composto por ambientes laboratoriais incluindo formação básica e formação específica. Dentre os laboratórios da formação básica podemos elencar os de Anatomofisiologia, Fisiologia Experimental, Laboratórios Morfofuncionais, Biotério e Laboratório de Técnicas Cirúrgicas. Também compõem a infraestrutura Laboratórios de Formação Básica, o Laboratório de Habilidades e ambientes do Programa de Orientação Acadêmica (Proa). No rol de ambientes para formação específica, contamos com o Laboratório de Anatomia dental e escultura, Laboratórios Multidisciplinares 1 e 2, Clínica Escola de Radiologia Odontológica, Laboratório de interpretação de imagem, Clínica Odontológica 1 e 2, Clínica Odontológica Infantil e Central de Material de Esterilização (CME). Além disso, salas de aulas devidamente equipadas com recursos multimídia e laboratórios de Informática para desenvolvimentos das atividades propostas pelas disciplinas.

Carreiras

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualmente existem 23 especialidades odontológicas cadastradas. Desde as mais clássicas como dentística (Especialidade que promove estética e saúde bucal, executando restaurações estéticas ou funcionais), endodontia (Especialidade que diagnostica e trata a polpa dentária), saúde coletiva (Especialidade odontológica que planeja, executa e avalia, projetos ou programas direcionados à grupos populacionais), ortodontia (Especialidade que cuida do alinhamento dentário). E ainda outras menos conhecidas e procuradas como a acupuntura, odontologia do esporte, homeopatia e odontologia legal. Especialidades como a radiologia odontológica e imaginologia e implantodontia, tiveram uma evolução significativa nos últimos tempos com os avanços tecnológicos. A Harmonização orofacial, desponta como área promissora da odontologia, sendo a última a ser reconhecida como especialidade em 2019. A Odontologia do Sono e a Odontologia Hospitalar são áreas de atuação que vem ganhando espaço e caminham a passos largos para se tornarem especialidades. A odontologia brasileira é uma das melhores do mundo e os campos de atuação são bastante diversos, assim sendo, o cirurgião-dentista pode optar pela atuação em consultório privado, no sistema público como clínico ou gestor, em áreas hospitalares, como docentes ou pesquisadores e ainda em outras áreas em que sua ampla e complexa formação possa ajudar. 

Pesquisa

Em seu projeto pedagógico, o curso de Odontologia da universidade visa incentivar a Iniciação Científica (IC), que tem o objetivo de despertar a vocação científica e preparar o estudante para a carreira acadêmica, além de estimular a autonomia intelectual do estudante. Os acadêmicos são convidados para participar dos workshops de IC, organizados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Jornada de Produção Científica da Escola de Medicina, Farmácia e Biomedicina, dando, assim, visibilidade às pesquisas desenvolvidas e a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.

Extensão

Ponte direta com a comunidade, a extensão no curso de Odontologia ocorre a partir dos projetos ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) e também às ligas acadêmicas que promovem estudos, pesquisas e ações comunitárias no campo da promoção da saúde e prevenção de doenças, com a supervisão de docentes da universidade. As ligas atuam nos eventos promovidos pela instituição, na prestação de serviços no Laboratório de Análises Clínicas e de ambulatórios de especialidades da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital –ensino dos cursos da área da Saúde da PUC Goiás.

Metodologias

Bastante utilizadas nos cursos de Saúde, as metodologias participativas priorizam o protagonismo do estudante e do professor no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o potencial crítico e criativo dos acadêmicos e docentes na produção de conhecimentos para resolução de problemas. Para isso, os conteúdos são trabalhados por meio de Metodologia da Problematização (MP) e Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Basing Learning) favorecendo a autonomia intelectual do aluno, a interdisciplinaridade e a articulação da teoria com a prática.

Monitoria

A monitoria é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, em meio à contribuição que ele oferece aos demais estudantes. No Programa de Monitoria, o graduando tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico e também educativo. Auxilia os docentes nas suas atividades, principalmente, as relacionadas às aulas práticas nos laboratórios e colabora com o processo de aprendizagem do corpo discente. A seleção de monitores é realizada pelo coordenador de curso ou coordenador de monitoria, semestralmente, mediante publicação do edital de monitoria, inscrição dos candidatos e avaliação dos inscritos. Em geral, há vagas para monitores com bolsa com desconto na parcela e sem bolsa, com direito a certificado no final das atividades semestrais do monitor. Os acadêmicos de Odontologia poderão, assim que cursarem as primeiras disciplinas do curso, candidatarem-se às vagas que serão oferecidas.

Estágio

O estágio curricular obrigatório é um componente curricular do processo de formação acadêmica que engloba as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências próprias da atividade profissional, do aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Compreende atividades práticas exercidas pelo estudante em condições reais de trabalho e devidamente supervisionadas.

É uma oportunidade para os alunos desenvolverem competências próprias de atividade profissional, sob a orientação de profissionais. O Estágio Supervisionado do curso de Odontologia iniciará no primeiro semestre na disciplina de Odontologia, Sociedade e Ambiente, no segundo semestre (Introdução à Saúde Coletiva), no terceiro semestre (Saúde Coletiva) e finalmente a partir do sexto semestre nas Clínicas Odontológicas I, II, III, IV e nos Estágios Integrados I e II.

O estágio curricular não obrigatório poderá ser desenvolvido como atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular com intuito de preparar o educando para a vida cidadã e profissional. Todas as nuances relacionadas a esta modalidade de estágio serão norteadas pela Lei do Estágio sancionada pelo Governo Federal, em 2008.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realiza-se em conformidade com a instituição e com as normas técnico-científicas estabelecidas pelo curso. A disciplina é ministrada no 8º, 9º e no 10° períodos. Trata-se de uma oportunidade para o aluno experimentar a produção do conhecimento de acordo com os padrões de estruturação e de formatação de artigos científicos ou de monografia, conforme acordado entre acadêmico e orientador. No 8º período, o estudante inicia o desenvolvimento do projeto de pesquisa. O estudo será desenvolvido na disciplina TCC-II e III, respectivamente no 8º e 9° períodos. Na modalidade monografia, o aluno realizará a defesa pública do trabalho diante de uma Banca Examinadora. Na modalidade artigo científico, o discente, juntamente com o orientador, deverá submeter o trabalho a alguma revista científica na área de saúde. O TCC será orientado por um professor do curso de Odontologia ou por docentes de outros cursos da área de saúde da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Integral

Portaria MEC

Nº 221 de 08/07/2020

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 1, 5ª Avenida c/ Rua 235, Qd. 71, Nº 722, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 3.322,46*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2020

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Odontologia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Odontologia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Karolina Kellen Matias

Coordenadora do curso de Odontologia