Matemática

Licenciatura

Matemática

Licenciatura

O curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás oferece formação sólida voltada para a busca de soluções dos graves problemas educacionais, sociais, políticos e econômicos enfrentados pela Região Centro-Oeste.

Fundado em 1961, o curso está instalado na Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Câmpus I, e considera aspectos éticos, técnicos e sociais da profissão, visando formar professores(as) competentes, éticos e criativos.

Infraestrutura

O curso de Matemática tem laboratórios estruturados em forma temática e especializados para atender as demandas acadêmicas. Espaços de estudos e convivência completam a estrutura específica do curso. Todo estudante da EFPH conta ainda com toda a infraestrutura comum da PUC Goiás, como bibliotecas, teatros, auditórios, salas multiuso e muito mais.

As aulas práticas e laboratoriais do curso cobrem os temas como novas tecnologias pedagógicas e computacionais e o ensino da Matemática.

Carreiras

A carreira do(a) licenciado em Matemática é voltada para a docência, desde o Ensino Médio ao Ensino Superior. Por ser um mercado com alta demanda, boa parte dos(as) estudantes do curso já saem da universidade empregados em boas colocações no mercado.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem forte influência da pesquisa em seus cursos de graduação. No curso de Matemática da EFPH, cada estudante poderá participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) por meio de Iniciação Científica.

Além disso, o curso está inserido no Núcleo de Pesquisa da EFPH, com grupos de estudo em educação matemática e as potencialidades pedagógicas e tecnológicas para o desenvolvimento matemático, fundamentadas na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

Extensão

Uma das principais tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é a área que conecta a comunidade acadêmica com a população, sobretudo a mais necessitada de atenção, serviços e cuidados.

Estudantes de Matemática poderão, a partir dos convênios da EFPH, integrar diversos projetos de extensão da universidade trabalhando de forma voluntária em projetos para a população em situação de vulnerabilidade. A atuação em cursos de extensão complementa a experiência.

Monitoria

Atualmente, o curso de Matemática disponibiliza monitoria para as principais disciplinas oferecidas. Orientados pelos professores, os monitores podem atuar em todos os turnos. Geralmente, o monitor é selecionado por meio de edital. É importante, porém, que o aluno interessado na monitoria tenha boas notas. Os editais são abertos, em geral, no início de cada semestre letivo, na secretaria do MAF. O trabalho com as monitorias propicia ao aluno crescimento intelectual, possibilitando-o se apropriar do conhecimento matemático.

Estágio

Nos estágios supervisionados, os alunos terão contato com escolas públicas e privadas e poderão observar o lado legal da instituição por meio da documentação existente, a sua gestão, dificuldades com a aprendizagem da matemática e intervenção pedagógica. Uma parte do suporte teórico para os estágios vem das disciplinas Políticas Educacionais e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico, Teorias da Educação e Psicologia da Educação I, Tecnologias na Educação Matemática e Metodologia para o Ensino da Matemática. A outra parte vem da aula de preleção, em que são discutidos o estágio e os conteúdos de matemática da escola básica, métodos e técnicas de ensino, tendo como suporte as disciplinas Educação, Comunicação e Mídia, Tecnologias no Ensino da Matemática, Metodologia para o ensino da Matemática, História da Matemática e todas as disciplinas de formação específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

No último semestre, o aluno do curso de Matemática da PUC Goiás deve elaborar o Trabalho de Final de Curso (TCC), apresentado para uma banca de três professores, um deles o seu orientador. O trabalho deve abordar temas ligados a Matemática e a Educação Matemática. Embora esteja previsto para o final do curso, o TCC deve ser desenvolvido desde o sexto período, a partir da discussão teórica apresentada na disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. O aluno deve, a partir de então, escolher um professor para orientá-lo.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.122,87*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Matemática na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Matemática.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Rosimara Fachin Pelá

Coordenadora do curso de Matemática