Gastronomia

Tecnológico

Gastronomia

Tecnológico

Se os chefs de cozinha estão na televisão, nos best-sellers e nos restaurantes mais badalados, antes de todo este glamour é preciso dedicação, criatividade e muita disciplina. O curso tecnológico em Gastronomia da PUC Goiás qualifica os futuros profissionais a partir de uma formação ampla, que inclui história, cultura, arte e tecnologia.

O curso prepara os futuros gastrônomos para conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias brasileiras e de outros países do mundo em ambientes, eventos e negócios no setor.

Infraestrutura

Ligado à Escola de Ciências Sociais e Saúde, o curso conta com o apoio de toda a infraestrutura da PUC Goiás, desde os espaços interativos como o Programa de Orientação Acadêmica (Proa) e o Sistema de Biblioteca Central, ambos suportes para o ensino.

No curso, além das salas de aula, a maior parte da grade curricular é realizada nos laboratórios especializados, que possuem equipamentos e insumos essenciais para os momentos de práticas da formação. No curso você conta com Laboratório de Gastronomia; Laboratório de Cozinha Quente e Fria; Laboratório de Análise Sensorial e Bebidas; Laboratório de Panificação e Confeitaria.

Carreiras

Muito além de ser chef de cozinha, o profissional formado em gastronomia pode atuar como consultor na abertura de empreendimentos ou na melhoria daqueles existentes, nas áreas de confeitaria e panificação, em buffets, de forma independente preparando cardápios personalizados e em locais inusitados, como hospitais. É claro que eles nas cozinhas de restaurantes estão a maioria das vagas. Em vários cargos de auxiliar de cozinha a chef, eles contribuem para tornar a experiência da alimentação com requinte e sabor.

Extensão

No contato direto com a comunidade, os estudantes de Gastronomia têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento e exercitar a prática profissional. Eles são incentivados a participar dos diversos projetos da universidade voltados para a ação extensionista e o curso possui três ações específicas na área: Estação Gourmet Cora Coralina, na Jornada da Cidadania, Salão Sabores do Brasil e Cursos de Capacitação.

Monitoria

A prática da Monitoria, tanto a exercida com bolsa como a sem bolsa, requer um processo seletivo.

Na PUC Goiás, o exercício da Monitoria no âmbito do ensino contempla as atividades de planejamento e atuação pedagógica, estudo e avaliação. O monitor também pode empreender ações no campo de pesquisa e da extensão. Todas essas atividades, necessariamente, deverão ser orientadas, supervisionadas e avaliadas continuamente pelo professor.

Estágio

O estágio curricular não-obrigatório é uma atividade opcional, subordinada às exigências curriculares dos cursos, que contribui com a formação acadêmico-profissional. Compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do estudante e se efetivará de acordo com os critérios estabelecidos pelo curso e pela Política de Estágio vigente na instituição.

O estágio tem como objetivos: Proporcionar ao aluno, mediante contato com o campo real do exercício de sua profissão, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e éticas, complementando a formação recebida no curso acadêmico, visando uma melhor qualificação teórico-prática do futuro profissional; Vivenciar, no campo profissional e de relacionamento interpessoal, contato com o ambiente de trabalho e com a realidade das relações de trabalho; Promover a integração entre a PUC Goiás com o meio empresarial e a comunidade. (Política e Regulamento de Estágio da UCG, 2004).

Trabalho de Conclusão de Curso

O curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás não contempla em sua matriz curricular a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

Modalidade

Presencial

Duração

4 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 209 de 25/06/2020

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.827,74*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2018
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Gastronomia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Gastronomia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Esp. Cristiane Souza Gomes da Fonseca

Coordenadora do curso de Gastronomia