Engenharia Elétrica

Bacharelado

Engenharia Elétrica

Bacharelado

Imagine a nossa vida sem energia elétrica. Ações cotidianas como assistir uma série, ligar um interruptor de luz, carregar a bateria do celular ou guardar mantimentos na geladeira seriam impossíveis! Saiba que todas essas atividades são fruto da inteligência e do trabalho dos engenheiros eletricistas. Esses profissionais são responsáveis pelo planejamento, construção e manutenção de sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica de forma segura, sustentável e com qualidade.

O Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da PUC Goiás objetiva formar profissionais com sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas relacionados às atividades de especificidade da formação e atuação em Engenharia Elétrica, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade. Esse profissional deve ser criativo e flexível, ter espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada.

Infraestrutura

O curso conta com vários laboratórios didáticos, especializados e devidamente implantados, contendo normas de funcionamento, utilização e segurança. Os laboratórios compõem o Parque Tecnológico da Escola Politécnica e de Artes e permitem aos estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nos espaços laboratoriais, os estudantes realizam experimentos envolvendo eletricidade, eletrônica analógica e digital, conversão de energia, máquinas elétricas, telefonia, telecomunicações, fontes alternativas de energia, informática, luminotécnica e instalações prediais, entre outros laboratórios comuns às engenharias. Você pode conhecer todo esse universo aqui na PUC Goiás.

Carreiras

A Engenharia Elétrica tem como campo de atuação as áreas de potência e eletrotécnica; projetos elétricos e projetos em energias renováveis, além da qualidade de energia. A qualidade reconhecida do curso da PUC Goiás, medida pelo Conceito do Curso 4 em avaliação do MEC, e o apoio de empresas parceiras, via convênio para oferta de estágios, contribuem para taxa de empregabilidade maior que 97% entre nossos egressos. Vários atuam nas concessionárias de energia local (Equatorial, na área de Distribuição, ou Celg-GT, em Geração e Transmissão), em empresas de automação, telecomunicações e gestão de forma geral.

Pesquisa

A Escola Politécnica e de Artes da PUC Goiás desenvolve pesquisas em diversas áreas da ciência ligadas à Engenharia, nas diversas especificidades dos cursos ofertados pela Escola. Atualmente são cinco grupos multidisciplinares de pesquisa que possibilitam a geração de conhecimento em várias linhas de investigação focadas em estudos dirigidos.

Destacam-se os Grupos de Pesquisa:

  • Identificação, Modelagem e Inteligência Artificial para Otimização de Sistemas (I+SysO):

Grupo de estudo e desenvolvimento de técnicas avançadas de inteligência artificial para a otimização de sistemas.

  • Pesquisa em Prototipagem Avançada (GPPA):

O objetivo do GPPA é o estudo de técnicas avançadas de prototipagem e manufatura para compreender como preparar e adaptar as empresas atuais para o modelo de produção da indústria 4.0.

  • Mecânica dos Solos Tropicais Aplicada a Empreendimentos de Geração de Energia (Mesotrope):

Este grupo de pesquisa tem como principal objetivo o estudo de solos tropicais brasileiros aplicados à construção de empreendimentos de geração de energia hidroelétrica e fotovoltaica.

Além disso, o estudante pode exercitar seu faro de cientista e participar de projetos na área de Iniciação Científica, orientados pelo corpo docente.

Extensão

Caracterizada pela ponte com a comunidade, o curso participa ativamente da Jornada da Cidadania, que é o maior evento comunitário do estado de Goiás promovido pela universidade. Além de colocar os conhecimentos em prática, os estudantes prestam serviços gratuitos à sociedade, por meio das estações vinculadas à Escola Politécnica e de Artes. Alunos do curso também prestam serviços de voluntariado nos diversos programas que a PUC Goiás oferece, exercendo, assim, sua consciência cidadã e formação humanitária.

Metodologia

Desde o primeiro semestre do curso, o estudante experimenta um processo de formação mais dinâmico e pautado nas demandas atuais, no qual ele é o protagonista. Neste processo, os dois primeiros módulos contam, com unidades curriculares, antes tradicionalmente teóricas, que têm parte de suas cargas horárias dedicadas às atividades práticas, favorecendo o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento das habilidades e competências, bem como a consolidação do conhecimento.

O Engenheiro Eletricista graduado pela PUC Goiás tem formação que articula a teoria à prática e contempla a interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento. O resultado da assimilação de teorias científicas é concretizado na forma de capacidade criadora e inovadora, de geração de tecnologia e competências na solução de problemas.

