Jornalismo

Bacharelado

Jornalismo

Bacharelado

Na telinha da TV, nas redes sociais ou ainda nos bastidores, o jornalista tem um papel importante na sociedade para garantir o acesso à informação de qualidade. O curso de jornalismo da PUC Goiás oferece uma prática fundada na pluralidade, na visão complexa de mundo e na sensibilidade humana e artística, além do enfoque na competência técnica. Esta é uma carreira com reconhecimento público, mas também com muita responsabilidade social. Por isso, o curso prepara o aluno para ingressar no mundo do trabalho, a partir de um domínio teórico e técnico acerca das recentes tecnologias de comunicação e informação, bem como das complexidades inerentes às relações sociais e organizacionais do mundo contemporâneo.

Infraestrutura

Ligado à Escola Direito, Negócios e Comunicação, o curso está localizado no Câmpus V e, além das salas de aula e dos laboratórios para a prática profissional, os estudantes têm disponível biblioteca, Programa de Orientação Acadêmica toda a infraestrutura da universidade. Os laboratórios são altamente equipados e reproduzem parte da realidade do mercado de trabalho. Laboratório de Televisão, Laboratório de Rádio, Laboratório de Fotografia, Agência Experimental de Notícias, Redação Jornalística e Infraestrutura de Informática.

Carreiras

O jornalismo permite uma atuação ampla. Além dos veículos de comunicação, onde o jornalista profissional pode atuar como repórter, fotógrafo, produtor ou editor, ele também pode trabalhar em assessorias de comunicação e em assessorias de imprensa tanto nos órgãos públicos quanto na iniciativa privada. Ainda tem papel importante nas mídias sociais, transformando esse importante canal de comunicação com criatividade e qualidade nas informações levadas ao público. Com perfil que se adequa a todas as infraestruturas organizacionais, o jornalista também pode empreender e criar sua própria agência de comunicação, atendendo empresas e organizações, sempre com foco na melhoria dos processos de comunicação.

Pesquisa

A pesquisa é importante campo para o desenvolvimento acadêmico dos futuros jornalistas, além de um exercício importante para sua futura atuação profissional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo curso de Jornalismo fazem parte das atividades do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cidadania (NPC). Além de compor uma área de atuação importante para os docentes, as pesquisas têm também por objetivo fomentar nos graduandos em Jornalismo o estímulo ao pensamento científico, a partir de questionamentos surgidos durante a graduação. Todos os estudantes podem participar dos projetos de Iniciação Científica e, ao final do curso, devem apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso

Extensão

Os estudantes de Jornalismo atuam nos programas de Extensão da Universidade, em especial do Programa de Direitos Humanos, com a divulgação das ações voltadas para a comunidade. Também atuam no Projeto Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisas (Pimpep) e no Projeto Aprender a Pensar (PAP). Os acadêmicos promovem oficinas de edição de vídeo, produzem material em áudio e vídeo a partir das ações desenvolvidas pela Extensão com seus respectivos públicos, etc.

Monitoria

A monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserida no projeto de formação do aluno. No Programa de Monitoria, o aluno tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico-científico e também educativo. Além de contribuir para a ampliação de sua formação acadêmica e profissional, a passagem pela monitoria tem sido um diferencial no curriculum vitae dos egressos, seja em concursos públicos ou em outros processos seletivos profissionais. Os objetivos da monitoria são: possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos em que o monitor estiver desenvolvendo a Monitoria; contribuir com a qualidade do ensino na graduação, ao apoiar os professores e os estudantes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e incentivar a formação do estudante para o exercício de atividades concernentes ao processo de ensino e aprendizagem; propiciar maior integração dos segmentos da Universidade, por meio da interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Estágio em Jornalismo

Em sintonia com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo, o estágio acadêmico em Jornalismo pode ser realizado nos períodos finais do curso, permitindo ao estudante um mínimo de amadurecimento acadêmico e a possibilidade de confronto entre os conteúdos aprendidos e a sua vivência prática. Pela mesma razão, é imprescindível que o estudante tenha cursado a disciplina de Ética. A carga horária considerada ideal para o estágio em Jornalismo é de 04 horas diárias, correspondendo a 20 horas semanais, realizadas de segunda a sexta-feira, como consta do Programa Nacional de Estágio em Jornalismo. Contudo, diante de necessidades reais manifestadas com frequência por empresas e jornalistas-supervisores de estágio, e considerando a jornada legal de trabalho do jornalista profissional, que é de cinco (05) horas diárias, é possível prorrogar a jornada para o limite de 25 horas semanais, realizadas de segunda a sexta-feira.

Atualmente, os campos de estágio que se apresentam ao aluno do Jornalismo abarcam assessorias de comunicação em grandes e médias empresas, ou em associações, sindicatos, poder público, instituições religiosas, dentre outras, bem como redações jornalísticas em empresas de comunicação, nas áreas de Rádio, TV, Web, Foto e Impresso.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo. Pode ser desenvolvido em duas modalidades: monografia e projeto experimental, com a realização de um produto jornalístico. Além de permitir o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e técnicos, o TCC contribui para a reflexão e qualificação da prática profissional. A estrutura e formatação da monografia e do relatório escrito do Projeto Experimental devem seguir as normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os Trabalhos de Conclusão de Curso compõem uma etapa obrigatória para a formação dos alunos em jornalismo na PUC Goiás e para a obtenção do respectivo diploma, respeitam as linhas traçadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso e contemplam a possibilidade de se concretizar um produto prático aliado a uma reflexão teórica como resultado final desse esforço.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 949 de 30/08/2021

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.724,39*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Jornalismo na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Jornalismo.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. Antônio Carlos Borges Cunha

Coordenador do curso de Jornalismo