Direito

Bacharelado

Direito

Bacharelado

O curso de Direito da PUC Goiás é um dos mais tradicionais e mais bem estruturados de toda a região Centro-Oeste. Criado em 1959, o curso tem hoje um foco forte no presente, nas novas tecnologias, sem deixar de lado a filosofia acadêmica e o forte viés humanista.

Infraestrutura

Além de centenas de salas de aula, o curso conta com estrutura completa de auditórios e teatro, laboratórios, biblioteca setorial e espaços de estudo e recreação para os(as) estudantes.

Entre os espaços laboratoriais, se destacam o Laboratório de Prática, com 24 salas, o Escritório de Prática Jurídica, com 18 salas, o Laboratório de simulação de audiências, as salas de conciliação, salas de triagem, salas de audiência de instrução e julgamento, entre outras.

Atualmente, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, o Núcleo de Prática Jurídica possui convênios com diversos órgãos jurisdicionais, administração pública e iniciativa privada, os quais se incluem: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (7ª Vara Criminal; 1ª Vara de Família de Aparecida de Goiânia; 1º e 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Aparecida de Goiânia; 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Goiânia); Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Aparecida de Goiânia; e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, entre outros órgãos.

Carreiras

As profissões próprias do bacharel em Direito envolvem um variado leque que vai da advocacia ao magistério, exigindo desse profissional uma intensa qualificação profissional, um estudo contínuo e continuado, já que o Direito, enquanto ciência, se modifica na mesma velocidade das mutações sociais e comportamentais.

Por ter uma alta penetrabilidade no mercado de trabalho, um movimento estudantil bem estabelecido, o incentivo à pesquisa e um sem-número de eventos regionais, nacionais e internacionais o curso garante ao profissional formado em Direito pela EDNC uma série de oportunidades e habilidades para seu sucesso profissional.

Pesquisa

A pesquisa é muito valorizada na EDNC. No curso de Direito, os(as) estudantes podem participar das atividades e pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Direito (NEP), além de integrar projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) no programa de Iniciação Científica (IC), que abre inscrições uma vez ao ano.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Direito da EDNC. No curso, existe uma forte ligação com o Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, iniciativa de extensão universitária que integra ações e estudos voltados para a temática, além de projetos exclusivos voltados para as questões da mulher, da negritude e da cidadania.

Além disso, cada estudante da EDNC ainda pode participar de qualquer outro programa extensionista da universidade e integrar as ações de grandes eventos como a Jornada da Cidadania!

Monitoria

Visando maior integração dos seguimentos da universidade por meio da interação entre estudantes e professores nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, no Curso de Direito, para que os alunos possam se inscrever como monitores, os mesmos devem possuir um bom currículo acadêmico, capaz de fazer com que um Professor da disciplina que o mesmo pretende trabalhar se responsabilize pela orientação de até 6 horas semanais. A carga horária máxima do monitor é de 8 horas semanais, sendo que o mesmo deverá realizar um plantão na sala da monitoria, em horários pré-estabelecidos e agendados na Coordenação.

O Monitor deve conhecer e pautar suas ações conforme as orientações prestadas por esta Coordenação nos termos da Lei n° 5.540/68, devendo os mesmos acompanhar o processo de aprendizagem e ensino desenvolvido pelos professores e alunos, bem como orientar os acadêmicos individualmente e em grupos para o aprofundamento do conteúdo.

Estágio em Direito

O Estágio Curricular Obrigatório é desenvolvido com atendimento ao eixo teórico, prático, profissional e a extensão, desenvolvendo programas e projetos de assistência jurídica e social gratuita para cidadãos goianos que não dispõem de recursos econômicos, no que se refere ao direito à vida, liberdade, garantias individuais e sociais da criança, do adolescente e idoso, trabalhista e previdenciária. O Estágio Curricular Obrigatório abrange quatro semestres, sendo realizados do 7º aos 10º períodos, compreendendo 480 (quatrocentas e oitenta) horas da grade curricular e 32 (trinta e dois) créditos, com frequência integral obrigatória.

O Estágio Curricular Não Obrigatório é atividade acadêmica de caráter opcional e de natureza complementar à formação acadêmico-profissional, de acordo com as exigências do Projeto Pedagógico do Curso, Política de Estágio e demais normas regulamentares da PUC Goiás. Tem por objetivo a aprendizagem de competências necessárias à qualificação para o trabalho, de conformidade com o Projeto Pedagógico e Lei 11.788/08. É desenvolvido no ambiente de trabalho, por meio de convênios institucionais com entes públicos, privados e agentes de integração, acompanhado por orientadores e por supervisores dos entes conveniados.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Curso (TC I e II) é disciplina curricular obrigatória que integra as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Prática Jurídica, realizada através de Artigo Científico ou Monografia, de forma individual, sob a orientação docente com titulação mínima de especialista. A Regulamentação do TC da PUC Goiás, e a específica do Direito, estão inseridas na Resolução nº. 009/2011 do CEPEA. O TC é desenvolvido, de acordo com a matriz curricular, nos períodos 8º e 9º. A carga horária é de 80 horas semestral, totalizando 160 horas de pesquisa.

No TC I (JUR 1051) o discente desenvolve o Projeto de Pesquisa, delimitando tema e o justificando, definindo os objetivos, a problemática, a metodologia, o referencial teórico, sua estrutura e cronograma. E, ainda inicia a realização da pesquisa em si, na forma de artigo científico ou monografia. No TC II (JUR 1052) a redação do trabalho é finalizada para que seja qualificado e defendido em banca de defesa. A Banca de Defesa é pública, com divulgação nos murais do NPJ, composta pelo docente orientador e um docente examinador, preferencialmente especialista na área cujo tema se refere.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino, vespertino ou noturno

Portaria MEC

Nº 209 de 25/06/2020

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.958,52*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2022
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Direito na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Direito.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Larissa Machado Elias de Oliveira

Coordenadora do curso de Direito