Medicina

Bacharelado

Medicina

Bacharelado

O curso de Medicina da PUC Goiás tem foco na saúde pública e oferece a cada estudante uma visão humanística e integral. Como consequência, forma médicos(as) comprometidos(as) com a comunidade, ambientados(as) na rede pública de saúde, encontrando soluções com recursos disponíveis, conhecendo os comportamentos dessa rede e comprometido com a saúde da comunidade.

Infraestrutura

O curso integra a Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no Câmpus I, Praça Universitária. Conta com ambientes para aulas teóricas e diversos laboratórios de suporte para aulas práticas. Além disso, o diferencial é o apoio acadêmico do hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o hospital-ensino do curso.

No Câmpus I, o curso conta com um bloco inteiro adaptado com salas de tutoria, salas especiais e laboratório de informática próprio. Na Santa Casa, são 18 consultórios acadêmicos com atendimentos pelo SUS em diversas especialidades médicas. Diversos hospitais e unidades básicas de saúde também compõem a rede de atuação dos médicos em formação pela PUC Goiás.

Confira alguns dos laboratórios do curso: Laboratório Morfofuncional (LMF); Laboratório de Habilidades; Laboratório de Anatomia; Laboratório de Anatomia Patológica; Laboratório de Histologia; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de Técnicas Cirúrgicas; Sala de Metodologias Ativas; Laboratório de Realidade Virtual.

A ECMV da PUC Goiás também dispõe de outros laboratórios específicos e multidisciplinares, além dos já descritos, que são de citologia/genética, biologia molecular, microbiologia, parasitologia, imunologia e Laboratório Morfofuncional.

Carreiras

Área muito desejada, a Medicina possibilita a atuação em diversas áreas clínicas, bem como atuação no setor público, privado e no terceiro setor.

O curso de Medicina habilita o(a) profissional para o trabalho em todas as áreas da Medicina, na saúde pública, nas redes conveniadas ou na atuação como autônomo(a) ou pesquisador(a).

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Medicina, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC).

A pesquisa é um diferencial de formação tão importante que consta reforçado no projeto pedagógico do curso. Na PUC Goiás, a formação se reveste da visão de futuro da educação médica com objetivos como: estimular a busca do conhecimento mediante incentivo à pesquisa; promover a pesquisa com vistas a compreender o modelo biopsicossocial na formação médica e contribuir para a defesa da dignidade humana; desenvolver conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos necessários ao exercício da medicina, nos padrões da metodologia aceita pela comunidade científica e formar um egresso com perfil de proficiência no uso da metodologia científica.

Extensão

Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Medicina. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.

Entre as atividades de extensão, destacam-se as atividades de extensão curriculares, as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso e a outros cursos e escolas, além de ações comunitárias, atividades durante eventos como a Jornada da Cidadania e a participação voluntária em programas e projetos extensionistas da universidade completam a lista de opções.

Algumas propostas extensionistas comuns ao curso são:

Caravana PUC Saúde;
Ação Redentorista;
Preste Atenção às Circunferências da Vida;
Sou Saudável sou 12 X 8;
Oftalmologia amiga do Diabetes;
PUC vai à Paróquia (Ação redentorista);
ISTs;
Triagem de Alergia;
Hepatite C, uma doença oculta;
Promoção de Saúde voltada a Terceira Idade;
Trabalhando com escolas e colégios.

Metodologia

No curso de Medicina da ECMV, o(a) estudante tem a chance de testar seus conhecimentos continuamente a partir de atividades integradoras, avaliações progressivas e exames clínicos estruturados por objetivos (OSCE), a cada módulo.

As competências, as habilidades clínicas e também as atitudes dos(as) acadêmicos(as) são avaliadas na tutoria, nas provas práticas, nos seminários, nas sessões clínicas, nos ambulatórios, nas enfermarias, no Pronto Socorro, nas Unidades de terapia Intensiva e pelo OSCE.

A experiência real possibilita a construção de um portfólio, que é uma coleção de material, feita pelo(a) estudante, que registra e reflete eventos-chave e processos em sua formação acadêmica. O portfólio reflexivo constitui um instrumento que contribui para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal.

Metodologias ativas, aulas dialógicas, estudos de casos clínicos e formação prática e humanística forte são alguns dos diferenciais do curso de Medicina na PUC Goiás!

Monitoria

A monitoria é integrante do processo pedagógico, bem como do projeto de formação do aluno, por meio da contribuição que esse aluno oferece ao projeto de formação dos demais. Nessa perspectiva, estimula a participação de alunos dos cursos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade.

O estudante interessado em participar do processo seletivo de monitoria deverá atender aos seguintes requisitos: preenchimento da ficha de inscrição fornecida pelo departamento; apresentação de fotocópia do diagnóstico de matrícula; apresentação de fotocópia do histórico escolar; ter cursado no mínimo metade das disciplinas relativas à Formação Geral; ter disponibilidade de quatro horas semanais. A seleção é realizada por meio de análise do histórico escolar, de entrevista e de prova com questões objetivas. Desta forma, é aprovado o aluno que obtiver melhor desempenho no processo seletivo.

Estágio

Seguimos as diretrizes da Lei de Estágios n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Por meio de convênios, os estágios obrigatórios são realizados em Unidades de Saúde Públicas do Município e do Estado, Hospitais particulares conveniados e Unidades de outros municípios. São unidades onde os estudantes vivenciam o estágio curricular obrigatório (Internato): Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Unidades Básicas dos municípios de Ceres, Goiás e Senador Canedo, Hospital de Doenças Tropicais, Hospital Geral de Goiânia, Hospital Estadual da Criança e Adolescente (HECAD), Hospital Estadual da Mulher (HEMU), Hospital e Maternidade Dona Iris (MDI), Hospital Materno Infantil, HUGO, HUGOL, HUAPA, Maternidade Nascer Cidadão, Maternidade Aristina Cândida, Hospital Santa Mônica, Instituto do Rim de Goiânia, Hospital da Criança, Pronto Socorro de Queimaduras. É prevista ainda, a atividade Optativa que pode ser realizada no âmbito nacional e internacional.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se em três momentos no currículo do curso de Medicina. É uma exigência curricular para a conclusão do curso de Medicina e deve ser entendido como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação do profissional, concretizando as competências e habilidades específicas referentes ao conhecimento dos métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

Os trabalhos devem ser vinculados a temáticas relacionadas à realidade social brasileira. O recorte analítico deve privilegiar as linhas de pesquisa trabalhadas nos diferentes módulos e na formação profissional (aspectos biológicos, psicossociais, culturais e históricos) com desenho investigativo, quantitativo e/ou qualitativo, possibilitando uma interação multiprofissional com o meio ambiente, a gestão, a comunicação, a biotecnologia e a educação.

Os trabalhos de investigação devem se articular direta ou indiretamente às linhas de pesquisa instituídas pelo curso. O TCC deve ser apresentado sobre a forma de um artigo científico envolvendo casos clínicos ou experiência de aplicação prática do conhecimento adquirido.

O acadêmico apresentará sua pesquisa em encontro organizado para essa finalidade – Jornada de Produção Científica da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, onde defenderá seu trabalho final frente a uma Banca examinadora, em defesa pública. Sua nota final dependerá do envio desse trabalho para uma revista indexada.

Modalidade

Presencial

Duração

12 semestres

TURNO

Integral

Portaria MEC

Nº 60 de 02/02/2018

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 1, 5ª Avenida c/ Rua 235, Qd. 71, Nº 722, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 8.632,90*

*Valor referente aos 40 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Medicina na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Medicina.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Denise Milioli Ferreira

Coordenadora do curso de Medicina