As metodologias de ensino praticadas no curso de Engenharia Elétrica estão centradas no estudante como sujeito da aprendizagem. No curso são desenvolvidos Projetos Integradores com o intuito da promover a melhor articulação do conteúdo teórico e situações reais, a multidisciplinaridade e a aproximação com casos reais. O professor cria situações para a realização de trabalhos individuais e em equipe, motiva o estudante para os estudos e orienta o seu raciocínio no desenvolvimento de habilidades e competências na solução de problemas. Assim, o processo de ensino-aprendizagem favorece a interdisciplinaridade e a relação teoria-prática na abordagem dos conteúdos, bem como o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o egresso do curso.

Pela própria natureza do curso de Engenharia Elétrica, a integração eficiente entre a teoria e a prática profissional no processo ensino-aprendizagem é de enorme importância para a boa formação do profissional. Além disso, as atividades experimentais são um elemento motivador para os estudantes de graduação. Neste sentido, vale destacar que aproximadamente 30% da carga horária das unidades curriculares é reservada para aulas em laboratório.

Estágio

As atividades de estágio constituem-se em um momento que possibilita ao estudante, além de desenvolver atividades técnico-profissionais, aprimorar as habilidades necessárias à relação interpessoal, a partir de uma postura ética, humana e social, pela convivência no trabalho e na realidade social.

A regulamentação, a formalização de convênios, as formas de apresentação, orientação, supervisão e coordenação dos Estágios obedecem às exigências contidas na referida Lei, na legislação vigente aplicável, e na Política e Regulamento de Estágio da Instituição, aprovada pela Resolução n. 015/2004, do CEPEA.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica desenvolve as atividades de estágio em duas modalidades: Estágio Obrigatório, como parte da estrutura curricular, e Estágio Não Obrigatório, de forma opcional. Independente da modalidade de Estágio, o estudante será acompanhado por um profissional da área, indicado pela empresa concedente do Estágio, conforme estabelece a Lei n. 11.788/2008.

Com vistas na formação de engenheiros com perfil alinhado às necessidades da sociedade, a Escola Politécnica e de Artes entende que a aproximação com instituições privadas pode contribuir com a permanente atualização dos PPC além de propiciar a inovação e atualização de equipamentos para laboratórios acadêmicos e de pesquisa.

Monitoria

A Monitoria insere-se no projeto de formação do estudante, e na contribuição que ele oferece ao projeto de formação dos demais, como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Nessa atividade, o monitor tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico-científico e também educativo. Com essa compreensão, a Monitoria tem como objetivo:

  • possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos em que o monitor estiver desenvolvendo a Monitoria;
  • contribuir com a qualidade do ensino na graduação, ao apoiar os professores e os estudantes no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e incentivar a formação do estudante para o exercício de atividades concernentes ao processo de ensino-aprendizagem;
  • propiciar maior integração dos segmentos da Universidade, por meio da interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme consta na Política de Monitoria, a prática dessa atividade ocorre com bolsa de estudos e sem direito à bolsa de estudos. As vagas de Monitoria com bolsa de estudos são concedidas pela Reitoria. As vagas de Monitoria sem direito à bolsa de estudos dependem da iniciativa dos cursos da PUC Goiás. A prática da Monitoria, tanto a exercida com bolsa como a sem bolsa, requer um processo seletivo.

Na PUC Goiás, o exercício da Monitoria no ensino contempla as atividades de planejamento e atuação pedagógica, estudo e avaliação. O monitor também pode empreender ações no campo da pesquisa e da extensão. Todas essas atividades, necessariamente, deverão ser orientadas, supervisionadas e avaliadas continuamente pelo professor.

No Programa de Monitoria, o estudante tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico-científico e também educativo.

A PUC Goiás acredita que a participação dos estudantes no Programa de Monitoria aprimora, de fato, sua formação e implementa a cultura acadêmica, por isso vem ampliando cada vez mais a oportunidade de os estudantes participarem desse programa.

Projeto Final de Curso

Em atendimento ao art. 6º, inciso V, das DCN, o desenvolvimento de projetos é atividade realizada frequentemente ao longo do curso. Contudo, o Projeto Final de Curso (PFC) finaliza o processo formativo com a integração de todas as áreas do conhecimento referente à habilitação do estudante.

Os trabalhos desenvolvidos no PFC devem ser publicados no Repositório Acadêmico de Graduação (RAG), com regras definidas pela Prograd. Além disso, os PFC devem atender ao Manual para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, elaborado pela gestão colegiada da Escola Politécnica e de Artes.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 124 de 10/02/2021

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.197,03*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Engenharia Elétrica na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Engenharia Elétrica.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

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Prazer, sou o

Prof. Dr. Cassio Hideki Fujisawa

Coordenador do curso de Engenharia Elétrica