Enfermagem

Bacharelado

Enfermagem

Bacharelado

Pioneiro na formação na área de saúde na região Centro-Oeste, o curso de Enfermagem da PUC Goiás é completo, reunindo teoria e prática em uma grade curricular com padrões internacionais e foco nas competências. O curso oferece vivências práticas e estágios que possibilitam uma atuação profissional em diferentes cenários, tanto na rede pública quanto privada.A Enfermagem é uma carreira que perpassa todas as áreas da saúde, sempre envolvendo o cuidado e a empatia com o outro. Durante a graduação, os acadêmicos aprendem a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde humana. Na modalidade bacharelado (B) e presencial (P), o curso pertence à Escola de Ciências Sociais e Saúde.

Infraestrutura

Espaço amplo e moderno, que possibilita diferentes experiências para o estudante. A infraestrutura é formada por salas de aulas amplas e ventiladas localizadas no Câmpus I, onde é realizada a maior parte do curso, e diversos laboratórios. Além disso, os alunos contam com as estruturas da Clínica Escola Vida e da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da universidade.
Laboratório de Habilidades; Laboratório Morfofuncional; Laboratório de Técnica Cirúrgica; Laboratórios de Anatomia Humana; Laboratório de Anatomia Patológica e Histologia; Laboratórios de Fisiologia e Farmacologia; Laboratório de Genética, Biologia Molecular e Virologia; Laboratório de Microbiologia e Microscopia; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Bioquímica.

Carreiras

O mercado de trabalho para enfermeiros é amplo, tendo toda a rede de saúde como possibilidade. A atuação deste profissional é importante da saúde básica à alta complexidade, tendo um papel essencial na prevenção e também na solução nos momentos mais vulneráveis de um paciente. Mas a carreira de enfermeiro não está só no atendimento, também permite atuar na gestão hospitalar e em outros desafios, como a gestão pública e a academia. Os enfermeiros podem seguir carreira ainda nas áreas hospitalar e clínica, na biossegurança, na pesquisa, na assistência domiciliar e no resgate.

Pesquisa

Referência nos projetos de pesquisa, a Escola de Ciências Sociais e Saúde incentiva todos os estudantes a se dedicarem à Iniciação Científica e a outros projetos que desenvolvam a ciência, a articulação da teoria e da prática e a capacidade investigativa e o desenvolvimento cognitivo. No curso de Enfermagem, as pesquisas são organizadas, especialmente, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sociedade (NEPSS).

Metodologias

A formação em Enfermagem é desenvolvida por meio do ensino por competências e com metodologias ativas voltadas para o entendimento do aluno como ser humano que interage com os demais, na realidade histórica, social, cultural e política em que se encontram inseridos. Desde 2006, utiliza a Metodologia da Problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, apostando na troca entre educadores e acadêmicos na construção da solução de determinada situação. A cada ciclo, as turmas se dedicam a uma nova questão, trocam experiência e rompem com o modelo de educação tradicional.

Extensão

As relações entre saúde e sociedade são amplamente exploradas nas ações extensionistas desenvolvidas pelo curso de Enfermagem, tendo como principal campo de atuação as ligas acadêmicas, que reúnem estudantes em busca do aprimoramento e autonomia na formação, troca de experiências e atividades desenvolvidas diretamente na comunidade. Uma das parcerias mais exitosas das ligas e do curso na Extensão é a Jornada da Cidadania.

Estágio

O estágio curricular do curso de Enfermagem é explicitado na LDB de modo sintético, repetindo parcialmente e estabelecido na Lei 6494/77. O estágio é um ato educativo intencional, sob a responsabilidade do Curso. É também componente curricular inserido desde o início do Curso, não se constituindo como estratégia de prática aplicada ou verificação da teoria, mas sendo simultaneamente teoria e prática (Selma Garredo). Conferência no Fórum de Graduação. 2003.p 215 a 217 (FORGRAD).

Atividade didática supervisionada por professor (a) enfermeiro (a) realizada em hospital geral ou especializada, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades, com vistas à construção e socialização do conhecimento, enquanto processo social, coletivo e histórico (PROGRAD, 2004). Destaca-se seu papel no processo de formação acadêmica, constituído e constituinte das dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Oferecida nos períodos: matutino e/ou vespertino, na proporção estabelecida pela Instituição. Esses campos de estágios serão supervisionados por professores da universidade (supervisores acadêmicos) e por profissionais do campo (enfermeiro assistencial), de acordo com a proposta de estágio do curso e da política de estágio da instituição.

Monitoria

A Monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, em meio à contribuição que esse aluno oferece ao projeto de formação dos demais. No Programa de Monitoria, o aluno da graduação tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico e também educativo. Para ser monitor, o acadêmico deverá ter cursado a disciplina para a qual pretende pleitear a vaga, e ser aprovado em processo seletivo de monitoria, que é realizado no início de cada semestre letivo.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma exigência curricular para a obtenção do diploma do curso de enfermagem. Deve ser entendido como um momento de síntese e expressão da totalidade da formação do enfermeiro. É o trabalho no qual o acadêmico sistematiza o conhecimento resultante de indagações geradas no cotidiano acadêmico. Esse processo realiza-se dentro das normas e exigências metodológicas e acadêmico-científico. O TCC deve ser elaborado individualmente, sob a orientação e avaliação de um professor orientador e apresentado de forma escrita e oral para finalização do curso de Graduação em Enfermagem, conforme determina a Regulamentação descrita no Manual do TCC do Currículo 2006/2. Confira o regulamento do TCC do curso de Enfermagem clicando aqui.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 4, Av, Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.011,73*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Enfermagem na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Enfermagem.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite

Coordenadora do curso de Enfermagem