Engenharia de Computação

Bacharelado

Engenharia de Computação

Bacharelado

O bacharelado em Engenharia de Computação da PUC Goiás oferece uma sólida formação técnico-científica, uma visão humanística e formação integral, sem deixar de lado as demandas atuais e tendências do mercado de trabalho nacional e internacional.

Instalado na Escola Politécnica, no Câmpus I, o curso visa propiciar os fundamentos científicos e tecnológicos relacionados à área de computação, mesclando conhecimentos sólidos em computação, matemática e eletrônica.

Como consequência, o curso capacita o profissional em soluções que integram hardware e software para a viabilidade de produção de novas máquinas e equipamentos computacionais com utilização em vários setores, tais como: sistemas embarcados, automação, comunicação de dados, administração e gerência de redes, engenharia de software, comunicação e mídias e computação científica.

Infraestrutura

O curso de Engenharia da Computação da Politécnica tem laboratórios estruturados em forma temática e especializados para atender as demandas acadêmicas. Espaços de estudos e convivência completam a estrutura específica do curso. Todo estudante da Politécnica conta ainda com toda a infraestrutura comum da PUC Goiás, como bibliotecas, teatros, auditórios, salas multiuso e muito mais.

Alguns laboratórios do curso são: Laboratórios de Eletricidade / Física; Laboratório de Sistemas Digitais; Laboratório de Instrumentação; Laboratório de Redes de Computadores; Laboratórios de Informática e Computação; Laboratório de Apoio a Pesquisa; Laboratório de Arquitetura de Computadores; Laboratório de Computação Científica; Laboratório de Matemática Computacional; Laboratório de Qualidade de Software; Laboratório de Comunicação e Mídias; Laboratórios de Programação de Computadores; Laboratório de Sistemas Embarcados; Laboratórios de Física; Laboratório de Automação; Laboratório de Circuitos Elétricos e Eletrônica; Laboratórios de Instalações Elétricas; Laboratório de Máquinas Elétricas, Eletrônica de Potência e Instalações Elétricas; Laboratório de Certificação de Software do PAF-ECF.

Carreiras

As áreas da computação são algumas das de maior crescimento na última década. O avanço do mercado de TI reflete a procura por ganhos de eficiência e busca por estruturas administrativas mais enxutas, mediante terceirização de serviços e incorporação de soluções de tecnologia por praticamente todos os setores da economia, seja agropecuária, indústria ou comércio.

Frequentemente, profissionais de computação têm se unido com profissionais de outras áreas, projetando e construindo sistemas de computação para os mais diversos setores da sociedade. Em Goiás, também são muito evidentes as oportunidades na indústria e no agronegócio.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem forte influência da pesquisa em seus cursos de graduação. No curso de Engenharia da Computação da Politécnica, cada estudante poderá participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) por meio de Iniciação Científica.

Além disso, o curso possui projetos em parceria com entidades como Embrapa, Fieg, Polícia Federal entre muitas outras.

A Politécnica ainda conta com o Núcleo de Pesquisa da Escola de Ciências Exatas e da Computação, o qual estudantes podem participar de grupos de pesquisa. Para o curso de Engenharia da Computação, se destacam os grupos de: Matemática Computacional e Computação Científica. Também são linhas de pesquisa da escola: Redes de Computadores, Otimização, Gestão e Sistemas de Produção, Computação Aplicada ao Agronegócio, Robótica, entre outras.

Extensão

Uma das principais tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é a área que conecta a comunidade acadêmica com a população, sobretudo a mais necessitada de atenção, serviços e cuidados.

Estudantes de Engenharia da Computação poderão, a partir dos convênios da Politécnica, integrar diversos projetos de extensão da universidade trabalhando no ensino voluntário da computação básica e avançada para a população em situação de vulnerabilidade. Se destacam as ações de formação profissional com jovens da região Leste de Goiânia e ligas acadêmicas.

Metodologia

Durante o curso, todo(a) estudante de Engenharia da Computação da Politécnica participa de atividades avaliativas de caráter teórico e prático, incluindo atividades integrativas com estudantes de outros cursos da escola, simulações, desafios e jornadas científicas.

Inovação e Empreendedorismo

Desde o primeiro momento, a Politécnica foca no fomento da inovação entre os(as) estudantes e incentiva o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica. Assim, quem escolhe a Politécnica se qualifica não só para as habilidades e conhecimentos necessários na área da computação, mas também para oportunidades empreendedoras!

Estágio

O estágio para os alunos do curso é uma atividade acadêmica não obrigatória e deve assegurar a ampliação do espaço pedagógico na formação acadêmico-profissional do estudante e a inserção do estudante na vida econômica, política e sociocultural.

Os estágios são acompanhados por um Coordenador de Estágio e pela direção da Escola de Ciências Exatas e da Computação – ECEC. Deles só podem participar os alunos regularmente matriculados no curso.

O aluno poderá estagiar em qualquer uma das áreas do item Mercado de Trabalho.

Monitoria

As atividades de monitoria são realizadas no âmbito dos cursos mediante processo seletivo dos alunos matriculados a partir do 2º período da matriz curricular do curso.

O exercício da monitoria pode ocorrer com ou sem bolsa de estudos. O tempo máximo da monitoria com bolsa é de quatro períodos. Alcançado este período, o aluno bolsista pode pleitear a monitoria sem auxílio mediante outro processo seletivo.

Para se candidatar à monitoria, seja como voluntário ou bolsista, o aluno deve ter cursado e sido aprovado na disciplina pretendida, e durante o exercício da monitoria, ele deve ser aprovado em todas as disciplinas nas quais matriculou.

Todas as disciplinas dos cursos da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) podem ter monitores dependendo das necessidades do professor, exceto aquelas relativas a trabalhos de conclusão de curso e estágios obrigatórios.

O candidato deve ter disponibilidade de 8 (oito) horas semanais para o exercício das atividades de monitoria, sendo que pelo menos uma destas seja de comum acordo com o professor para que seja efetivada a orientação.

Têm preferência os candidatos com melhor nota final na disciplina à qual concorre no processo seletivo.

Trabalho de Conclusão de Curso

A proposta curricular do curso de Engenharia da Computação pressupõe, nos últimos períodos do curso, a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido como atividade de síntese, de integração ou de aplicação dos conhecimentos adquiridos, de natureza científica ou tecnológica multidisciplinar, referente à área de computação.

É realizado sob a orientação de um professor do Departamento e deve ser desenvolvido em dois períodos letivos e também em duas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II, com quatro créditos cada uma. Ao final do processo, o aluno deve defender publicamente o trabalho a uma banca formada pelo orientador e, pelo menos, dois professores que podem ser da Computação ou de outros Departamentos.

As diretrizes desse trabalho estão definidas no Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Resolução Nº 9/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepea).

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.790,07*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Engenharia de Computação na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Engenharia da Computação.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. André Luiz Alves

Coordenador do curso de Engenharia de Computação