Engenharia Civil

Bacharelado

Engenharia Civil

Bacharelado

Um curso tradicional, implantado em 1976, que apresenta uma proposta sintonizada com o que há de mais atual e contemporâneo na formação de engenheiros civis no país. Prepara profissionais para atuar em todas as etapas da execução e fiscalização de obras e serviços afins, na consultoria, planejamento e assessoria técnica. Também qualifica os estudantes para a elaboração de estudos, gestão de projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias e pareceres técnicos. Uma formação completa e com visão humanista você encontra aqui, com toda a qualidade de ensino, pesquisa e extensão que a PUC Goiás oferece. 

Infraestrutura

Que tal colocar os conhecimentos adquiridos em prática por meio de aulas em laboratórios que possibilitam o contato com atividades que compõem o universo da Engenharia Civil?! Laboratórios de Desenho Técnico, Projetos, Instalações Elétricas, Hidráulica, Argamassa, Concreto e Dosagem são alguns exemplos dos mais de 30 ambientes laboratoriais que a Politécnica oferece para seus estudantes. Esses ambientes, que podem ser compartilhados, multidisciplinares e específicos, contam com técnicos formados nas áreas relacionadas, que dão suporte aos alunos e professores nas atividades práticas das aulas, projetos de pesquisa, Projeto Final de Curso (PFC) e prestação de serviços.

Carreiras

A Engenharia Civil oferece cinco áreas de atuação: Construção Civil, Estruturas, Hidráulica e Saneamento, Geotecnia e Transportes. Vale destacar que as oportunidades não param por aí, uma vez que o engenheiro civil é um profissional cujas habilidades permitem que se destaque no mercado financeiro, na incorporação imobiliária, na gestão de condomínios, na administração de empresas, entre outras esferas do mundo do trabalho. Em geral, os engenheiros civis atuam como responsáveis técnicos pelas obras civis que constroem, acompanhando todas as suas etapas. Também atuam no projeto e execução de reformas, no retrofit (melhoria e atualização de construções antigas), na execução de inspeções e manutenções prediais, na avaliação de imóveis, perícias e consultorias nas mais diversas áreas.

Pesquisa

A pesquisa no curso de Engenharia Civil está focada nos projetos de Iniciação Científica (IC) e nos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação (TCCs). A IC tem ciclo anual e começa sempre no mês de agosto, terminando no mês de julho do ano seguinte. Os estudantes são orientados por um professor do curso, para desenvolver estudos mais avançados que os realizados na graduação. Para participar, sempre é realizado um processo seletivo e vale ressaltar que há opções de pesquisa com bolsa e voluntariado. Também se destacam os TCCs, realizados ao longo de um ano em duas disciplinas cursadas sequencialmente, que têm produzido trabalhos publicados em congressos científicos renomados

Extensão

A extensão se caracteriza pela prestação de serviços à sociedade, além de representar a identidade católica e filantrópica da universidade. Dessa forma, estudantes e professores do curso estão envolvidos em diversos programas da PUC Goiás, oferecendo possibilidades para o crescimento pessoal além do profissional. Um dos projetos visa a realização de reformas e construções para famílias em condições vulneráveis, por meio da participação de estudantes, centros acadêmicos, empresas juniores, iniciativa privada e ONGs, articulando a assistência social à atividade acadêmica. O curso também tem participação efetiva na Jornada da Cidadania, com foco nas exposições de tecnologia da Estação da Construção.

Metodologia

O curso de Engenharia Civil possui uma matriz curricular flexível composta de disciplinas que focam na formação técnica para uma qualificação mais geral; optativas que direcionam o estudante à área que pretende atuar e, por fim, as de formação humanística, de forma a despertar a consciência cidadã, responsabilidade social e a consciência plena do seu papel na sociedade. Para essa formação são empregadas diversas metodologias que incluem as aulas tradicionais, como a exposição dialogada, seminários, entre outras atividades, e as chamadas metodologias ativas, destacando-se a aprendizagem baseada em projetos (Project Based-Learning), sala de aula invertida e outras, ferramentas usadas conforme a necessidade dos docentes e respeitadas as características de cada disciplina. Também são importantes as visitas técnicas, as práticas de campo e, claro, as aulas práticas nos vários laboratórios que fazem parte do parque tecnológico da Politécnica.

Estágio

A disciplina de Estágio Supervisionado, curricular e obrigatória, está regulamentada pela Instrução Normativa: “Legislação e Normas no 8 – Política e Regulamento de Estágio”, da PUC Goiás. Para o curso de Engenharia Civil envolve 60 horas de supervisão (4 créditos) e pelo menos 300 horas de trabalho supervisionado em campo. A disciplina é oferecida para dez alunos por turma, orientados por um professor e é subordinada à Coordenação de Estágios e Extensão do Departamento de Engenharia da PUC Goiás. O Estágio Curricular Não Obrigatório é também realizado sob a supervisão da Coordenação de Estágios do Departamento e primará pela colocação dos estudantes em empresas que possam ampliar o aprendizado das disciplinas do curso, do comportamento profissional e ético. As atividades de estágio se constituem num momento em que o futuro profissional, além de desenvolver conhecimentos técnicos, possa aprimorar as habilidades de relação interpessoal, respeitando superiores e subordinados, dentro de uma postura ética, humana e social, na convivência que o trabalho exige e proporciona.

Monitoria

A Monitoria no curso de Engenharia Civil segue a Instrução Regimental No 001/99-GR e tem como objetivo o incentivo aos alunos para que desenvolvam habilidades de ensino, pesquisa e extensão nas disciplinas específicas, além do aprofundamento dos estudos. Esta atividade é devidamente acompanhada pelo professor da disciplina.

De acordo com orientação da PUC Goiás, a monitoria poderá ser remunerada, mediante Bolsa de Estudo, ou sem remuneração financeira, na modalidade voluntário. O processo seletivo indicará, em edital próprio, o número de vagas reservadas, as disciplinas contempladas e sua caracterização. O Departamento de Engenharia, semestralmente, abrirá o processo seletivo para ocupação das vagas disponíveis, objetivando o atendimento de áreas de formação do engenheiro.

Trabalho de Conclusão de Curso

Também conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso ou Projeto de Graduação, o Trabalho Final de Curso deverá ser realizado, como o nome indica, ao final do curso de graduação em Engenharia Civil. Esta é a atividade de síntese do conhecimento e constitui-se em trabalho individual ou em dupla, orientado por um professor, respeitadas as normas que regem o Trabalho Final de Curso na PUC Goiás e, preferencialmente, dentro das linhas de pesquisa do Departamento de Engenharia. O aluno deve aplicar as habilidades e competências adquiridas durante sua formação com a supervisão da instituição. Deve-se prever, portanto, tempo suficiente para que o formando possa executar a síntese de sua formação técnico-científica, ética, humanista, crítica e reflexiva, na área escolhida.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola Politécnica e de Artes, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.314,19*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Engenharia Civil na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Engenharia Civil.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.
window.onscroll = function() {scrollFunction()}; function scrollFunction() { if (document.body.scrollTop > 20 || document.documentElement.scrollTop > 20) { document.getElementById("myBtn").style.display = "block"; } else { document.getElementById("myBtn").style.display = "none"; } } function topFunction() { document.body.scrollTop = 0; document.documentElement.scrollTop = 0; }

Prazer, sou a

Profa. Dra. Marta Pereira da Luz

Coordenadora do curso de Engenharia Civil