Fisioterapia

Bacharelado

Fisioterapia

Bacharelado

A Fisioterapia é entendida como uma forma de intervenção do homem no mundo, para a qual necessita de conhecimentos científicos e técnicos específicos sobre o corpo humano e seu movimento e a utilização dos recursos físicos e naturais como métodos terapêuticos.

A filosofia atual do curso objetiva um processo pedagógico participativo da comunidade universitária, envolvida nas contínuas transformações de caráter científico e humano da sociedade, objetivando minimizar os efeitos negativos que possam comprometer a qualidade de vida individual e da população.
A proposta curricular privilegia o modelo holístico/sistêmico de saúde, no qual a enfermidade é atribuída a fatores dos mais diversos matizes, sejam eles de ordem psicológica, biológica ou social, sendo necessário o emprego de diferentes formas de tratamento, dentre eles a Fisioterapia, com o objetivo de restabelecer a saúde.

Infraestrutura

Além de contar com diversas e adequadas salas de aula na Área 4 do Câmpus I, o curso de Fisioterapia tem disponível para seu corpo discente e docente diversos laboratórios. No Laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia (Área 4), os alunos de Fisioterapia e Educação Física no que se refere às aulas práticas das disciplinas que dão nome ao mesmo. Em anexo, dispõe-se um Laboratório de Informática destinado às disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Bioestatística, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. O Laboratório de Eletrotermofototerapia e Recursos Terapêuticos Manuais (Área 4) atende os alunos de Fisioterapia nas aulas práticas das disciplinas que dão nome ao mesmo.

O Laboratório de Fisiologia do Exercício conta com um moderno ergoespirômetro e esteiras e bicicletas, além de outros instrumentos que permitem realizar a prática da disciplina de fisiologia do exercício e avaliar pacientes que serão submetidos à reabilitação cardiovascular, pulmonar e/ou metabólica.

Carreiras

O mercado de trabalho para profissionais formados em Fisioterapia é amplo devido às diferentes áreas em que este profissional pode atuar (terapia intensiva, saúde da mulher, ortopedia, dermatofuncional, respiratória, etc). O fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia e em empresas privadas atuando na área de Fisioterapia do Trabalho. Pode também trabalhar como autônomo, com pesquisa científica ou ainda optar pela carreira acadêmica.

Pesquisa

Especialmente por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sociedade, os acadêmicos do curso de Fisioterapia podem participar de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, com os seguintes objetivos: Favorecer o aprimoramento e fortalecimento da graduação e pós-graduação; Fomentar a produção do conhecimento nas áreas de Fisioterapia; Promover estudos e discussões acerca dos métodos e técnicas de pesquisa na área de saúde, bem como das relações entre saúde e sociedade; Incentivar a realização de pesquisas no meio acadêmico nos diversos campos de atuação (ensino, extensão e assistência), visando articular teoria e prática; Priorizar o enfoque regional no desenvolvimento de estudos e pesquisas e a aplicação do conhecimento produzido.

Estágio

A regulamentação dos estágios pela Legislação Brasileira deu-se pelo Decreto nº 87.497 de 18 de agosto de 1982.
O estágio é um componente curricular do processo de formação acadêmica, constituído e constituinte das dimensões do ensino, pesquisa e extensão.
A Resolução CNE/CES 4/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, determina que a formação do fisioterapeuta deva garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente. Define também que a carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deve atingir 20% da carga horária total do curso. Propõe ainda que a carga horária curricular supervisionada deverá assegurar a prática de intervenções preventivas e curativas nos diferentes níveis de atuação: ambulatorial, hospitalar, comunitário/unidades básicas de saúde etc.
A Clínica Escola Vida é o principal campo de estágio da PUC Goiás. Atualmente estão sendo ofertados os seguintes estágios nesse espaço: Saúde da Criança, do Adolescente e do Adulto; Administração em Serviços de Saúde; Fisioterapia na Saúde Pública; Fisioterapia Ambulatorial; Fisioterapia na Saúde da Mulher e Internato em Fisioterapia.

Além da Clínica Escola, o curso oferece estágio em instituições parceiras como a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; Unidade Básica de Saúde Dom Fernando; Unidade Básica de Saúde da Vila Mutirão; Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás; Abrigo Solar Colombino; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Centro de Adaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo.

Monitoria

A monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, em meio à contribuição que esse aluno oferece ao projeto de formação dos demais. No Programa de Monitoria, o aluno da graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico e também educativo.

Para ser monitor, o acadêmico deverá ter cursado a disciplina para a qual pretende pleitear a vaga, e ser aprovado em processo seletivo de monitoria, que é realizado no início de cada semestre letivo. Os professores são responsáveis pela quantidade de vagas e disciplinas.

Trabalho de Conclusão de Curso

Todas as normas do Trabalho de Conclusão de Curso estão de acordo com o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (Livreto 16 da Série Legislação e Normas da PUC Goiás).

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido durante três semestres, por meio das disciplinas Projeto de Pesquisa (7º período); Trabalho de Conclusão de Curso I (8º período) e Trabalho de Conclusão de Curso II (9º período).

O trabalho de conclusão de curso deve ser realizado individualmente sob orientação de um professor e avaliado por uma banca examinadora. Confira o regulamento do TCC do curso de Fisioterapia clicando aqui.

Modalidade

Presencial

Duração

9 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.327,80*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Fisioterapia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Fisioterapia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Larissa Mariana Veloso de Oliveira

Coordenadora do curso de Fisioterapia