Geografia

Licenciatura

Geografia

Licenciatura

Se você gosta de saber sobre a superfície terrestre, o clima, a política de outro país, você pode se tornar professor. A licenciatura em Geografia é uma das importantes áreas da docência nos Ensinos Básico e Fundamental e é uma excelente oportunidade para quem gosta de lecionar. O curso da PUC Goiás, ligado à Escola de Formação em Professores e Humanidades, forma professores habilitados a desenvolver trabalhos de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica à área ambiental. A graduação tem uma sólida base humanística, ética e democrática, além de oferecer uma compreensão crítica da realidade social e educacional onde este futuro professor irá atuar. Os estudantes podem optar pelas modalidades presencial ou semipresencial, com aulas à distância e atividades práticas presenciais.

Infraestrutura

O curso de Geografia utiliza salas de aula amplas e iluminadas, além de laboratórios especializados e sala de cartografia. Os estudantes também têm acesso ao Programa de Orientação Acadêmica, ao Sistema de Bibliotecas e a todos os espaços abertos da instituição.
Um destaque é o espaço do Instituto do Trópico Subúmido, que oportuniza o estudo do bioma do cerrado em suas dimensões físicas e humanas, e o Memorial do Cerrado. No curso, você conta com Laboratório de Informática e Laboratório de Geoprocessamento.

Carreiras

O curso licenciatura em Geografia permite que o graduado atue como professor na Educação Básica, nos níveis Fundamental e Médio. E com a continuidade da formação, a partir da pós-graduação, ele também poderá atuar no Ensino Superior. O licenciado em Geografia também pode trabalhar com pesquisas na área ambiental e em outras áreas, uma oportunidade e tanto para um profissional curioso e que busca compreender a realidade a partir da ciência geográfica.

Pesquisa

O projeto curricular do curso de Geografia articula as dimensões do ensino e da pesquisa, valorizando a participação dos estudantes em projetos da Iniciação Científica e de seus docentes em atividades de investigação acadêmica. Ao final de todos os graduandos apresentam o Trabalho de Conclusão de Curso baseado em uma das áreas de conhecimento da Geografia.
As pesquisas da licenciatura em Geografia estão vinculadas ao Centro de Pesquisa em História, Geografia e Ciências Sociais (CPHGS), que subsidia estudos no ensino e na área ambiental e apoia a formação de futuros professores e pesquisadores.

Extensão

Os projetos de extensão possibilitam que os acadêmicos utilizem o ensino e a pesquisa à serviço da comunidade. Desta forma, os estudantes do curso de Geografia são incentivados a participar, junto aos docentes, da Jornada da Cidadania, e de atividades propostas pelo Instituto Dom Fernando, do Programa de Gerontologia Social, do Programa de Educação e Cidadania (PEC), do Programa de Inclusão Social (Pris) e do Programa Socioambiental.

Monitoria

Conforme a Política de Monitoria da PUC Goiás, a monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserida no projeto de formação do estudante em meio à contribuição que esse aluno oferece ao projeto de formação dos demais acadêmicos. Na monitoria, ele aprofunda sua experiência como estudante em um processo acadêmico-científico e também educativo. A prática desta atividade ocorre a partir do segundo semestre do curso, mediante o exercício com ou sem direito a bolsa de estudos. Para ingresso na monitoria o aluno é submetido a um processo seletivo por meio de edital divulgado conforme a demanda.

Estágio

O estágio pode ocorrer em duas modalidades distintas: o curricular supervisionado e o não-obrigatório. Ambas são espaços de estudo, pesquisa e construção do conhecimento no que diz respeito à teoria e à prática na formação do licenciado em Geografia no ensino fundamental e médio.

O estágio é campo de produção do saber e do fazer dos estagiários e baseia-se no ensino para competências e, também, na proposta de construção de conhecimentos a partir da análise crítica (teórica) das práticas e da ressignificação das teorias a partir dos conhecimentos da prática (práxis). Portanto, constitui momento em que a relação professor-aluno-conhecimento pauta-se em atitude dialógica e dinâmica de integração e reflexão sobre a teoria e a prática de aprender e ensinar.

Atualmente os acadêmicos do curso de licenciatura em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás vêm desenvolvendo estágios em escolas da rede pública, assim como em órgãos ambientais.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso, indispensável para a integralização curricular, consiste em pesquisa individual, apresentada sob a forma de monografia ou artigo científico, acerca de áreas de conhecimentos específicos da Geografia ou do ensino de Geografia. Tem como objetivo principal permitir que o aluno desenvolva não só as potencialidades relativas à formação pedagógica docente e à prática profissional, mas também o aprimoramento da capacidade de investigação, de análise crítica e de aprofundamento da produção científica de forma autônoma. Cada aluno desenvolve o TCC sob a orientação de um professor do curso de Geografia.

É da responsabilidade de todo o Colegiado do curso de Geografia a preparação para que o aluno tenha condições acadêmicas de desenvolver ao final do curso o TCC.

O TCC foi regulamentado pela PUC Goiás, pela Resolução N. 009/2011 – CEPEA, de 16 de novembro de 2011.

Modalidade

Presencial

Duração

7 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.292,85* **

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular.

**Sujeito a alteração de créditos e, em consequência, do valor da mensalidade devido a natureza modular do curso. 

Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Geografia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Geografia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Ângela Dantas F. Santos

Coordenadora do curso de Geografia