Farmácia

Bacharelado

Farmácia

Bacharelado

O curso de Farmácia da PUC Goiás é hoje um dos mais completos da região, com forte incentivo à pesquisa e extensão universitária, além de visão estratégica e empreendedora. Por isso, seus estudantes vem se destacando no mercado desde a sua criação, em 2012.

Integrado à Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), no Câmpus I, o curso dispõe de um método pedagógico onde o estudante adquire seus conhecimentos a partir de aulas dialogadas com discussão de casos clínicos.

Infraestrutura

O curso conta com ambientes para aulas teóricas e diversos laboratórios de suporte para aulas práticas. Um diferencial é o acesso facilitado à Biblioteca Central do Câmpus I e os ambientes de aprendizagem e de estudos interdisciplinares.

São alguns desses espaços: Laboratórios de Química; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; Laboratório de Biologia Celular; Laboratório de Histologia e Microbiologia; Laboratório de Anatomia; Laboratório de Realidade Virtual; Laboratório de Fisiologia e Farmacologia; Laboratório de Tecnologia Farmacêutica; Laboratório de Estudo e Pesquisa de Produtos Naturais; Núcleo de Atenção Farmacêutica.

Carreiras

Área de muitas oportunidades, o mercado farmacêutico apresenta, atualmente, mais de 70 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

Entre as opções estão carreiras como a administração farmacêutica, análises clínicas, controle de qualidade e tratamento de água, cosmetologia, farmácia hospitalar,  farmácia de dispensação, farmácia industrial, farmácia de manipulação, farmácia veterinária, fitoterapia, genética humana, saúde pública, toxicologia, vigilância sanitária, dentre outras.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Farmácia da ECMV, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC).

Extensão

Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Farmácia da ECMV. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.

Entre as atividades de extensão, destacam-se as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso e ações comunitárias, atividades durante eventos como a Jornada da Cidadania e a participação voluntária em programas e projetos extensionistas da universidade completam a lista de opções.

Metodologia

No curso de Farmácia da ECMV, o(a) estudante tem a chance de aprender a partir da discussão de estudos de casos clínicos e atividades integradoras. Na PUC, o hábito contínuo de estudo e promove nos acadêmicos a inter e a transdisciplinaridade, incita a busca pelo conhecimento, desenvolve a autoconfiança, a capacidade de exposição de ideias, o hábito de discussão, o senso crítico e os valores éticos e morais.

O curso também tem uma natureza prática evidente, em que mais de 40% de sua carga horária total está reservada para aulas práticas e estágios.

Monitoria

As atividades de Monitoria são elementos integrantes do processo de ensino e aprendizagem, inseridos no projeto de formação do (a) acadêmico (a), oportunizando o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos e, ao mesmo tempo, a contribuição ao projeto de formação dos demais discentes. No Programa de Monitoria, o aluno da graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico e também educativo, auxiliando os docentes, principalmente, nas atividades relacionadas às aulas práticas nos laboratórios.

O processo seletivo para monitores é realizado pelo coordenador de curso ou coordenador de monitoria, mediante solicitação de vagas pelo corpo docente da unidade, publicação do edital de monitoria, inscrição dos candidatos e processo seletivo apresentando vagas para monitores com bolsa (descontada na parcela) e sem bolsa, ambas modalidades com direito a certificado no final das atividades semestrais.

Os monitores devem, após aprovação no processo seletivo, assinar um termo de compromisso e cumprir no mínimo 8 horas semanais de atividades orientadas pelo professor da disciplina na qual foi aprovado.

Estágio

O Estágio Curricular Obrigatório é um componente curricular do processo de formação acadêmica (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008). É constituído e constituinte das dimensões de ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

O Estágio Supervisionado do curso compreende atividades práticas exercidas pelo estudante em condições reais de trabalho e devidamente supervisionadas. É uma oportunidade para os alunos desenvolverem competências próprias de atividade profissional, sob a orientação de supervisores profissionais. O Estágio Supervisionado compreende Estágio em Manipulação, Indústria, Farmácia Hospitalar, Saúde Pública, Drogaria e Análises Clínicas, visando o aprofundamento no campo do medicamento, dos alimentos, das análises clínicas e da saúde pública. Os estágios obrigatórios devem ser realizados no 9º e 10º períodos, totalizando 810 horas, as quais podem ser cumpridas em espaços da própria PUC Goiás ou de empresas conveniadas. O Laboratório Clínico da PUC Goiás e a Santa Casa de Misericórdia compreendem campos de estágio oferecidos pela própria instituição. As atividades de estágio são supervisionadas pelos professores (supervisores) e por profissionais do quadro das empresas conveniadas (supervisores profissionais), de acordo com a Política de Estágio da Instituição.

O Estágio Curricular Não-Obrigatório, modalidade de estágio opcional, poderá ser realizado a partir do terceiro semestre do curso. De acordo com a Resolução n. 0015/2004 – CEPEA, o Estágio Curricular Não-Obrigatório compõe a vida acadêmica, consequentemente, enriquece a formação humana e profissional do estudante. A carga horária do Estágio Curricular Não-Obrigatório poderá ser, em parte, aproveitada como Atividade Complementar ou lançada integralmente no histórico escolar do aluno para além da carga horária total do curso. Todas as formas de apresentação, orientação, supervisão e coordenação relacionadas a esta modalidade de estágio são também norteadas pela Lei n. 11.788/2008 e pela Resolução n. 0015/2004 – CEPEA.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), componente da Matriz Curricular, fundamenta-se nas diretrizes estabelecidas pela Instituição e nas normas técnico-científicas estabelecidas pelo curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.

A disciplina de TCC, ministrada no 8º e 9° períodos, é a oportunidade para o aluno produzir conhecimentos segundo os padrões de estruturação e formatação de uma monografia ou artigo científico.

No 7° período, o aluno elaborará o projeto de pesquisa na disciplina Metodologia e Técnica de Pesquisa, que será desenvolvido na disciplina TCC, sendo finalizado no 8º e 9° períodos. O TCC será orientado por um professor do curso de Farmácia ou por docentes de outros cursos da área de saúde da PUC Goiás

O TCC deverá ser desenvolvido individualmente ou em dupla, com base no interesse do aluno, contemplando a linha de pesquisa desejada e conforme a disponibilidade de orientadores para cada semestre letivo. O trabalho final será apresentado publicamente para uma banca composta pelo professor-orientador e por mais dois professores convidados.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino e noturno

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 1, 5ª Avenida c/ Rua 235, Qd. 71, Nº 722, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.274,18*

*Valor referente aos 26 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Farmácia na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Farmácia.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Suzana Ferreira Alves

Coordenadora do curso de Farmácia